Mostra
|
Uma gama de tecnologias está à disposição para facilitar a vida do homem do campo na 44ª Expofeira – Exposição Agropecuária de Feira de Santana. No estande montado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) o trabalhador rural do semiárido pode conferir adaptações de cultivos para essa região da Bahia.
Estudantes do Curso de Agronomia mostram nos diversos espaços como cultivar cereais, cultivos de hortaliças sem sol, milhos para silagem e muitas opções outras opções. Segundo a representante do colegiado do curso, Elaine Rodrigues, são experiências de estudantes voltadas para o campo.
“Estamos apresentando soluções agronômicas para o homem do semiárido, pensando na melhoria de nossa região. Esses cultivos são experimentos feitos na nossa própria terra”, explicou Elaine.
A representante ressalta também que a participação da UEFS na Expofeira é uma oportunidade de a comunidade feirense ter mais acesso ao campo aberto do conhecimento. “As pessoas precisam conhecer o que a universidade produz para melhorar suas vidas”.
“As crianças também gostam das aves e dos insetos”, afirma Elaine, se referindo aos espaços que tratam destes animais. São aves ornamentais e insetos de todos os tipos em exposição. As aves, vivas. Já os insetos, mortos e conservados. Estudantes explicam as funções de cada um no ecossistema. É uma verdadeira aula ao ar livre.
Se espantam ao ver insetos gigantes, coisa que nunca imaginavam que existiam. O mesmo vale para as cobras, escorpiões e aranhas, que também estão em exposição. Pode até tocar, pois estão mortas e sem perigo de envenenamento. Elas não têm medo.
No estande, a UEFS também expõe para os visitantes um exemplo de horta nas escolas. “Ensinamos, principalmente aos representantes de escolas que vem aqui, como produzir os alimentos da merenda escolar na própria escola. Alimentos saudáveis para as crianças”, enfatiza a professora.
Foto: Abnner Kaique
Nenhum comentário:
Postar um comentário