Ações afirmativas de inclusão social ganham força na comunidade do bairro Asa Branca, com a promoção do dia de Ação Global da Assistência Social, nesta sexta-feira, 25. A iniciativa, do Programa de Convivência Social e Cidadania, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) e desenvolvida no Residencial Vida Nova, atraiu centenas de pessoas de baixo poder aquisitivo, inseridas em diversos serviços voltados para a elevação da qualidade de vida.
A Ação Global facilitou o acesso da comunidade a serviços ofertados pelo Governo Municipal, através das secretarias de Desenvolvimento Social, de Saúde, de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, de Cultura, Esporte e Lazer, de Comunicação Social, de Habitação e Regularização Fundiária e a do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Serviços oferecidos conforme necessidade dos moradores locais
A assistente social do programa, Patrícia Lavini, considerou positivo o resultado da ação em função da oferta de serviços de inclusão social e da participação da comunidade. Observou que os serviços são de grande alcance e que foram definidos em função da necessidade dos moradores da localidade, além de proporcionar comodidade e economia para os beneficiários que não precisaram se deslocar para outras localidades para ter acesso aos serviços.
Economizei por não precisar pegar ônibus, comemora moradora
Para a comunidade, a oportunidade de atualização do programa Bolsa Família, pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), as crianças participarem de oficinas de reciclagem e meio ambiente, além de ginástica e muita dança para animar o público. Ainda salão de beleza com corte de cabelo, manicure, maquiagem e massagem, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, de HIV e de cífilis. “Vim atualizar meu cadastro e economizei porque não tenho que pegar ônibus”, afirmou Simone Rocha de Jesus, moradora do residencial.
Além disso, a Sedeso, através do CRAS, também promoveu o agendamento para a Casa do Trabalhador, cadastro do NIS para descontos nas contas de energia elétrica, oferta de linhas de crédito, orientações sobre microempresas, incentivos a retirada do nome do SPC/Serasa e diversos outros serviços.
Nos estandes do evento, os moradores da comunidade também tiveram acesso ao encaminhamento para cursos profissionalizantes do Sebrac, oferta de bolsas de estudo para os moradores do Minha Casa, Minha Vida, nas faculdades Uninassau, Pitágoras e Unit, e cursos e orientações promovidos pelo Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) voltados para a prevenção e combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Ainda presentes os parceiros Sebrae, Senai, Sesi, Casa do Trabalhador, Centro de Referência da Mulher Maria Quitéria, Coelba, Peti, Delegacia da Mulher, Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento de Segurança Alimentar, Nutricional e Cidadania, Cicaf, 35º BI e Caixa Econômica Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário