Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Divulgado resultado do processo seletivo para residência médica

 

Estágio remunerado em ginecologia e obstetrícia

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana divulgou, nesta quarta-feira, 30, o resultado do processo seletivo para estágio remunerado em ginecologista e obstetrícia. A relação completa dos candidatos constam no Diário Oficial Eletrônico, publicado em edição extra.

Conforme a publicação, os candidatos da primeira e segunda colocação ocuparão as vagas a partir desta quinta-feira, 1º, quando deverão fazer a matrícula.   

Os candidatos que ficaram entre a terceira e sexta colocação ocuparão as vagas para cadastro de reserva pelo período de dois anos.

Todos eles deverão comparecer ao COREME da Fundação Hospitalar de Feira de Santana com todos os documentos exigidos no item 6 do edital 001/2021.

Bahia registra 1.683 novos casos de Covid-19 e mais 106 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.683 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 2.389 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (30) também registra 106 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.124.994 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.089.638 já são considerados recuperados, 11.344 encontram-se ativos e 24.012 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.366.173 casos descartados e 232.967 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 50.817 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 
 
O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 24.012, representando uma letalidade de 2,13%. Dentre os óbitos, 55,78% ocorreram no sexo masculino e 44,22% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,99% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,25%, preta com 15,41%, amarela com 0,42%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,79% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 60,57%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,86%).
A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
 
Situação da regulação de Covid-19
Às 12h desta quarta-feira, 21 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 5 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.
 
Vacinação
Com 4.873.232 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 1.849.259 receberam também a segunda aplicação, e mais 66.456 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta quarta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. 
 
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
Tem se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses. 
 
O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5 ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.

Aplicação da segunda dose contra Covid-19 nesta quinta-feira (01/07)

 

A aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 continua nesta quinta-feira, 1, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo a zona rural, e em 21 Unidades de Saúde da Família - veja relação no final da matéria.

É preciso apresentar a caderneta de vacinação, comprovando que recebeu a primeira dose, RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.

 

Confira a lista das Unidades Básicas de Saúde (UBS):

UBS Cassa / Endereço: rua Frei Aureliano Grotamare, S/N, Capuchinhos.

UBS Subaé / Endereço: rua 2ª Travessa Politeama, S/N, Subaé.

UBS Caseb 1 / Endereço: rua Japão, S/N, Caseb.

UBS Caseb 2 / Endereço: rua São Valentin, S/N, Caseb.

UBS Baraúnas / Endereço: rua Petronílio Pinto, 186, Baraúnas.

UBS Irmã Dulce / Endereço: rua Cupertino Lacerda, 1.759, Brasília.

UBS Mangabeira / Endereço: avenida Tupinambá, S/N, Mangabeira.

UBS Serraria Brasil / Endereço: rua Cupertino Lacerda, 297, Brasília.

UBS Jardim Cruzeiro / Endereço: rua Miguel Calmon, S/N, Jardim Cruzeiro.

UBS Dispensário Santana / Endereço: rua Mercúrio, 320, Jardim Acácia.

UBS Centro Social Urbano (CSU) / Endereço: rua Tostão, S/N, Cidade Nova

Confira a  relação das 21 Unidades de Saúde da Família:

 

    

Caminhoneiros recebem assistência à saúde durante ação na BR-324

 

Iniciativa foi em comemoração ao Dia do Caminhoneiro

Caminhoneiros que trafegavam na BR- 324, na manhã desta quarta-feira, 30, foram beneficiados com diversos serviços de saúde durante ação da Prefeitura em parceria com o Sest/Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

O prefeito Colbert Filho e o secretário de Saúde, Marcelo Britto, acompanharam a iniciativa que em comemoração ao Dia Nacional do Caminhoneiro – 25 de julho.



Foram oferecidos aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis, vacinação contra a gripe Influenza e Hepatite B e avaliação antropométrica. A ação foi acompanhada pelo

O caminhoneiro Rafael Silveira, que reside em Simões Filho, aproveitou o momento para realizar exames e receber orientações da equipe de saúde. “Muito boa a iniciativa. Já atualizei a minha carteira de vacinação e vou conscientizar meus colegas de profissão a manterem também os cuidados com a saúde”, disse.

CUIDADOS COM A SAÚDE

Segundo a enfermeira referência técnica em Saúde do Homem, Isabela Machado, 99% dos motoristas de caminhão são homens, sendo que 42% deles não procuram atendimento médico e a maioria possui alguma comorbidade.

“Muitos não têm uma vida saudável devido a uma alimentação inadequada. Sedentarismo, obesidade e hipertensão são grandes problemas de saúde destes profissionais”, destacou. A enfermeira acrescenta que as ações de saúde do homem são descentralizadas e acontecem durante todo o ano. 

O local escolhido foi o Posto São Gonçalo, que estrategicamente está entre os 21 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros no Brasil, credenciados em rodovias federais que cortam nove estados brasileiros.


Serviço de telefonia móvel será ampliado em Feira

 

Investimentos foram anunciados para o prefeito

Mais 100 mil residências em Feira de Santana estarão, a partir de agora, conectadas com fibra óptica (banda larga de alta velocidade).  O anúncio de ampliação do serviço foi feito ao prefeito Colbert Filho e ao vice Fernando de Fabinho, na manhã desta quarta-feira, 30, por representantes da operadora telefonia móvel Claro.

De acordo com o diretor regional Bahia/Sergipe, Marco Aurélio, o projeto de lançamento de fibra óptica, com até 500 megas de velocidade, é o maior já implementado pela operadora em um município do país. “Estamos presentes nos 417 municípios, cobrindo todo o estado. E a nossa meta é ampliar”.


Além da zona urbana, 120 distritos da Bahia receberão investimentos em telefonia móvel com conexão de dados. Em Feira de Santana, além dos distritos de Humildes e Bonfim de Feira, o serviço será levado para a área de Jaíba.

Colbert Filho ressaltou a importância dos investimentos, sobretudo, os benefícios gerados diretamente para eixos turísticos, rodoviários, comerciais e industriais.

Na oportunidade, o gestor foi parabenizado pela implementação do projeto Novo Centro, que constitui na revitalização do centro comercial e econômico do município.

“Estamos implantando na área central da cidade novas unidades físicas de vendas, gerando mais de 300 empregos”, pontuou o diretor regional da Claro.

Também presentes os secretários Edson Borges (Comunicação), Pablo Roberto (Agricultura), superintendente de Trânsito, Cleudson Almeida, e o chefe de Gabinete do prefeito, Fanael Ribeiro.

Ouça aqui o podcast. 



Bahia receberá mais 264.520 doses de vacina contra Covid-19

 

 A Bahia receberá mais 264.520 doses de vacina contra Covid-19 nesta quarta-feira (30/06). Serão duas remessas, a primeira, com 228.250 imunizantes da Oxford/AstraZeneca, está prevista para chegar às 13h50 ao aeroporto de Salvador em um voo comercial. A segunda, com 36.270 doses da Pfizer/BioNTech, está programada para chegar em voo com pouso marcado para as 16h20. As vacinas serão destinadas para a primeira aplicação.

Os imunizantes devem começar a ser enviados para os municípios ainda nesta quarta-feira, em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. 
 
Eles serão remetidos, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.
 
Com a carga desta quarta-feira, a Bahia chega ao total de 8.705.390 doses de vacinas recebidas, sendo 3.360.200 da Coronavac, 4.513.650 da AstraZeneca/Oxford, 739.440 da Pfizer e 92.100 da Janssen.

Covid-19: Bahia registra queda de até 77% nas internações de pessoas acima de 60 anos

 

Após cinco meses do início da vacinação contra o coronavírus (Covid-19), a Bahia já vacinou mais de 4,8 milhões de baianos com a primeira dose ou em dose única. O resultado é uma queda de até 77% nas internações de pessoas acima de 60 anos, quando comparado os meses de março e junho deste ano.

Na avaliação do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “os dados comprovam a eficácia da vacinação, mas isso só está sendo possível graças ao planejamento estadual na aquisição de insumos para a aplicação das vacinas e a logística de distribuição em até 24 horas para os 417 municípios. Os gestores municipais também estão de parabéns ao criarem estratégias para vacinar rapidamente”, analisa o secretário.
 
Apesar de os dados do SivepGripe, que é o sistema de internação do Ministério da Saúde, apontarem queda em todas as faixas etárias no período analisado, a Diretoria da Vigilância Epidemiológica da Bahia (Divep) faz um alerta. “A faixa etária de 30 a 49 anos atualmente representa mais de 40% das internações, que são os públicos não imunizados ou que iniciaram recentemente. Neste contexto, o distanciamento social, o uso de máscara e a higiene frequente das mãos se tornam ainda mais relevantes para esse grupo se prevenir da infecção e evitar complicações”, afirma a diretora da Divep, Márcia São Pedro.

CRAS Itinerante atende moradores de Jaguara

 

Serviços socioassistenciais mais perto da comunidade

Moradores de Jaguara estão sendo atendidos com serviços socioassistenciais através do CRAS Itinerante. Desde esta terça-feira, 29, a 1º de julho (amanhã), eles estão tendo acesso facilitado aos serviços do Bolsa Família.

Na estrutura montada na Escola Municipal Colbert Martins da Silva, localizada na sede do distrito, os moradores ainda podem contar com assistência e orientação social, atendimento integral às famílias e fortalecimento de vínculos. Alguns serviços são realizados dentro do ônibus adaptado.


O secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior, afirma que o objetivo do projeto é aproximar o acesso das comunidades mais distantes. “Estamos atendendo povoados, distritos e residenciais. Começamos pelo bairro Asa Branca. Nesta terça-feira fomos a Jaguara", disse.

Jaguara é o primeiro distrito e a segunda localidade de Feira de Santana que recebe o CRAS Itinerante. A primeira delas foi o bairro Asa Branca, onde foram prestados 197 atendimentos em três dias.



Fornecimento de água começa a ser retomado em Feira de Santana e região

 

Embasa

 A Embasa informa que concluiu, por volta das 22h de ontem (29), os serviços programados para a obra de ampliação do sistema de abastecimento. Com isso, o fornecimento de água iniciou sua retomada, de forma gradativa, nos municípios de Feira de Santana, Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Santa Bárbara, Tanquinho e Santanópolis. 

A estimativa é que a plena regularização do abastecimento ocorra até a manhã de quinta (01/07).
 
A Embasa recomenda que os moradores mantenham a utilização econômica da água armazenada em seus reservatórios domiciliares até a completa normalização do fornecimento.

Segue até quinta (01/07) as inscrição para credenciamento de pareceristas do Pró Cultura-Esporte

 

Secult

 Os interessados em participar do credenciamento de pessoas físicas para formação de banco de pareceristas, que possam exercer as atividades de análise e emissão de parecer técnico sobre projetos culturais e esportivos no âmbito do Programa Pró Cultura Esporte, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer (Secel), têm até esta quinta-feira, 1º, para realizar a inscrição.

Entre os requisitos, estão: possuir 18 anos ou mais, ter concluído o ensino médio e não ter vínculo algum com cargos públicos de qualquer esfera. Além disso, é necessário ter dois anos de experiência comprovada na área que irá se inscrever.
 
As inscrições devem ser feitas através da entrega da documentação, em envelope lacrado, ao Setor de Protocolo da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer (rua Estados Unidos, 37, Kalilândia), entre 8h e 12h ou 14h a 17h. Também pode ser encaminhado por meio dos serviços de postagem de correspondência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, na modalidade SEDEX ou carta registrada, com Aviso de Recebimento (AR).
 
O edital e a documentação necessária para inscrição estão disponíveis no Diário Oficial Eletrônico (anexo no final da matéria).
 
O banco de pareceristas credenciados por este Edital terá validade de um ano, prorrogável por igual período, a critério da SECEL.  O credenciado convocado será contratado (a) nos termos da Lei nº 8.666/93 e suas alterações, e será remunerado no valor de R$ 100 por projeto avaliado. Os pagamentos serão feitos até 45 dias após a entrega dos pareceres.
 

Estudantes da EJA vão contar com cursos profissionalizantes gratuitos

 

As turmas serão compostas por 20 estudantes

O primeiro passo para a inserção no mercado de trabalho é a qualificação profissional. Neste sentido, a Secretaria de Educação vai oferecer aos 3.758 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal cursos profissionalizantes gratuitos. A formação será nas áreas de comércio, gestão, saúde, asseio, conservação e zeladoria. Para prestar o serviço, a Administração Municipal firmou contrato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC.

Os cursos terão a carga horária total de 160 horas e serão para as seguintes funções: porteiro e vigia, repositor de mercadorias, promotor de vendas, assistente de logística, recepcionista e cuidador de idosos. As turmas serão compostas por 20 estudantes.

As aulas serão ministradas de forma presencial, obedecendo ao protocolo sanitário de prevenção à Covid-19. O local será definido pela Seduc.


A secretária de Educação, Anaci Paim, destaca que o investimento na capacitação profissional representa uma importante conquista para os estudantes da EJA, pois são alunos que estão em busca de uma oportunidade de trabalho.

“Proporcionar a esses estudantes uma chance de ingresso no mercado de trabalho, de forma qualificada, é também garantir que eles possam continuar estudando porque a grande maioria depende dessa condição para seguir em frente”, observa a secretária.

As áreas escolhidas para a formação ampliam as oportunidades de atuação profissional dos estudantes, “além de capacitá-los com o que há de mais atual e necessário para se inserir no mercado de trabalho”, argumenta.

Os estudantes não terão nenhum custo para participar dos cursos. Eles terão acesso a materiais didáticos, como livros ou apostilas, pasta, bloco de anotações e caneta. Os alunos aprovados, desde que atendam aos pré-requisitos e obtenham o mínimo de 75% de frequência, receberão certificado.

 

FOTOS TIRADAS ANTES DA PANDEMIA



Segunda dose contra Covid-19 continua sendo aplicada nesta quarta (30/06)

 

A imunização acontece das 8h às 12h

Continua nesta quarta-feira, 30, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, das 8h às 17h. É preciso apresentar a caderneta de vacinação, comprovando que recebeu a primeira dose, RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.

Confira a lista das Unidades Básicas de Saúde (UBS):

UBS Cassa / Endereço: rua Frei Aureliano Grotamares, S/N, Capuchinhos.

UBS Subaé / Endereço: rua 2ª Travessa Pliteana, S/N, Subaé.

UBS Caseb 1 / Endereço: rua Japão, S/N, Caseb.

UBS Caseb 2 / Endereço: rua São Valentin, S/N, Caseb.

UBS Baraúnas / Endereço: rua Petronílio Pinto, 186, Baraúnas.

UBS Irmã Dulce / Endereço: rua Cupertino Lacerda, 1.759, Brasília.

UBS Mangabeira / Endereço: avenida Tupinambá, S/N, Mangabeira.

UBS Serraria Brasil / Endereço: rua Cupertino Lacerda, 297, Brasília.

UBS Jardim Cruzeiro / Endereço: rua Miguel Calmon, S/N, Jardim Cruzeiro.

UBS Dispensário Santana / Endereço: rua Mercúrio, 320, Jardim Acácia.

UBS Centro Social Urbano (CSU) / Endereço: rua Tostão, S/N, Cidade Nova

terça-feira, 29 de junho de 2021

Covid-19: Feira de Santana registra mais 162 novos casos nesta terça (29/06)

 

Nas últimas 24h, Feira de Santana registrou mais 24 pacientes recuperados da Covid-19 e atingiu a marca de 37.746 curados da doença, índice que representa 82% dos casos confirmados. Enquanto isso, 146 exames foram negativos e 162 positivos. 

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 15 e 26 de junho que estavam aguardando resultado do laboratório.
 
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 151 pacientes internados no município e 7.479 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais oito mortes - os óbitos mencionados não são referentes a data de hoje e sim de dias anteriores. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta terça-feira (29/06).
 
Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana 
*NÚMEROS DESTA TERÇA-FEIRA * 
29 de junho de 2021
 
Casos confirmados no dia: 162
Pacientes recuperados no dia: 24
Resultados negativos no dia: 146
Total de pacientes hospitalizados no município: 151
Óbito comunicado no dia: 8
Datas dos óbitos: 07/05, 12/05, 25/05, 29/05, 04/06, 25/06, 27/06 e 28/06
 
A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por Covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.
 
*NÚMEROS TOTAIS*
 
Total de pacientes ativos: 7.479
Total de casos confirmados no município: 46.101 (Período de 06 de março de 2020 a 29 de junho de 2021)
Total de pacientes em isolamento domiciliar: 7.328
Total de recuperados no município: 37.770
Total de exames negativos: 60.234 (Período de 06 de março de 2020 a 29 de junho de 2021)
Aguardando resultado do exame: 506
Total de óbitos: 852
 
*INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS*
 
Total de testes rápidos realizados: 24.992 (Período de 06 de março de 2020 a 29 de junho de 2021)
Resultado positivo: 4.821 (Período de 06 de março de 2020 a 29 de junho de 2021)
Em isolamento domiciliar: 11
Resultado negativo: 20.171 (Período de 06 de março de 2020 a 29 de junho de 2021)
 
O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para Covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020 (atualizada em 04/06/20).

Bahia registra 2.903 novos casos de Covid-19 e mais 89 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.903 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 3.762 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (29) também registra 89 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.123.311 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.087.249 já são considerados recuperados, 12.156 encontram-se ativos e 23.906 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.364.917 casos descartados e 232.556 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 50.793 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 
 
O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 23.906 representando uma letalidade de 2,13%. Dentre os óbitos, 55,77% ocorreram no sexo masculino e 44,23% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,96% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,24%, preta com 15,44%, amarela com 0,42%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,79% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 60,68%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,86%).
A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
 
Situação da regulação de Covid-19
Às 12h desta terça-feira, 30 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 8 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.
 
Vacinação
Com 4.821.195 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 1.830.420 receberam também a segunda aplicação, e mais 65.019 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta terça-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. 
 
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
Tem se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses. 
 
O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5 ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.

Próximas remessas da vacina Janssen serão destinadas para todos os municípios da BA

 

 As próximas doses das vacinas contra Covid-19 fabricadas pelo laboratório Janssen que chegarem à Bahia serão destinadas aos 417 municípios baianos. A decisão foi aprovada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite realizada na manhã desta terça-feira (29). A primeira remessa havia sido distribuída apenas para os municípios da Região Metropolitana de Salvador, Conde, Saubara e Santo Amaro. 

 O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, garantiu que o Governo do Estado continuará garantindo que as vacinas sejam enviadas ao interior no menor tempo possível. “Vamos usar toda a infraestrutura do Estado para entregar as vacinas rapidamente”, afirma Fábio Vilas-Boas. 
 
Ficou definido também, durante a reunião da CIB, que será destinado o mínimo de 10% das doses para os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e também em resolução CIB. Os municípios que já concluíram os grupos prioritários poderão utilizar 100% das doses de forma escalonada, por idade. 

SMT dá mais uma opção de tráfego em trecho do Viaduto Francisco Pinto

 

O intuito é dar vazão ao fluxo de veículos

A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) informa os condutores que, a partir desta quarta-feira, 30, será implantada uma nova opção de circulação de veículos nas proximidades do Viaduto Francisco Pinto, que liga as avenidas Getúlio Vargas e Noide Cerqueira.

O novo corredor de tráfego será ao lado do viaduto sentido bairro SIM/Centro. O intuito é dar vazão ao fluxo de veículos, sobretudo, em horário de pico. 

O órgão municipal informa, ainda, que nesse mesmo sentido continua o acesso pela avenida Centenário, seguindo pela rua Itaueira até a avenida Getúlio Vargas.

Essas intervenções são necessárias para o andamento das obras de duplicação do Viaduto  Francisco Pinto.

Prefeitura de Feira esclarece que não há ilegalidade em gratificação de servidora

 

São valores que já foram incorporados

A Prefeitura de Feira, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Seadm), afirma que não há ilegalidade em gratificações da servidora Claudia Oliveira Vilas Boas - integrante do quadro efetivo do Município. 

O órgão municipal esclarece que neste ano ela recebeu o valor bruto [R$ 71.380,96] dos meses de janeiro a maio, sendo que em janeiro foi pago em gratificação R$ 21.059,84 devido licença prêmio convertida em abono pecuniário. 

Diferente à acusação, a servidora recebeu neste ano o total de R$ 71.380,96 e não R$ 136.930,21 como foi anunciado pelo site "O Protagonista". Em 2020, o rendimento anual da servidora foi de R$ 131.321,05. Sendo a média mensal, incluindo o décimo terceiro salário, o valor de R$ 10.943,42. 

Vale ressaltar que Claudia Vilas Boas possui gratificações inerentes ao cargo, que já foram incorporados, independentemente de está exercendo ou não o cargo em comissão. Atualmente está na função de diretora do Departamento Gestão de Pessoas da Seadm.

Museu Casa do Sertão celebra 43 anos com a obra do multiartista Bel da Bonita

 

O Museu Casa do Sertão, entidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), convida o público a prestigiar, no espaço virtual, a mais recente produção audiovisual, e celebrar os 43 anos da Instituição, fundada em 30 de junho de 1978. 

Para a ocasião, é apresentado o singular processo curatorial do multiartista Bel da Bonita, que conduz a um passeio pelos espaços do Museu, revelando parte do seu acervo, mostrando histórias, visões e ritmos, num vigoroso panorama reflexivo sobre a produção artística local, intercâmbios e discussões envolvendo a valorização das diferentes expressões patrimoniais trazidas com suas obras artísticas.
 
Com produção idealizada pelo servidor do Museu Kaony Marques Moreira, o vídeo vai ao ar neste 30 de junho, no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=3TY84n_vZkM
Natural de Mundo Novo, Bahia, Bel da Bonita é músico percussionista, idealizador do Grupo Africania e artista plástico autodidata. Dono de uma expressividade compositiva ímpar, utiliza lápis de cor e papel numa técnica de saturação projetando vida a cenários bucólicos, recentemente reunidos na exposição on-line ‘Memórias em Lápis de Cor: casinhas do Sertão’, apresentando parte da sua história e lembranças.
 
Museu Casa do Sertão em ação há 43 anos
 
Em 30 de junho de 1978, com o propósito de realizar ações estratégicas de promoção, investigação e conservação do patrimônio cultural sertanejo, foi inaugurado o Museu Casa do Sertão no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Desde sua gênese, o Museu foi compreendido como recurso de elevado potencial e estímulo a debates e experiências diferenciadas, proporcionadas pelo contato da população com coleções relacionadas aos artefatos de usos e costumes, de criações artísticas populares e de itens documentais e bibliográficos que perpassam a memória e estética sertaneja.
Ao longo desses 43 anos, exposições permanentes, temporárias e itinerantes, associadas às ações culturais e educativas como contações de histórias, oficinas, vivências artísticas e apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, moldaram os expedientes da Instituição e sua relevância, como instrumento democrático de inclusão sociocultural e educativa.
 
Com o atual cenário pandêmico e a eminente necessidade do distanciamento físico, o Museu Casa do Sertão projeta novos desafios para dar continuidade ao cumprimento de sua missão, ou seja, fruir e estimular a apropriação de memórias e dos bens culturais, através da produção de conteúdo on-line. Visando cumprir tal prerrogativa que de maneira participativa e em consonância às perspectivas trazidas na atualidade, o Museu Casa do Sertão tem produzido criações artísticos, disponibilidades ao público através da internet.
 
O Museu Casa do Sertão convida o público a conhecer suas ações do museu através do site:
https://mcs.uefs.br
e das redes sociais:
Facebook: Museu casa do sertão – uefs
Instagram: @museu.casa.do.sertao
Youtube: Museu Casa do Sertão.
Contato: museucasadosertao@uefs.br

Prefeitura define empresas para manutenção de conjuntos semafóricos

 

Luminosos LED deixarão tráfego mais seguro

A Prefeitura de Feira de Santana definiu as duas empresas que ficarão responsáveis em fornecer materiais para implantação, substituição e manutenção do conjunto de semáforos do município. 

As empresas Terra Sinalização Viária e Distribuidora FXO são vencedoras da licitação pelo sistema registro de preço. A publicação consta no Diário Oficial Eletrônico de sexta-feira, 25. 

Entre os itens exigidos no processo licitatório para compor os módulos eletrônicos, tornando mais seguro o controle de tráfego em Feira de Santana, constam: “bolachas” ou “ampolas” de LED’s nas cores amarela, vermelha e verde [de alta eficiência luminosa] com setas de sinalizações e de pedestre; botoeiras inteligentes com sinal sonoro; placa para leitura em braile e botões metálicos antivandalismo para controle de passagem de pedestres; braços, colunas e suportes projetados em aço.


Os preços registrados terão validade de 12 meses, após a assinatura do contrato. Conforme as publicações, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), que é o órgão gerenciador, poderá convocar o fornecedor visando à negociação para redução de preços e sua adequação ao praticado pelo mercado. 

Caso não haja negociação, o fornecedor poderá ser liberado do compromisso sem penalidade e outras empresas serão convocadas, obedecendo a ordem de classificação no certame.

Nova sede da Secretaria de Meio Ambiente dispõe de energia solar

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) agora está em novo endereço, localizado na rua Pilar do Sul, 840, Brasília. A sede foi inaugurada pelo prefeito Colbert Filho, na manhã desta terça-feira, 29.

A unidade dispõe de energia sustentável por sistema de captação solar, o que não gera impactos ao meio ambiente. O prédio possui dois andares e um total de 16 salas.

Colbert Filho destacou que o órgão municipal é o primeiro implantado na região Sul e observou que o espaço mais amplo vai permitir acomodar os equipamentos sonoros apreendidos durante as fiscalizações de combate à poluição sonora. Até o momento, esses equipamentos são guardados em um galpão – a transferência vai reduzir custos com aluguel.


Durante o ato de inauguração, o prefeito recomendou à Semmam o plantio de mil árvores como estímulo de melhorias ao meio ambiente. “A maior causa da poluição em Feira de Santana é o gás carbônico, emitido pelos veículos. Então, como reduzir esses impactos? A solução é o plantio de árvores”, afirmou.

O secretário da pasta, José Carneiro, disse que a Semmam funcionou por mais de 10 anos no mesmo endereço, cujo espaço que era limitado.



“Não atendia as nossas necessidades atuais. Agora, estamos em um prédio ideal para funcionar todos os departamentos, oferecendo mais comodidade e eficiência ao trabalho”, explica.  

Plantas do bioma da caatinga e imagens de lagoas compõem a decoração do novo equipamento.