A embriaguez está relacionada a mortes no trânsito ou com emprego de armas, suicídios, doenças graves, lesões físicas permanentes. Hoje, 18 de fevereiro, é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo.
O álcool é a substância psicoativa mais consumida e com maior número de dependentes do país, dizem especialistas. Os jovens são mais propensos a exagerar na bebedeira.
Em Feira de Santana, o CAPSad Gutemberg Almeida oferece tratamento contra esta doença que acomete pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais – com maior intensidade as mulheres.
O Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas atende a quem precisas de ajuda para combater a dependência. Para tanto, o interessado deve se dirigir à unidade, localizada à rua Prudente de Moraes, 170, Ponto Central.
Exceto às quartas e quintas-feiras, quando é prestado apenas pela manhã, o atendimento é realizado em todos os dias da semana. São aceitas seis pessoas – três por turno, para iniciar o tratamento, que é definido pelo médico.
O interessado deve apresentar documentos pessoais e comprovante recente de residência. O atendimento é por ordem de chegada.
Estudos indicam que 16% dos brasileiros apresentam consumo de álcool nocivo e 32% bebem moderadamente. Mas o Brasil aparece entre no grupo de maiores consumidores de bebidas – fica atrás do Canadá, Estados Unidos, Argentina e Chile.
O consumo crônico está associado ao agravamento da violência doméstica e a outros danos sociais, como relação sexual de risco, fraco desempenho escolar e perda da competividade no ambiente de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário