Capacitação
|
Enfermeiras das unidades básicas de saúde e estratégias de saúde da família foram atualizadas quanto a realização de punção venosa e cateterismo vesical nesta terça-feira, 10. A ação promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, tem o objetivo de melhor preparar as profissionais para as demandas que podem surgir nas unidades.
A capacitação tem o suporte ofertado pela Universidade de Salvador (Unifacs), promovendo aulas práticas, e faz parte da programação de capacitações e atualizações da Seção de Capacitação Permanente, chamada Educapacita.
Durante a atividade, a docente da universidade que esteve ministrando sobre cateterismo vesical, Gléssia Guimarães, abordou sobre o autocateterismo vesical que tem crescido bastante na área da saúde. “Em algumas situações é possível ensinar o paciente a realizar o próprio cateterismo, que pode também reduzir a demanda desses procedimentos nas unidades de saúde”, explica Gléssia.
Já Viviane Ferraz, também docente da universidade, ministrou sobre punção venosa. “Observem o resultado final, principalmente se está machucando. O que não queremos para nós, não devemos fazer com os nossos pacientes”, pontuou.
Nas próximas terças-feiras, até o dia 1º de outubro, a capacitação segue para outras enfermeiras das demais unidades de saúde e está sendo realizada de forma simultânea, atendendo os protocolos atuais.
Punção venosa consiste na introdução de uma agulha numa veia para injectar medicamentos ou para extrair sangue. Podem ser utilizadas agulhas rígidas ou flexíveis quando a veia deve permanecer alguns dias acessível para introdução de fármacos.
Sonda vesical ou cateter urinário é um tubo de látex, poliuretano ou silicone inserido na uretra até a bexiga para coletar urina para exames ou para injetar substâncias no tratamento de uma cistite.
Foto: Raylle Ketlly
Nenhum comentário:
Postar um comentário