Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Governo Municipal custeará parte do funcionamento da Policlínica Regional


Um investimento de mais de R$200 mil mensais será feito pelo Governo Municipal na mais nova Policlínica Regional, inaugurada nesta segunda-feira, 28, em Feira de Santana. A contrapartida do município, através do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região, garantirá o acesso a consultas e exames com diversas especialidades médicas para a população feirense.
A Policlínica Regional é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e 27 municípios formados pelos Consórcios Públicos de Saúde. De forma proporcional ao tamanho de sua população, os municípios consorciados irão cobrir 60% dos custos e o Governo Estadual ficará responsável por 40%.
Diferente das Policlínicas Municipais, que são unidades de pronto atendimento de urgência e emergência com demanda espontânea (conforme a portaria nº 2048/GM de 05 de novembro de 2002), que realizam alguns exames não obrigatórios, como o raio-X, a Policlínica Regional irá atender mediante agendamento prévio das consultas, exames e alguns procedimentos de pequena cirurgia, dentro do número de vagas de especialidades disponibilizadas pelo consórcio para cada município.
Agendamento será pela central de regulação
“É importante que a população entenda que existe um número mensal a ser agendado via central de regulação. Por exemplo para Feira de Santana serão 103 consultas de oftalmologia/mês, 309 de otorrinolaringologia, 154 de ortopedia, e assim sucessivamente com outras especialidades”, informa a Secretária de Saúde, Denise Lima Mascarenhas (foto).
Além das consultas, a população feirense terá direito aos seguintes exames mensais: mamografia (193), ultrassonografia (193), ergometria (103), ecocardiograma (103), eletrocardiograma (193), eletroencefalograma (51), endoscopia digestiva (39), colonoscopia (19), raio X (232), biopsia (80), ressonância magnética (129), tomografia (257), mapa (51) e holter (51).
Mesmo tendo direito as vagas mensais citadas, o agendamento para o município será mediante a liberação semanal de cotas pela Policlínica Regional.
Medicamentos padronizados nas policlínicas e UPA’s do município
A administração de medicamentos, como anti-hipertensivos, antialérgicos, anti-inflamatórios, injetáveis, soluções sorológicas, remédio para diabetes e medicamento controlado são feitos nas unidades do município, que funcionam como estruturas de complexidade intermediária entre as unidades hospitalares de atendimento às urgências e emergências.

Personagens da peça Chapeuzinho Vermelho invertem os papéis


O espetáculo mal havia começado e a garotada já estava na arquibancada da praça do Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU), no bairro Cidade Nova. Olhares atentos e muita expectativa para assistir ao primeiro dia de apresentações do Circuito Cultural Belgo Bekaert.
Por incrível que pareça, o personagem mais festejado foi o lobo mau. Ao aparecer em cena, causou gritos e tensão. Eliana Lima Pires, fonoaudióloga, estava acompanhada pela comadre e a afilhada. Diz ter ficado encantada pela forma com que foi apresentada a peça, com uma abordagem diferente. “Incentiva que a criança seja livre para se divertir com qual brinquedo quiser, usar a cor que quiser, vestir-se da forma que se sente bem. Isso elas vão levar para o dia a dia, na escola e na família”, analisa.
Chapeuzinho virou Lobo Mau
A apresentação, através do rodízio de atores, que representaram todos os personagens da história, abriu uma nova perspectiva. “Foi legal ver Chapeuzinho Vermelho fazendo o papel do Lobo Mau”, salienta a estudante Nikolly Ketlyn Torres de Fernandes (foto), 12 anos. 
O Circuito Cultural, além de possuir apresentações didáticas e descontraídas, também conta com intérprete de libras e audiodescrição nas peças, cumprindo a exigência do Ministério da Cultura. “É mais do que justo para as pessoas portadoras de deficiência possam ter acesso. O teatro é para todos”, avalia Caique Marques, produtor do Circuito. 
Apresentações seguem até novembro
A praça ficou lotada. As crianças gostaram. “Foi engraçado ele (o Lobo Mau) imitando a vovó”, observa a estudante Ana Laura Carneiro Oliveira (foto), de 5 anos.
E uma boa notícia para Ana Laura e todas as crianças: através parceria com a Fundação Cultural Egberto Costa, as apresentações, na praça, seguem até o final do mês de novembro.


Palestra com Pesquisadores propôs repensar tabela periódica


Por que temos muito mais hidrogênio do que ouro no planeta? Por que nem todos os elementos químicos são abundantes na natureza? Como surgiram os elementos que encontramos na tabela periódica? Essas foram algumas das perguntas que trouxeram a geóloga e pesquisadora Débora Rios para conversar com alunos e professores de escolas públicas, na 5ª edição da Palestra com Pesquisadores, realizada no Salão de Exposições do Museu Parque do Saber, na sexta-feira, 25. 
O tema do evento foi “A origem e evolução dos elementos químicos”, um assunto que, para a pesquisadora, é uma oportunidade de repensar a tabela periódica. “Quando você começa a lidar com química na escola, a tabela periódica é apresentada para o aluno no pacote. Os elementos já estão lá. E são tantas coisas que o estudante não se pergunta: e daí? de onde eles surgiram? porque que tem 118 elementos na tabela e não 15? Qual a importância desses elementos no meu dia-a-dia?”, explicou.
A abordagem da palestrante trouxe para o debate assuntos como a teoria núcleo-síntese, assunto que desperta o interesse do estudante do ensino médio Luiz Fernando Reis, de 16 anos. Para ele, que almeja ser professor de química, o evento possibilitou maior aprofundamento no assunto. “A palestra foi ótima! Gostei mais da parte que ela falou sobre teoria do  big-bang e núcleo-síntese. No colégio a gente fala mais da parte de cálculo e o básico da física”, contou. 
Estímulo a ciência e a pesquisa desperta vocações, diz professor
“É uma oportunidade deles vivenciarem a pesquisa científica, entender como funciona e também praticar. Trazer nossos alunos para um ambiente como este, que estimula a ciência e a pesquisa, certamente vai estar despertando vocações”, disse o professor de geografia do Colégio Teotônio Vilela, Alberto Amorim.
A Palestra com Pesquisadores é um iniciativa do Museu Parque do Saber através da divisão de Difusão Científica da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação Telecomunicações e Cultura Egberto tavares Costa - Funtitec, autarquia responsável pela administração do equipamento.

Classe produtora se reúne com governo municipal e faz solicitações às três esferas do Poder Executivo


Após avaliar com o prefeito Colbert Martins Filho a conjuntura da crise de desabastecimento provocada pela paralização dos caminhoneiros, em todo o país, com reflexos danosos e comprometedores à economia regional, representantes das classes produtoras de Feira de Santana redigiram uma carta solicitando medidas urgentes às três instâncias do Poder Executivo.
O documento está pautado na queda acentuada da produção do Parque Industrial da região, que já se encontra com 90% das suas atividades suspensas pela falta de matérias primas. Os empresários temem, ainda, pelo fechamento de postos de trabalho, e pela incapacidade de cumprir os compromissos firmados com os fornecedores.
Eles solicitam dos governos municipal, estadual e da União, a promoção de ações objetivas e imediatas no sentido de assegurar a lei e a ordem no Município, e nas suas principais vias de acesso aos demais estados;
A mobilização de todos os meios disponíveis e previstos em lei, com vistas a restabelecer o imediato abastecimento de gêneros alimentícios, matérias primas, insumos farmacêuticos e combustíveis;
Garantir aos caminhoneiros o retorno às suas atividades normais, mediante manifestação livre e espontânea da categoria, através do uso das reforças regulares de segurança pública.
O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira, 30, no Paço Municipal Maria Quitéria, e contou com a participação de representantes das seguintes entidades classistas:
Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), Sindicato das Indústrias do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindivest), Sindicato dos Produtores Rurais, Secretaria de Agricultura de Feira de Santana (SEAGRI), Grupo Pensar Feira, CETEB, FACEB, Associação dos Comerciantes e Trabalhadores do Centro de Abastecimento (ACTECENTRO), Universidade Estadual de Feira de Santana, Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC), Câmara dos Diretores Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS).


Obras de implantação do telhado do Feiraguay continuam de vento em popa


Atendendo ao prazo estipulado entre a Prefeitura Municipal e construtora responsável pela colocação do novo telhado do Feiraguay, a etapa de colocação dos pilares que darão sustentação a implantação ficou pronta esta semana.
Nesta quarta-feira, 30, será feita a retirada dos tapumes e a limpeza da área. O ritmo da obra está sendo administrado pela Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC), em sintonia com a Associação dos Vendedores Ambulantes de Feira de Santana (AVANFS).
De acordo com o secretário Antônio Carlos Borges Júnior (SETTDEC), em função do aumento do volume de vendas neste mês de junho, “as obras da Rua B serão realizadas após as festas juninas, sem prejuízos para os comerciantes e para consumidores que acorrem ao Feiraguay”, disse.


Idosas recebem fisioterapia gratuita da Secretaria de Saúde


Aos 84 anos, Agnela dos Santos (foto), a dona Didi, como carinhosamente é chamada, é uma das onze idosas residentes do Dispensário Santana que recebem assistência de fisioterapia domiciliar através das Secretaria Municipal de Saúde. Acolhida na casa de abrigo há nove anos, ela foi a primeira paciente a ser assistida com o serviço.
Por ficar sete anos na cadeira de rodas, a paciente não realizava movimentos com os braços e também não conseguia esticar as pernas. “A gente está trabalhando para deixá-la mais funcional possível, para que possa comer sozinha e sentar, por exemplo. Já houve uma grande melhora”, informa a fisioterapeuta Camila Franqueira.
Disposição e independência é o que não falta à idosa Eunice Oliveira (foto), 87 anos. Há 20 anos, quando ficou viúva, decidiu procurar apoio na casa. Muito alegre e com sorriso, ela recebeu a visita da fisioterapeuta. “Eu tinha muita dificuldade, a dor na coluna me empatava de fazer tudo, melhorei com os exercícios", afirma.
Veja como solicitar o serviço
Graças à fisioterapia, a idosa que não gosta de ficar parada, está sempre envolvida em atividades por livre e espontânea vontade. "Eu gosto de fazer as minhas coisas, mesmo quando não querem que eu faça. Gosto de cozinhar. Lavar algumas de minhas roupas é algo que me faz bem”, afirma a idosa, que estava cortando frango quando a reportagem chegou à casa dela.
Fisioterapia Domiciliar é um serviço da divisão de enfermagem de reabilitação para pacientes das Unidades Básicas de Saúde. A solicitação deve ser feita através da UBS, se a necessidade de reabilitação para o paciente for recomendado por um médico.


Aluno da rede municipal representará a Bahia na V Conferência Nacional pelo Meio Ambiente


Representando a Escola Municipal Maria Antônia da Costa, de Feira de Santana, o aluno Ivan Cleiton da Glória Ferreira (foto), do 9º ano, foi eleito como um dos 16 delegados que irão representar o estado da Bahia na etapa nacional da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada em São Paulo de 15 a 19 de junho. Ele foi um dos 190 alunos concorrentes do estado.
Na etapa nacional, cada estado será representado por uma delegação com número variado de alunos, mas apenas um projeto representa o estado. Nesta quarta-feira, 30, Ivan participa da última fase da etapa estadual, na qual os 16 delegados eleitos defendem seus projetos e decidem através de votação feita entre eles, qual dos projetos irá representar o estado da Bahia.
Oportunidade de mostrar a história de Feira
“Eu estou muito feliz em poder representar a Bahia como delegado. E mais ainda por ter essa grande oportunidade de mostrar a história de Feira de Santana, a Santana dos Olhos D’água”, afirmou Ivan. O projeto “Refresque suas ideias”, que será apresentado pelo aluno, consiste na realização de debates dentro da unidade de ensino sobre o tema da água em Feira de Santana com intuito de promover ideias que possam contribuir para o melhor uso da água de maneira geral no município.
Reutilização de água da chuva na horta da escola é um dos projetos em andamento
Como resultado deste projeto, outros já surgiram e estão sendo implantados na Maria Antônia da Costa, como o de reutilização da água da chuva armazenada nos telhados e da criação da horta da escola. São projetos que se completam. “Tentamos dar início a essa horta várias vezes, sem sucesso. Desde janeiro, quando iniciamos o projeto de reutilização da água, a horta está dando certo e segue crescendo”, afirma a vice-diretora da unidade de ensino, Ilnara Oliveira Brandão.
Estudante conhece bem a temática, diz diretora
A diretora da escola, Nelcilândia Arouca (Na foto com alunos), que está acompanhando Ivan durante a Conferência, está confiante na participação do aluno. “Ele estuda na Maria Antônia desde o primeiro ano. Sempre participou ativamente desses debates e conhece bem a temática. Agora é torcer para que o nosso projeto possa representar a Bahia”, afirmou.

Prorrogada campanha de vacinação contra a gripe em Feira de Santana


A campanha de vacinação contra a influenza foi prorrogada em Feira de Santana até o dia 15 de junho, devido a paralisação dos caminhoneiros. Com a extensão do prazo, a Secretaria Municipal de Saúde visa atingir a meta de 90% do público alvo, até o momento 82% foram vacinados, o que corresponde ao número de 105 mil pessoas.
De acordo com a referência técnica em imunização, Carlos Henrique Valverde, o município encontra-se preparado para atender a demanda. “Todas as unidades tem o imunizante. Recebemos a remessa mais recente na última semana, com 45 mil doses. Portanto a gente pede que as pessoas se dirijam até a unidade de saúde de seus respectivos bairros”, ressalta.
Caso haja disponibilidade de vacina em estoque, após o dia 18 de junho crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos também poderão receber o imunizante. “Recebemos uma nota técnica do Ministério da Saúde autorizando a imunização a essas pessoas caso sobrem doses do imunizante, já que não serão enviadas remessas para esse público”, informa.
Segundo a nota do Ministério da Saúde, a escolha de estender o imunizante para o grupo de 50 a 59 anos é devido a apresentação de maior carga de doença, elevando o percentual de risco e maior vulnerabilidade para o óbito. Já no caso das crianças de cinco a nove anos, o Ministério informa que estas apresentam melhor resposta a vacinação e também são transmissores do vírus para comunidade.
Até o momento, tem direito a vacina crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), idosos (com 60 anos ou mais), gestantes, mulheres em período pós parto, portadores de doenças crônicas, professores das redes pública e privada, trabalhadores de saúde, indígenas, pessoas privadas de liberdade (presos) e funcionários do sistema prisional.

Prefeito Colbert Martins se reúne pela terceira vez com secretariado para avaliar crise

Reunião
 O prefeito Colbert Martins Filho se reuniu com o seu secretariado, nesta terça-feira, 24, com vistas a avaliar a paralisação deflagrada em todo o país pelos caminhoneiros, e os seus reflexos na administração pública.

Esta foi a terceira reunião entre o chefe do Executivo e seus auxiliares diretos. Serviços essenciais  como saúde, educação e coleta de lixo, por exemplo, estão sendo mantidos pelo governo, dentro do plano de contingência estabelecido na primeira reunião, domingo passado.
Os níveis de restrições adotados visam a não permitir que as implicações decorrentes desta crise, a exemplo do desabastecimento de combustíveis e gêneros indispensáveis à sociedade como remédio, comprometam o atendimento prestado pelo governo municipal.
 
Classes produtoras e governo municipal se reúnem nesta quarta para avaliar prejuízos
 
Uma reunião entre representantes de classes produtoras em Feira de Santana e o prefeito Colbert Martins acontece nesta quarta-feira, 30, para avaliação da situação do município em razão da escassez de combustíveis, que gera desabastecimento em vários segmentos da economia local. Estarão presentes dirigentes da indústria, comércio e serviços. O encontro será as 10h, no Paço Municipal.

Município decreta ponto facultativo nesta sexta-feira pós-feriado

Prefeitura de Feira
 Será decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais, em Feira de Santana, a sexta-feira, dia 01, pós-feriado de Corpus Christi, que transcorre nesta quinta,  31 de maio. O decreto será publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município, edição desta quarta.

Funcionarão somente os órgãos que prestam serviços ininterruptos, considerados essenciais, a exemplo das policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital da Mulher, SAMU, equipes da Superintendência Municipal de Trânsito e Guarda Municipal, em seus regimes de plantão, limpeza pública, etc. Os servidores que não vão precisar trabalhar farão a compensação de horário. 
 
O ponto facultativo está sendo decretado principalmente devido a situação da cidade, que enfrenta as consequências da greve nacional de caminhoneiros e séria escassez de combustível. Com esse quadro, a produtividade em vários setores do município encontra-se comprometida.

Prefeitura providencia convênio para conclusão de teatro do futuro Centro de Convenções

Teatro
 As primeiras providências sobre o encaminhamento de convênio entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Governo do Estado a respeito do teatro do futuro Centro de Convenções estão sendo tomadas. Por determinação do prefeito Colbert Martins, os secretários de Planejamento Carlos Brito, de Cultura, Esporte e Lazer Edson Borges e de Gestão e Convênios Ozeny Moraes estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 29.

Eles se prepararam para o início do processo de convênio e visitam nesta quarta-feira, 30, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), onde se reunirão com dirigentes, para discussão de detalhes técnicos.
O valor do convênio será definido após atualização dos projetos executivo e complementares. Os recursos serão empregados na finalização da parte física do teatro, bem como a compra de equipamentos e a adequação do ambiente interno. Os recursos também serão aplicados na cobertura do espaço destinado ao centro de convenções e a adequação do piso.

Nesta quarta, ônibus circulam em Feira com 70 por cento da frota nos horários de grande demanda

Ônibus
 Após reunião do gabinete de crise para balanço dos serviços públicos municipais pelo prefeito Colbert Martins Filho e parte do secretariado, a Prefeitura determinou que o transporte de passageiros por meio de ônibus em Feira de Santana ainda sofrerá alterações amanhã, 30, por conta da crise de abastecimento de combustível no país que continua em consequência da paralisação de caminhoneiros.
Segue o esquema especial dos últimos dias úteis: normal (70% da frota) das 6h às 8h e das 17h às 19h, e 60 por cento nos demais horários.
 
Ainda, segundo avaliação conjunta entre a Prefeitura, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e as concessionárias de transporte urbano (Rosa e São João) já existe autonomia para a oferta do serviço até sexta-feira, 1º, após ações desenvolvidas nos últimos dias de paralisação.
A medida preventiva busca garantir que o serviço não sofra um contingenciamento maior, caso a paralisação dos caminhoneiros persista por mais alguns dias. Esta alternativa tem sido utilizada em outras grandes cidades brasileiras.
 
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que a programação foi discutida e definida em comum acordo com a Associação Via Feira.

Calma e objetividade ao acionar SAMU em casos de acidentes de moto são fundamentais, alerta médico

Maio Amarelo
 Um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta, que resultou em uma vítima que estava sem capacete. As cenas chamaram a atenção de quem passou pelo estacionamento da Prefeitura na manhã desta terça-feira, 29, mas na verdade foi mais um simulado de atendimento realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Desta vez a ação fez parte da programação do Maio Amarelo.
As pessoas foram orientadas sobre como conduzir a situação ao prestar assistência a vítimas, acionando o SAMU e as precauções para evitar estas fatalidades. Dados do Samu apontam que a cada cinco acidentes com vítimas, quatro envolvem motocicletas.
Algumas pessoas ficam agitadas ao lidar com acidentes graves 
 
E acionamento do atendimento é algo muito importante. “Entendemos que as pessoas ficam agitadas ao lidar com situações envolvendo vítimas graves na rua, mas é preciso calma para que possamos prestar uma assistência adequada. Então, chamar a vítima sem tocar, avaliar de modo circunstancial e responder os questionamentos com serenidade e objetividade durante a ligação para o serviço móvel são imprescindíveis”, orienta o diretor médico do Samu, José Luis Araújo.

“Temos hoje mais de 100 mil motocicletas circulando em nossa cidade e um número expressivo de acidentes envolvendo esses veículos. Por isso estamos aqui para chamar atenção da comunidade, mostrando a importância da direção defensiva e dos condutores, de forma geral, respeitarem as motocicletas”, a informação é do superintendente municipal de trânsito, Maurício Carvalho, nesta terça-feira, 29, durante simulado de acidente em referência ao Maio Amarelo.
Mais de 100 mil motocicletas circulam diariamente pela cidade
 
A lavradora Vitalina Gonçalves estava passando pelo local e foi atraída pelo evento. “Achei importante, tem que falar mesmo da questão das motocicletas. E muita gente não sabe a utilidade do Samu para a comunidade, passam até trote, deixando as vezes quem está precisando do atendimento ficar sem o serviço”, relata.
 
A campanha Maio Amarelo acontece no Brasil e em mais 26 países com o objetivo de reduzir o número de mortes causadas por acidentes de trânsito. Durante todo esse mês, o governo municipal realizou diversas ações em discussão do tema, buscando incentivar um trânsito mais humanizado e mais seguro.

Procon notifica postos e quer saber se houve abusos nos preços

Fiscalização do
 A Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon FSA) está notificando 68 postos de combustíveis – situados dentro do Anel de Contorno e nas rodovias próximas, para que apresentem, em dez dias, as três últimas notas fiscais relativas às compras dos produtos.

A Comissão de Fiscalização do órgão de defesa do consumidor está analisando se, nos últimos dias, houve abuso nos preços, devido à crise no abastecimento derivada dos protestos dos caminhoneiros. A comissão é formada pela superintendência e três advogados.
Ainda não foi constatada irregularidade
 
O chefe da fiscalização do Procon, Camilo Cerqueira, disse que ainda não foi constatada nenhuma irregularidade. “Mas, caso a gente constate, além da multa, a empresa poderá ter o alvará suspenso”.
 
A inciativa deveu-se às denúncias de majoração nos preços, sem a devida justificativa, em alguns postos. “A análise dos documentos vai nos mostrar o posto que foi abusivo nos preços”. Ele enfatiza que aqueles flagrados na irregularidade terão direito a ampla defesa.
 
Estima-se que a margem de lucro líquido dos postos, com a venda de combustíveis, é de cerca de 10%. A constatação de índice bem maior é considerado abusivo, diz o chefe da fiscalização do Procon local.
O aumento de preços, considerado abusivos, decorrente à falta do produto devido à paralização dos caminhoneiros, é crime contra a economia popular, além de flagrante violação ao Código de Defesa do Consumidor.
 
Camilo Cerqueira também disse que os consumidores podem colaborar no combate a esta prática, denunciando as empresas que praticaram aumentos abusivos, seja de combustíveis ou de gás de cozinha.
 
“Neste caso, a pessoa deve comparecer ao Procon e fazer a denúncia. Tenham a certeza de que a fiscalização vai agir, dentro da Lei, para que estes abusos não aconteçam e os responsáveis punidos”, afirmou.

terça-feira, 29 de maio de 2018

Advogada alerta enfermeiros quanto a seus deveres e consequências de dano a paciente


“Não basta que a equipe de enfermagem saiba dos direitos, é preciso saber também dos deveres”. O alerta a esses profissionais é da advogada e enfermeira Liliana Cotias. Ela foi palestrante do último dia da Semana de Enfermagem do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher.
Realizado na última sexta, 25, o evento proporcionou aos profissionais, estudantes e técnicos de Enfermagem a troca de conhecimentos e aprendizagem, destacando a importância dos direitos humanos no cotidiano das atividades dos profissionais da área.
Com o tema “A influência do direito à saúde para a aplicabilidade do direito à enfermagem”, a advogada e enfermeira  destacou em sua orientação as responsabilidades e as consequências em caso de algum “dano” causado ao paciente, além da forma do profissional se prevenir contra eventuais problemas dessa natureza.
Entre algumas dessas responsabilidades, a qualidade pelos serviços prestados, a capacidade técnica e legal e a obrigação de reparação de qualquer dano causado ao paciente. Preventivamente, diz a advogada, há  a necessidade de que o enfermeiro conheça o direito relevante para a profissão e suas devidas técnicas de aplicação, “estabelecendo uma boa relação com o paciente por meio de educação continuada”.
“Às vezes acabamos conhecendo bastante nossos direitos, mas esquecemos um pouco de conhecer nossos deveres, já que é importante saber das consequências que podemos obter tanto no âmbito jurídico, civil, administrativo e perante o Conselho quando cometemos algum ‘dano’ ao paciente”, afirma a advogada.
Ela possibilitou aos participantes um momento de reflexão sobre a temática, que é recente na área de saúde, e o levantamento de questionamentos sobre o significado do termo ‘mindset’ (mentalidade e processo sobre si mesmo). 
Minsdet, uma reflexão sobre “a mentalidade que nós temos sobre nós mesmos”
O Minsdet, uma nova linha no campo da Psicologia, que propõe refletir “quem nós somos, a mentalidade que nós temos sobre nós mesmos”, foi tema de uma palestra aos enfermeiros participantes da Semana de Enfermagem do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher.
A psicopedagoga Camila Góes (foto), explorou o tema “Mindset produtivo: construção de uma mentalidade eficiente”. “Somos sujeitos, não máquinas, pois além de lidar com o outro sujeito pensante, que sente, também somos esse sujeito”, reflete a palestrante.
“A relação intrapsíquica e interpsíquica, como o sujeito se define, sem contar a importância de estimular o cérebro para torna-lo mais flexível, ágil e aumentar sua capacidade de memória”, orienta a psicopedagoga.
Gerenciamento de Risco
A atividade de encerramento da Semana de Enfermagem do Hospital Inácia Pinto dos Santos  também foi marcada por palestra proferida pela enfermeira Deise Aureliano sobre a assistência na área de enfermagem no gerenciamento de risco e segurança do paciente. 
Música erudita no encerramento
A orquestra da Faculdade Adventista da Bahia proporcionou músicas eruditas para os presentes e um café da manhã no evento de encerramento da Semana de Enfermagem do Hospital Inácia Pinto dos Santos. Foi também uma homenagem aos técnicos de enfermagem, que comemoraram data dedicada a categoria no dia 20 de maio.

Vitimas de acidentes no trânsito ocupam quase a metade de leitos em hospitais

Prefeito Colbert Martins Filho participa da inauguração da Policlínica Regional


Com vistas a atender 27 cidades, a Policlínica Regional do Consórcio Público Interfederativo de Saúde foi inaugurada, na manhã desta segunda-feira, 28, pelo Governo do Estado.
O ato contou com as presenças do governador Rui Costa, o prefeito Colbert Martins Filho, prefeitos dos outros 26 municípios consorciados, além de várias lideranças políticas do Estado.
O equipamento envolveu recursos da ordem de R$ 24 milhões, entre as obras físicas, mobiliário,  equipamentos, ambulâncias e catorze micro-ônibus.
Foto: Jorge Magalhães

Biblioteca Municipal suspende atendimento até reparo de danos causado por curto-circuito


Em virtude de um curto-circuito nas instalações elétricas, registrado no fim de semana, a Biblioteca Municipal Arnold Silva, da Prefeitura de Feira de Santana, suspendeu temporariamente o atendimento ao público. Nesta segunda-feira, o Departamento de Iluminação Pública (órgão da Secretaria Municipal de Serviços Públicos) fez uma análise do problema.

Os próximos dias serão dedicados ao reparo dos danos, informa o presidente da Fundação Cultural Egberto Costa, Antonio Carlos Coelho. Ainda não há uma data estabelecida para reabertura da Biblioteca, mas será “muito em breve”, diz o gestor. Ele pede a compreensão dos usuários do equipamento, uma vez que o imprevisto lhes impede de utiliza-lo neste momento.

Prefeito vê quadro "sob controle" e mantém aulas na rede municipal para esta terça


Estão mantidas as aulas na rede municipal de ensino, para a terça-feira, 29, decidiu o prefeito Colbert Martins Filho, que reuniu nesta segunda, mais uma  vez, parte do secretariado para discutir o impacto da greve dos caminhoneiros em Feira de Santana, que causou uma grave crise no fornecimento de combustíveis. O encontro foi no Salão de Reuniões do Gabinete do Prefeito.
“Temos a situação sob controle”, disse o prefeito, após ouvir o depoimento de cada representante dos órgãos governamentais acerca da situação. Sobre as aulas, Colbert informa que os ônibus urbanos estão funcionando, o que garante o transporte dos estudantes, professores e demais servidores da educação. 
A estratégia de funcionar toda a frota nos horários de pico (6 às 8h e 17 às 19h) e reduzi-la em 30% nos períodos de menor demanda tem assegurado uma economia de combustível que permite manter o serviço em operação, o que será mantido nesta terça. 
A recuperação de pavimentação de ruas encontra-se prejudicada, por falta de material e também desabastecimento de máquinas. O prejuízo é menor porque, no período chuvoso, esse tipo de trabalho tem que ser suspenso. 
Na Secretaria de Desenvolvimento Social, equipamentos estão funcionando, mas em um período apenas, mantendo-se, pela prioridade, ações relacionadas aos Conselhos Tutelares, que atendem a assistência de crianças.
O Hospital da Mulher continua com escassez  no abastecimento de frutas, legumes e, agora, carne bovina – fornecedores não conseguem entregar. A carne está sendo substituída por frango na alimentação das pacientes.


Devido a continuidade da crise de abastecimento, frota de ônibus será reduzida nesta terça, 29


O transporte de passageiros por meio de ônibus em Feira de Santana sofrerá alterações também nesta terça-feira, 29, por conta da crise de abastecimento de combustível no país, em consequência da paralisação de caminhoneiros. 
Será disponibilizado aos passageiros 70% da frota nos horários de pico (das 6h as 8h da manhã; e das 17h às 19h) e 60% nos demais horários (no entre-pico). A partir de 20h ocorre redução de 30% da frota até a realização do último balão. 
A medida continua sendo adotada de forma preventiva para garantir que o serviço não venha a sofrer um contingenciamento maior, caso a greve dos caminhoneiros persista por mais alguns dias. Esta alternativa tem sido utilizada em outras grandes cidades brasileiras.
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que a programação foi discutida e definida em comum acordo com a Associação Via Feira.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Associações de capoeira vão integrar Guia Turístico de Feira


O roteiro turístico étnico-afro de Feira de Santana, em fase de elaboração, vai contemplar, também, as associações de capoeira. Neste sentido, o Departamento de Turismo, da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, iniciou o levantamento dos espaços, identificando onde estão instalados e a estrutura oferecida em cada uma deles. 
“Tudo que é bom para a capoeira é bom para mim”, afirma Joseilton de Jesus Ferreira, mais conhecido como mestre Nino. Ele mantém, há 25 anos, o grupo de Capoeira Raízes, cuja sede está localizada no bairro 35º BI. No local treinam em torno de 150 alunos, em todas as faixas etárias, de idosos a crianças. Até gestantes.
Cultura de matriz africana
O levantamento começou pelos bairros Irmã Dulce, Subaé e 35º BI. “A capoeira faz parte da cultura de matriz africana. Sendo assim, estamos identificando os grupos que existem em Feira para que possam, posteriormente, compor o roteiro do turismo étnico afro em Feira de Santana”, informa a diretora do Departamento de Turismo, Graça Cordeiro.
Terreiros de candomblé também
Cláudio Borges (foto), o Mestre Paraná, defende que a capoeira “é uma forma de valorizar a cultura e também oferecer aos jovens carentes uma oportunidade na vida”. Ele faz parte da Associação Ginga Menino, que desenvolve um trabalho filantrópico com moradores dos bairros Irmã Dulce, Subaé, Queimadinha, Aviário, Eucalipto e 35º BI.
Além dos grupos de capoeira, o roteiro vai incluir terreiros de candomblé, grupos de dança afro, gastronomia e salões de beleza afro.

Cavaleiro de apenas 5 anos "rouba" a cena na Festa do Vaqueiro de Ipuaçu


Foi impossível não perceber. Do outro lado da praça central do distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), aquela silhueta pequenina sobre um cavalo enorme. Na verdade, uma égua. A Flika. Ele chamou a atenção não apenas do repórter, mas de todos que curtiam o último dia da Festa de Vaqueiro de Ipuaçu, no domingo, 27. Era o pequeno Artur, de apenas 5 anos, cavalgando com destreza e segurança impressionantes nas ruas inclinadas do distrito.
A curiosidade nos fez chamar o pequeno cavaleiro. E ele veio, em um trote charmoso. Apresentou-se e contou sua breve história. Ajudado já pelo irmão Samuel, o tímido garoto relatou que seria sua primeira participação na festa desfilando com sua Flika, batizada por ele mesmo. Artur contou que o gosto pela montaria vem da família. Pais, irmão, tios e primos desde cedo o incentivaram a pegar nas rédeas e montar a cavalo.
O menino vaqueiro estava vestido a caráter: calça jeans, bota, camisa e jaleco. Uma graça. "Eu gosto de montar e não tenho medo", diz. Segundo o irmão, Artur sempre quis participar do desfile montando. "Ele agora não vai querer parar mais", prevê. Ao terminar a conversa com o repórter, o menino saiu em disparada rumo à fazenda Pedra da Canoa, local da concentração dos vaqueiros e cavaleiros. Lá, Artur se juntou a dezenas de participantes, que cavalgaram o percurso de 5 quilômetros até a sede do distrito em pouco mais de 1h.
O pequeno cavaleiro encontrou "seu" Domingos da Cruz, de 80 anos, um dos criadores da festa, que completou 19 anos. Artur e Domingos unidos por uma paixão comum: os cavalos. E pelo entusiasmo do menino, a Festa do Vaqueiro de Ipuaçu vai ainda mais longe.
Artesanato com piaçava e ossos de boi
A Festa do vaqueiro de Ipuaçu, este ano, teve um atrativo a mais. Artesãos vindos de outras cidades baianas foram convidados pela organização para expor seus trabalhos. Indiara de Jesus (foto) é de Arembepe, em Camaçari. Levou a Ipuaçu peças feitas tendo como e madeira como matéria-prima. “Expor nosso trabalho em uma festa de vaqueiros é uma experiência nova”, destaca.
José Roque Assunção (foto) também é artesão. Da cidade de Ituberá, ele apresentou na festa um trabalho interessante, com peças feitas com ossos de boi e piaçava. Anéis, porta-panelas, fruteiras, baldes e espelhos decorados. “Gostei da festa. Acho que ano que vem volto”, diz.
Shows musicais animaram a festa
Após a cavalgada, todos curtiram shows musicais programados pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. No domingo, as atrações foram: Regis Souza, Galeguinho SPA, Vaqueirama e 100 Parêa.


Arraial do MAP já conquista simpatia e "torcida" do público


Iniciado neste mês de maio, o Arraial do MAP já foi realizado em três sábados. Apesar do pouco tempo, o evento já caiu no gosto do público e conquistou uma “torcedora” assumida. A professora Menemiana Paula Conceição Silva se rendeu ao autêntico forró que tomou conta do local no último sábado, 26, com as apresentações da banda Chuá de Cabaça e da cantora Dilma Ferreira.
Menemiana se declarou uma “torcedora” da continuidade do projeto. “A minha expectativa é que esse evento maravilhoso continue. O projeto incentiva muito a cultura e a música local, pois precisamos fortalecer e valorizar nossa região”, declarou.
O músico Arquimedes do Nascimento, vocalista da banda Chuá de Cabaça, destacou a valorização dos artistas da região. “O Arraial do Map é um projeto muito bacana, é uma iniciativa que consegue trazer os cantores de música nordestina raiz ”.
O Arraial do MAP é um projeto realizado pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa, e conta com o apoio da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Ecômico, através do Departamento de Turismo.
No próximo sábado a programação contará com apresentações do cantor Djalma Ferreira e da banda Os Andrades (Delson). Os shows ocorrerão todos os sábados até a chegada do São João.