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terça-feira, 19 de junho de 2018

Estudantes de quatro escolas aprendem sobre meio ambiente em narrativa aberta


“Quando eu trago uma história, acordo as histórias das pessoas. Se eu pedir pra todo mundo silenciar o que traz de casa pra ouvir minha única história, vai ser muito menos efetivo do que essa construção coletiva”. A afirmação partiu de Kiara Terra, criadora do método “história aberta”, durante apresentação do projeto “Histórias para pertencer ao mundo” para estudantes de quatro escolas municipais, nesta sexta-feira, 15, no Teatro Margarida Ribeiro.
O projeto é iniciativa do Instituto Estre de Responsabilidade Social e integra a programação alusiva ao mês dedicado ao meio ambiente, que transcorre em junho. Kiara contou a história de Maria, uma menina que tem uma trajetória de construção e mudança através dos resíduos. A vida da menina e uma particularidade dos resíduos reúnem uma singular semelhança, de acordo com a contadora de histórias: ambos são rejeitados e esquecidos pela sociedade.
O projeto “Histórias para pertencer ao mundo” consiste em contações de histórias que buscam aprimorar a participação do público, levantando questões relacionadas ao pertencimento, meio ambiente e cultura. Atualmente está se deslocando pelo Nordeste, tendo já visitado Maceió, Aracaju e outras cidades de Sergipe. Esta é sua segunda passagem por Feira de Santana.
“Maria é um pouco invisível por essa perspectiva social, e o lixo, muitas pessoas pensam ‘joguei fora, sumiu’, mas ele continua no planeta. Quando a gente fala, por exemplo, em aterro sanitário, é preciso lembrar que são necessários 40 anos para cuidar desse lixo. Então, nesse ano, acho que temos uma história muito rica e mais implicada, relacionada à educação”, defende Kiara Terra.
Relação de empatia e pertencimento
A performance da contadora de história ganha mais destaque a partir da interatividade que motiva na plateia, uma estratégia que vem desenvolvendo há mais de 15 anos. “À medida que o público se percebe como alguém que não veio somente para assistir, mas que está ativo, começa a entrar nas questões dessa personagem. Gera uma relação de empatia, de pertencimento”, pontua.
Participaram do evento estudantes das escolas municipais Horácio Silva Bastos, do bairro Caseb; Eurides Franco de Lacerda, do bairro Conceição; Áureo de Oliveira Filho e Centro de Educação Monteiro Lobato, do Capuchinhos.
O Instituto Estre
Este é um dos projetos voltados para a questão ambiental no Brasil, desenvolvido pelo Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental. Além deste, o Estre também tem um programa chamado “Escolas Sustentáveis”, que tem o objetivo de fomentar a construção de espaços educadores sustentáveis que buscam incorporar as ideias da educação ambiental crítica em todas as vias da unidade escolar; também há o projeto “Cadê o lixo que estava aqui?”, em que o Instituto oferece oficinas pedagógicas em escolas para fortalecer o debate acerta da educação ambiental.

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