Aferição de pressão arterial, verificação da glicemia, avaliação da massa corporal, incentivo à prática esportiva e à alimentação balanceada. Idosos que foram ao Parque Erivaldo Cerqueira na manhã desta quarta-feira, 24, foram orientados sobre estes e outros temas relacionados à saúde deles.
A manhã de ação com idosos foi mais uma iniciativa das unidade de saúde Baraúnas I e II, que mensalmente reúne este público com a finalidade de incentivá-los às práticas diárias saudáveis, como comer certo e fazer exercícios adequados à faixa etária deles.
“Orientados, eles poderão adotar padrão de vida que a tornarão melhores”, afirmou a enfermeira Iraci da Luz. As informações sobre alimentação foram passadas pela nutricionista Lorena Pamponet e as relacionadas às atividades física por Evelin Teles.
José Cerqueira disse que diariamente faz caminhadas no parque e elogiou a iniciativas das unidades de saúde. “A gente fica sabendo na hora como está a pressão e as taxas de açúcar no sangue”. Ele não apresentou anormalidade nas medições. “São ações fundamentais para a terceira idade”.
A enfermeira disse que os casos que apresentam alterações são encaminhados para as policlínicas, que fazem o atendimento de urgência e os encaminha para os especialistas da rede municipal. Os diabéticos são encaminhados para o CADH (Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso).
Participaram das atividades alunos dos cursos de enfermagem das faculdades FAT, Estácio e Pitágoras, mais da Esater – escola que forma técnicos em enfermagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário