Submarino

AQUI TEM TRABALHO

terça-feira, 29 de junho de 2021

Museu Casa do Sertão celebra 43 anos com a obra do multiartista Bel da Bonita

 

O Museu Casa do Sertão, entidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), convida o público a prestigiar, no espaço virtual, a mais recente produção audiovisual, e celebrar os 43 anos da Instituição, fundada em 30 de junho de 1978. 

Para a ocasião, é apresentado o singular processo curatorial do multiartista Bel da Bonita, que conduz a um passeio pelos espaços do Museu, revelando parte do seu acervo, mostrando histórias, visões e ritmos, num vigoroso panorama reflexivo sobre a produção artística local, intercâmbios e discussões envolvendo a valorização das diferentes expressões patrimoniais trazidas com suas obras artísticas.
 
Com produção idealizada pelo servidor do Museu Kaony Marques Moreira, o vídeo vai ao ar neste 30 de junho, no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=3TY84n_vZkM
Natural de Mundo Novo, Bahia, Bel da Bonita é músico percussionista, idealizador do Grupo Africania e artista plástico autodidata. Dono de uma expressividade compositiva ímpar, utiliza lápis de cor e papel numa técnica de saturação projetando vida a cenários bucólicos, recentemente reunidos na exposição on-line ‘Memórias em Lápis de Cor: casinhas do Sertão’, apresentando parte da sua história e lembranças.
 
Museu Casa do Sertão em ação há 43 anos
 
Em 30 de junho de 1978, com o propósito de realizar ações estratégicas de promoção, investigação e conservação do patrimônio cultural sertanejo, foi inaugurado o Museu Casa do Sertão no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Desde sua gênese, o Museu foi compreendido como recurso de elevado potencial e estímulo a debates e experiências diferenciadas, proporcionadas pelo contato da população com coleções relacionadas aos artefatos de usos e costumes, de criações artísticas populares e de itens documentais e bibliográficos que perpassam a memória e estética sertaneja.
Ao longo desses 43 anos, exposições permanentes, temporárias e itinerantes, associadas às ações culturais e educativas como contações de histórias, oficinas, vivências artísticas e apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, moldaram os expedientes da Instituição e sua relevância, como instrumento democrático de inclusão sociocultural e educativa.
 
Com o atual cenário pandêmico e a eminente necessidade do distanciamento físico, o Museu Casa do Sertão projeta novos desafios para dar continuidade ao cumprimento de sua missão, ou seja, fruir e estimular a apropriação de memórias e dos bens culturais, através da produção de conteúdo on-line. Visando cumprir tal prerrogativa que de maneira participativa e em consonância às perspectivas trazidas na atualidade, o Museu Casa do Sertão tem produzido criações artísticos, disponibilidades ao público através da internet.
 
O Museu Casa do Sertão convida o público a conhecer suas ações do museu através do site:
https://mcs.uefs.br
e das redes sociais:
Facebook: Museu casa do sertão – uefs
Instagram: @museu.casa.do.sertao
Youtube: Museu Casa do Sertão.
Contato: museucasadosertao@uefs.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário