A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou exames RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 também na zona rural. Até o momento, 137 destes exames já foram realizados nos distritos.
A técnica de enfermagem, Merilane dos Santos, é moradora de Bonfim de Feira. Ela foi examinada após sentir os sintomas inicias do coronavírus e parabenizou a iniciativa da administração municipal em ampliar o acesso ao exame. “Agora, a população tem acesso ao teste com mais facilidade”.
A coleta das amostras é feita por meio de agendamento nas unidades de saúde. Além de Bonfim de Feira, os distritos de Jaíba, Ipuaçu, Jaguara, Matinha, Maria Quitéria, Tiquaruçu e Humildes também estão sendo contemplados pela SMS.
A enfermeira Camila Mota afirma que as pessoas com sintomas gripais ou da Covid-19 devem procurar o serviço de saúde para realizar o exame. “O período de sintomas determina se será feito o teste PCR. Todas as orientações para isolamento domiciliar, cuidados respiratórios e entre outros serão prestados na própria unidade”.
O PCR é considerado ultrassensível. É feito com amostras de secreções respiratórias retiradas do nariz e da garganta por swab - espécie de bastonete gigante, é o exame, não invasivo, que comprova a infecção nos dias iniciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário