Viep orienta barraqueiros
|
A equipe de Vigilância
Epidemiológica (Viep) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está
desenvolvendo trabalho educativo de prevenção contra a proliferação e
transmissão de doenças durante o período de Micareta no Circuito Maneca
Ferreira. Durante o evento, os agentes estão percorrendo barracas de
comida e bebida ao longo da avenida e transversais, além de bares,
restaurantes e lanchonetes.
A coordenadora da ação, Áurea Cerqueira Araújo, ressalta que a inspeção e orientação visando a comercialização de alimentos durante a Micareta conta com o apoio de 25 agentes comunitários de saúde e mais seis da educação em saúde. Além de orientações, também estão distribuindo sacos de lixo e panfletos orientando sobre adoção de medidas para prevenção de doenças, principalmente as transmitidas pelo mosquito aedes aegypti.
Os agentes estão orientando os barraqueiros quando a adoção de medidas para evitarem o acúmulo de água parada, manter recipientes fechados e adoção de medidas higiênicas. O alerta serve também para evitar doenças transmitidas por água e doenças sexualmente transmissíveis.
Para os barraqueiros, a medida motiva quem está trabalhando no circuito da festa a ficar mais atento. “Quando somos orientados, fazemos o que é certo para não transmitir doenças. E as orientações são boas principalmente porque dão mais confiança aos nossos clientes quanto a higiene dos alimentos que estamos comercializando”, afirmou a barraqueira Doralice Cerqueira dos Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário