Animais de alguns estados e de várias cidades participaram, neste domingo, 24, de uma “mulada” que percorreu as principais avenidas de Feira de Santana. O Encontro de Muares, um dos maiores da Bahia, aconteceu pela 10ª. Centenas de animais, muitos deles enfeitados, foram levados ao evento. Um aboiador se apresentou no percurso.
Passaram pelas avenidas Maria Quitéria, Getúlio Vargas, rua Visconde do Rio Branco, avenida Senhor dos Passos, retornaram à Getúlio Vargas, tomaram a avenida João Durval Carneiro e voltaram ao ponto de saída. Foi um final de semana de festa para estes criadores – iniciada no sábado, no Parque de Exposição João Martins da Silva.
As mulas atuais são animais de alto valor de mercado, também chamadas de mulas de patrão. Os mais valorizados são os que resultam do cruzamento de jumentos da raça pega, mas que tenham algumas qualidades comprovadas, mais égua campolina. Os preços daqueles que se destacam passam facilmente de R$ 100 mil, segundo criadores.
Organizador do encontro, Carlos Alberto de Souza (foto), o Carlô, disse que a quantidade e a qualidade dos animais estão cada vez melhor, a cada edição. “Começamos com 60, hoje estimamos a participação de 600. Estamos progredindo”. Para ele, os animais não tem preço, apontando para a égua “Nega Chique”, sua montaria predileta.
O presidente da AMOG (Associação dos Mulandeiros do Oeste de Goiás), Wilham Alves Rosa (foto), que esteve em Feira de Santana pela primeira vez, elogiou a festa e afirmou que nunca tinha visto animais com as mesmas características: todos são de marcha picada. “Presenciamos o resgate de uma tradição histórica da cidade, que nasceu sobre os lombos das mula de carga”.
Domador de burros, Josenildo Souza disse que os melhores animais da raça devem ter os seguintes quesitos: nascer bonito, ser mansa, boa orelha – sempre antenada, bom de rédea, ter cauda baixa e ser bom de marcha. A progene – transmissão das característica - do pai também deve ser observada.
Diz que antes, estes animais eram usados para carga, mas que hoje são destinados à montaria. Em todo país existem 35 mil destes animais registrados. Cerca de 35% estão em pastos baianos.
O secretário de Agricultura, Joedilson Freitas, destacou o apoio da Prefeitura ao evento. “Este é um momento ímpar para o município”. Também esteve presente o chefe de Gabinete do Prefeito, Mário Borges, que representaram o prefeito Colbert Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário