Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Feira de Santana não registra nenhuma morte por Covid-19 nesta quinta-feira (30/09)

 

Nas últimas 24h, Feira de Santana não registrou  nenhuma morte por Covid-19 e atingiu a marca de 46.882 curados da doença, índice que representa 92,9% dos casos confirmados. Enquanto isso, 264 exames foram negativos e 25 positivos. 

Os resultados de hoje são dos dias 27 e 28 de setembro que estavam em análise no laboratório. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 26 pacientes internados no município. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana 
NÚMEROS DESTA QUINTA-FEIRA 
30 de setembro de 2021

Casos confirmados no dia: 25
Pacientes recuperados no dia: 1
Resultados negativos no dia: 264
Total de pacientes hospitalizados no município: 26
Óbito comunicado no dia: 0

NÚMEROS TOTAIS
 


Total de pacientes ativos: 139 (Dados da Sesab)
Total de casos confirmados no município: 50.461 (Período de 06 de março de 2020 a 30 de setembro 2021)
Total de pacientes em isolamento domiciliar: 2.562 
Total de recuperados no município: 46.882
Total de exames negativos: 73.580 (Período de 06 de março de 2020 a 30 de setembro de 2021)
Aguardando resultado do exame: 463
Total de óbitos: 991
 
INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS
 
Total de testes rápidos realizados: 25.464 (Período de 06 de março de 2020 a 30 de setembro de 2021)
Resultado positivo: 4.985 (Período de 06 de março de 2020 a 30 de setembro de 2021)
Em isolamento domiciliar: 0
Resultado negativo: 20.479 (Período de 06 de março de 2020 a 30 de setembro de 2021)
 
O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para Covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020 (atualizada em 04/06/20).


Aplicação da primeira, segunda e terceira doses contra Covid nesta sexta (30/09)

 

Dose de reforço será aplicada em pessoas acima de 60 anos

Nesta sexta-feira, 01, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer para pessoas que estão no prazo até 14 de outubro, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), das 8h às 16h.

Vale salientar que não será possível antecipar a vacinação. Somente aqueles que estão no período recomendado, de acordo com a data na caderneta de vacinação, poderão receber a segunda dose. É obrigatório levar o cartão de vacina com a comprovação da primeira dose, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Também haverá aplicação da primeira dose para maiores de 18 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), segunda dose das vacinas Coronavac e Astrazeneca/Oxford e da dose de reforço para idosos acima de 70 anos e pacientes imunossuprimidos.



Confira os grupos e locais de vacinação:

MAIORES DE 18 ANOS, GESTANTE E PUÉRPERAS (ATÉ 45 DIAS PÓS-PARTO)

A vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde Caseb I, Baraúnas, Serraria Brasil Dispensário Santana, Subaé, Centro Social Urbano (CSU), Caseb II, Irmã Dulce, Cassa, Jardim Cruzeiro, Mangabeira e no Shopping Popular Cidades das Compras. A vacinação acontece das 8h às 16h.

A primeira dose também será aplicada em cinco Unidades de Saúde da Família (USF), vinculadas ao programa Saúde na Hora, que funcionam das 8h às 21h - confira a relação no final da matéria.

Podem ser vacinados jovens de 18 anos (nascidos até 01 de outubro de 2003) ou mais; gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) maiores de 18 anos. É obrigatório apresentar RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai, mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.

É exigido para as puérperas e gestantes uma prescrição médica após avaliação individualizada de risco e benefícios.

SEGUNDA DOSE CORONAVAC E ASTRAZENECA/OXFORD

Quem já recebeu a primeira dose e está no período recomendado para aplicação das vacinas CoronaVac ou Astrazeneca/Oxford deve se dirigir às Unidades Básicas de Saúde Caseb I, Baraúnas, Serraria Brasil Dispensário Santana, Subaé, Centro Social Urbano (CSU), Caseb II, Irmã Dulce, Cassa, Jardim Cruzeiro e Mangabeira. Também haverá aplicação da segunda dose no Shopping Popular Cidades das Compras. A vacinação acontece das 8h às 16h.

A segunda dose também será aplicada em cinco Unidades de Saúde da Família (USF), vinculadas ao programa Saúde na Hora, das 8h às 21h.

Para receber a segunda dose é obrigatório levar o cartão de vacina com a comprovação da primeira dose, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. A vacinação acontece das 8h às 16h.

DOSE DE REFORÇO PARA IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS E PACIENTES IMUNOSSUPRIMIDOS

A vacinação para esse grupo acontece nas Unidades Básicas de Saúde Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb II e Jardim Cruzeiro, das 8h às 16h e em cinco Unidades de Saúde da Família (USF), vinculadas ao programa Saúde na Hora, das 8h às 21h.

A dose de reforço é destinada a idosos acima de 60 anos, que receberam a segunda dose há mais de 6 meses e em pacientes imunossuprimidos, que tenham recebido a segunda dose há mais de 28 dias e apresentem relatório médico.

Eles devem apresentar a caderneta de vacinação confirmando o recebimento das duas doses da vacina, RG, CPF e comprovante de residência.

Confira o endereço das Unidades de Saúde da Família Saúde na Hora:

USF Campo Limpo I, V e VI: Rua Hosita Serafim, S/N, bairro Campo Limpo.

USF Liberdade I, II e III: Rua El Salvador, S/N, bairro Feira VII.

USF Queimadinha I, II e III: Rua Pernambuco, S/N, bairro Queimadinha.

USF Parque Ipê I, II e III: Rua Ilha do Retiro, S/N, bairro Parque Ipê.

USF Videiras I, II e III: Rua Iguatemi, S/N, bairro Mangabeira.

Rui Costa adia início das aulas 100% presenciais na Bahia devido ao aumento de casos de Covid

 

O governador Rui Costa anunciou que o retorno das aulas 100% presenciais foi adiado na Bahia por causa do aumento de casos ativos de Covid-19, registrado no estado nos últimos dias. Os planos de retomada estavam previstos para o mês de outubro.

“Os números vinham caindo. Caíram até dois mil casos diários. Eu já tinha acionado a Secretaria da Educação para iniciar, em outubro, as aulas 100% presenciais. Mas infelizmente, para nossa surpresa e tristeza, os números subiram bastante. Em 10 dias, subiram de 2 mil para 2.700 casos ativos, o que fez com que a gente desse um freio nesse processo de liberação e vamos aguardar o que vai acontecer nos próximos dias”, comentou.
 
Rui Costa destacou que as autoridades seguem monitorando as estatísticas e analisam o melhor momento para colocar em ação o plano de retomada das aulas totalmente presenciais na rede estadual.

O governador anunciou que, junto aos planos de retomada das aulas presenciais, pode haver flexibilização nas medidas de restrição e avalia, nesse conjunto, o retorno do público aos estádios de futebol.
 
De acordo com o último boletim da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), divulgado na quarta-feira (29), o estado registrou 570 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, e três mortes por causa da doença.
 
Ao todo, a Bahia tem atualmente 2.556 pessoas com o vírus ativo, segundo o boletim e um total de 1.233.244 casos confirmados desde o início da pandemia.
 

Feira olha o futuro e firma convênio de cooperação tecnológica com a Prefeitura do Salvador

 

Sistema vai modernizar a Prefeitura de Feira com redução de custos e mais controle

O prefeito de Feira, Colbert Filho, e o da capital baiana, Bruno Reis, assinaram na manhã desta quinta-feira, 30, o Convênio de Cooperação Tecnológica, para cessão do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (SIGP), no Salão Nobre do Paço Municipal Maria Quitéria.

De acordo com Bruno Reis, que estava acompanhado do secretário de Gestão de Salvador, Thiago Dantas, esse sistema vai ajudar a modernizar a Prefeitura de Feira, contribuindo para reduzir custos e ter maior controle na folha de pagamentos. O software foi cedido gratuitamente à Feira.

Trará mais segurança junto aos órgãos de controle e fiscalização, principalmente na prestação de contas”, destaca. O prefeito da capital informou que o sistema foi desenvolvido há três anos, fruto da experiência na gestão pública, e custou cerca de R$ 5 milhões à Prefeitura do Salvador.

"Feira de Santana está podendo avançar muito. Estou aqui hoje para trazer ideias, iniciativas e cases de sucesso que ajudaram a nossa gestão se desenvolver em Salvador, ganhando, inclusive, projeção internacional e se sendo referência no Brasil. Temos que ser mais eficientes na arrecadação, como também levar políticas públicas à população”, destacou Bruno Reis.

FEIRA 200 ANOS

Durante o ato, o prefeito Colbert Filho solicitou a Bruno Reis a assinatura de protocolo de Cidades Irmãs [Feira de Santana e Salvador], enfatizando que “os municípios estarão cada vez mais próximos”.

“Não há outro caminho a não ser investir em tecnologia e inovação. Agradeço ao povo de Salvador que nos cede um instrumento importante para cada vez mais ver Feira no ritmo do desenvolvimento”, pontuou Colbert Filho, reforçando que prepara o município para as novas gerações.


 O vice-prefeito de Feira, Fernando de Fabinho, destacou a importância dessa parceria para o desenvolvimento do município, sobretudo, na retomada econômica pós-pandemia.  

"Tem muita tecnologia testada em Salvador que para chegar em Feira não há necessidade de teste. Sabemos o quanto tem sido boa a atuação da administração da Prefeitura de Salvador. Ficamos felizes pela contribuição. A população ganha mais com isso”.


 

Além do procurador geral do Município, Carlos Alberto Moura Pinho, que também compôs a mesa, a solenidade reuniu secretários municipais e vereadores, entre outras autoridades civis.

Ouça aqui o podcast com Bruno Reis.



Mês da Criança tem diversão em Feira sim, senhor

 

Atividades serão realizadas nos equipamentos socioassistenciais

No mês das crianças, a Prefeitura de Feira está com uma programação especial para elas. As atividades serão direcionadas para meninos e meninas em situação de vulnerabilidade e começam a partir do dia 7. 

Além de muita brincadeira, a alegria vai correr solta nos equipamentos socioassistenciais - CRAS e CREAS - no Restaurante Popular, no Centro de Abastecimento, Teatro Municipal Margarida Ribeiro e nas Estações Cidade e Cultura, situadas nos bairros Jardim Acácia e Cidade Nova. Tudo isso respeitando as medidas de segurança contra Covid-19. 


A programação completa com dias e locais estará disponível no site da Prefeitura de Feira.

CAMPANHA

Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) está com uma campanha para arrecadar brinquedos novos ou usados, no Boulevard Shopping. A iniciativa é em parceria com a PM (Polícia Militar).



As doações poderão ser feitas até o dia 10 de outubro, no corredor de acesso à Praça de Alimentação do shopping.

FOTOS TIRADAS ANTES DA PANDEMIA



Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana comemora dois anos com Live de Aniversário

 

Nesta quinta-feira, 30 de setembro, o Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana - Antônio Gasparini realiza a “Live de Aniversário: dois anos tocando histórias”, em comemoração ao seu segundo ano como Núcleo Territorial. Para celebrar a data, bem como os impactos sociais gerados pelo Núcleo desde que foi inaugurado, o NTN irá realizar um evento ao vivo e aberto ao público através das redes sociais. 

A cerimônia, que será transmitida pela página do NEOJIBA no Facebook e pelo YouTube, a partir das 15 horas, acontece na sede do NTN Feira, no Centro Social Urbano (CSU). Irão se apresentar a Orquestra de Câmara e a Orquestra Iniciante, além de crianças, adolescentes e jovens integrantes do programa em duplas. No repertório, estão presentes músicas clássicas e populares. 
 
Na programação, está incluída ainda a exibição de depoimentos de importantes parceiros, apoiadores do NTN Feira e representantes de projetos musicais e filarmônicas do interior do Estado alcançados pelo programa através das ações territoriais. A celebração conta ainda com a presença do Deputado Federal Zé Neto (PT), apoiador do programa NEOJIBA na cidade e responsável pela emenda parlamentar que destinou recursos para a aquisição de novos instrumentos musicais para o Núcleo feirense no último ano. 
Sobre o Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana - Antônio Gasparini 
 
Em atuação desde julho de 2014, como Núcleo de Prática Musical (NPM), o Núcleo Territorial NEOJIBA (NTN) Feira de Santana - Antônio Gasparini expande o seu alcance e se torna Núcleo Territorial em setembro de 2019. Desde então, desenvolve atividades musicais para cerca de 205 crianças, adolescentes e jovens, nos bairros Cidade Nova e Queimadinha, no município.  
 
Formado por uma equipe pedagógica, de desenvolvimento social e administrativa, o NTN tem como principal função promover ações de multiplicação e de assistência social em seus territórios oferecendo aulas de iniciação musical, prática musical coletiva, como canto coral e orquestras, luteria e reparo de instrumentos musicais.   
Além do trabalho local, o Núcleo Territorial tem como missão apoiar de forma contínua diversos projetos musicais como bandas filarmônicas, fanfarras escolares, projetos estruturantes do Governo do Estado e outras iniciativas de prática musical coletiva com abrangência nas cidades próximas.  
 
O NTN Feira de Santana é uma realização do Governo da Bahia e do Instituto de Desenvolvimento Social pela Música e é fruto da parceria entre o programa NEOJIBA e o Instituto Antônio Gasparini (IAG). Conta ainda com o patrocínio da OL Papéis, através do Programa FazCultura e o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Feira de Santana.  
 
 
Programa NEOJIBA 
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música.
Em quase 14 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

Kit do estudante da rede municipal é bem recebido entre as famílias

 

Material pedagógico foi entregue a estudantes da Matinha

Para as famílias dos estudantes das escolas municipais, o recebimento do kit de material didático dos estudantes representa um apoio fundamental e um alívio financeiro. Na tarde desta quarta-feira, 29, os alunos das escolas Anizio Pereira Bernardes, Rosa Maria Esperidião Leite e Olhos D’água das Moças, do distrito de Matinha, receberam os itens do kit e também os chromebooks para realização das atividades nas salas de aula.

“Não ‘tá’ fácil pra ninguém, então, é muito bom receber esse kit de materiais. Um benefício não só pra mim e para meu filho, mas para tantos outros estudantes e famílias que precisam. Fora que tudo está muito bonito e com qualidade”, avaliou Valdecy Santos, mãe de Marcos Vinicius, do Grupo 5 da Escola Anízio Pereira Bernardes.

A diretora Lorene Souza de Jesus, da Escola Rosa Maria Esperidião Leite, também ressaltou a importância dos materiais, ainda mais nas circunstâncias da pandemia. “É uma entrega significativa, principalmente neste período em que tantas famílias estão desempregadas e sem condições financeiras para arcar com um custo como este. São os meios necessários para desenvolver uma educação de qualidade”, argumentou a gestora.



O prefeito Colbert Martins e a secretária de Educação, professora Anaci Paim, acompanharam de perto a entrega dos kits em todas as unidades. Uma comitiva da Seduc, também integrada por diversos vereadores e outras autoridades do município, estiveram presentes.

Durante a solenidade, as crianças ficaram atentas a cada detalhe. Para a pequena Maria Eloisa, do Grupo 4 da Escola Anizio, tudo está “muito lindo”. A estudante ainda contou que ama a escola e que uma das suas atividades favoritas é desenhar, por isso, os materiais vão ajudar ainda mais.

“Investir na educação é um valorizar o futuro. Desta forma, estamos contribuindo para a construção de uma educação igualitária, viabilizando os meios e materiais para o acesso de todos os estudantes. Seja na sede ou nos distritos, a atenção com os nossos estudantes é a mesma”, afirmou Colbert.


 

A secretária Anaci Paim aproveitou a oportunidade para exaltar as ações direcionadas para a Educação, entre os quais, os serviços de manutenção que estão sendo realizados nas escolas. As unidades de ensino receberam nova pintura, revisão hidráulica e elétrica, reparos nos cômodos e adequação para o retorno híbrido, cumprindo os protocolos contra a Covid-19. Além da nova sinalização e fachada.

Investimento na Educação

Os 51 mil estudantes do município estão recebendo o kit do aluno, que contém uma série de materiais necessários para o seu desenvolvimento em sala de aula. Cada etapa da educação básica - educação infantil, fundamental I e II - recebe o material didático de acordo com a modalidade. Confira a composição dos kits.



No âmbito virtual, a gestão tem investido cada vez mais em tecnologia: foram adquiridos 17 mil chromebooks para apoiar as atividades pedagógicas nas salas de aula. Com o computador portátil, as aulas serão mais interativas e criativas.

A entrega dos computadores portáteis está acontecendo de forma progressiva nas unidades escolares.

 



quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Mais de mil pessoas receberam a terceira dose contra a Covid em Feira

 

Aplicação da vacina continua nesta quinta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde já aplicou 657.829 doses contra a Covid-19, em Feira de Santana [somando a primeira, segunda, terceira e a dose única]. Somente de terceira dose foram 1.072. Nesta quinta-feira, 30, a Prefeitura dará continuidade com a imunização em mais de 40 postos de vacinação.

Confira os grupos e locais de vacinação:

DOSE DE REFORÇO PARA IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS E PACIENTES IMUNOSSUPRIMIDOS

A vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde Caseb II, Irmã Dulce, Cassa, Jardim Cruzeiro e Mangabeira, das 8h às 16h. Também haverá aplicação da dose de reforço em cinco Unidades de Saúde da Família (USF), vinculadas ao programa Saúde na Hora, que funcionam das 8h às 21h - confira a relação no final da matéria.

A imunização é destinada a idosos acima de 70 anos, que receberam a segunda dose há mais de 6 meses e em pacientes imunossuprimidos, que tenham recebido a segunda dose há mais de 28 dias e apresentem relatório médico.

MAIORES DE 18 ANOS, GESTANTES E PUÉRPERAS (ATÉ 45 DIAS PÓS-PARTO)

A vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde Caseb I, Baraúnas, Serraria Brasil, Dispensário Santana, Subaé, Centro Social Urbano (CSU), Caseb II, Irmã Dulce, Cassa, Jardim Cruzeiro e Mangabeira, das 8h às 16h, e em cinco Unidades de Saúde da Família (USF), vinculadas ao programa Saúde na Hora, que funcionam das 8h às 21h.

Também haverá vacinação para esse grupo em 21 Unidades de Saúde da Família (USF) – listadas no final da matéria - e nos distritos, das 8h às 16h.


Podem ser vacinados jovens de 18 anos (nascidos até 30 de setembro de 2003) ou mais; gestantes e puérperas (até 45 dias pós parto) maiores de 18 anos. É obrigatório apresentar RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai, mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.

É exigido para as puérperas e gestantes uma prescrição médica após avaliação individualizada de risco e benefícios.

SEGUNDA DOSE CORONAVAC E ASTRAZENECA/OXFORD

As pessoas que já receberam a primeira dose e estão no período recomendado para aplicação das vacinas CoronaVac ou Astrazeneca/Oxford devem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde Caseb I, Baraúnas, Serraria Brasil, Dispensário Santana, Centro Social Urbano (CSU), Subaé, Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb II e Jardim Cruzeiro, das 8h às 16h; em cinco Unidades de Saúde da Família (USF), vinculadas ao programa Saúde na Hora, que funcionam das 8h às 21h, em 21 Unidades de Saúde da Família (USF) e nos distritos.

Para receber a segunda dose é obrigatório levar o cartão de vacina com a comprovação da primeira dose, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. A vacinação acontece das 8h às 16h.

Confira o endereço das Unidades de Saúde da Família Saúde na Hora:

USF Campo Limpo I, V e VI: Rua Hosita Serafim, S/N, bairro Campo Limpo.

USF Liberdade I, II e III: Rua El Salvador, S/N, bairro Feira VII.

USF Queimadinha I, II e III: Rua Pernambuco, S/N, bairro Queimadinha.

USF Parque Ipê I, II e III: Rua Ilha do Retiro, S/N, bairro Parque Ipê.

USF Videiras I, II e III: Rua Iguatemi, S/N, bairro Mangabeira.

Clique abaixo e confira a relação das 21 Unidades de Saúde da Família (USF)

    

Hospital de Campanha de Feira será fechado amanhã (30./09)

 

Unidade hospitalar atendeu 1.566 pessoas, destas 1.255 receberam alta

O Hospital de Campanha de Feira de Santana encerra as atividades nesta quinta-feira, 30, devido à redução de pacientes hospitalizados em decorrência do efeito positivo da vacinação contra a Covid-19.

A unidade hospitalar foi inaugurada no dia 4 de junho do ano passado e atendeu 1.566 pessoas – deste quantitativo, 1.255 receberam alta e 263 óbitos foram registrados.

Na manhã desta quarta-feira, 29, a unidade está sem nenhum paciente na UTI e cinco na enfermaria – são 10 leitos de UTI e 10 de enfermaria [eles serão transferidos para os hospitais D. Pedro e Clériston Andrade]. O investimento da Prefeitura Municipal para manter o hospital é de cerca de R$ 3 milhões mensais.

Feira de Santana foi a primeira cidade da Bahia a confirmar um caso da Covid-19, em 6 de março de 2020. No mesmo ano, o município registrou o primeiro pico de contágio em julho com 3.204 casos positivos.



O diretor do Hospital de Campanha, Francisco Mota, afirmou que a unidade hospitalar trouxe mais segurança à população.

“No momento mais crítico da pandemia funcionamos a todo vapor. Chegamos a ter 100% da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) lotada e foi necessário uma ampliação para 18 leitos. O Hospital de Campanha foi fundamental para oferecer assistência médica às pessoas acometidas pela doença e que necessitaram de internamento”, disse.

Vale destacar que no Hospital de Campanha os pacientes recebiam, além do tratamento específico, acompanhamento psicológico e de assistência social, que possibilitava o contato deles com os familiares por videochamada. Esse serviço fez parte da política de humanização da unidade hospitalar.

Exposição no Cidade das Compras destaca o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde

 

Em Feira, 856 destes profissionais estão em atividade

Fotografias de ações realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão em exposição no Shopping Cidade das Compras, em homenagem aos 30 anos do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde-PACS, nesta quarta-feira, 29.

O vice-prefeito Fernando de Fabinho e os secretários municipais de Saúde, Marcelo Britto, e de Agricultura, Pablo Roberto Gonçalves, acompanharam o início das comemorações.

“São profissionais que fazem a ponte entre a comunidade e a Secretaria de Saúde. Eles que vão até as casas para saber como os moradores estão e o que precisam. É um grupo de grande importância e merece os parabéns pelo trabalho que exercem para a população”, parabenizou o titular da Saúde.

Há 29 anos, Eliana Boaventura se dedica à profissão de Agente Comunitária de Saúde. Ela disse que não mede esforços para oferecer o melhor atendimento de saúde para a população. “Eu amo o meu trabalho”, disse.


Em Feira de Santana, existem 856 profissionais em atividade, distribuídos em 150 equipes que percorrem as áreas de abrangência das unidades de saúde. O trabalho dos agentes comunitários contribuem para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no município.



Prefeitura intensifica recuperação de ruas e estradas no município

 

Máquinas trabalham nos principais corredores de tráfego na zona rural

A recuperação da pavimentação de ruas e avenidas na zona urbana e rural de Feira de Santana tem sido intensificadas pela Prefeitura. Estão sendo executados serviços de drenagem, patrolamento e tapa buraco em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).

Além de problemas causados pelas chuvas, em algumas vias os estragos são devido ao lançamento de água servida - resíduos líquidos domésticos e indústrias. É o que aponta o superintendente da SOMA (Superintendente de Operações e Manutenção), João Vianey.

Nos bairros São João e Rocinha a situação é frequente.

"Estamos com equipes atuando em toda cidade. Em alguns locais alvo de reclamações, como a rua Tupinambá, na Mangabeira, mandamos uma equipe pra lá que constatou o lançamento de água servida. A Vigilância Sanitária foi acionada e já notificou alguns donos desses imóveis", afirma o superintendente.



 A rua São Roque, no bairro Parque Getúlio Vargas, também enfrenta o problema do descarte de água servida. "Desde a semana passada, estamos com um equipe executando a limpeza e recomposição de drenagem para proporcionar a recuperação do trecho danificado", explicou João Vianey.

Outra rua que vem tendo atenção da equipe da SOMA é a Papa João XXIII. Alguns trechos da via pública precisaram de reparos porque também foi danificado com águas lançadas do esgoto doméstico.

Zona Rural

Os serviços de melhoria também vem sendo feitos nas estradas da zona rural, onde as máquinas trabalham a todo o vapor no patrolamento dos principais corredores de tráfego.

As equipes da Prefeitura estão distribuídas nos distritos de Humildes, Matinha, Bonfim de Feira, Maria Quitéria e Governador João Durval. Em Tiquaruçu, a ação é na estrada da Malhada Grande. "É uma ação constante em toda cidade", concluiu João Vianey.

Ouça aqui o podcast



Prefeitura e Estado aprimoram ações conjuntas no âmbito da Educação em Feira

 

Entre as ações decorrentes da parceria está a cessão de áreas pertencentes ao município para ampliação de escolas estaduais

Ações conjuntas no âmbito da Educação estiveram em pauta durante o encontro entre o prefeito Colbert Martins e os secretários da pasta Anaci Paim, do município, e Jerônimo Rodrigues, do Estado. A reunião ocorreu no Paço Municipal, no final da tarde desta terça-feira, 28.

“Tivemos uma conversa ampla e estamos definindo ações colaborativas que visam o desenvolvimento de forma mais coerente da Educação em Feira de Santana, o intercâmbio de algumas medidas que favorecem tanto o Ensino Fundamental, de responsabilidade do município, quanto o Ensino Médio, competência do Estado”, explicou o prefeito Colbert Martins.


 Entre as ações decorrentes da parceria está a cessão de áreas pertencentes ao município para ampliação de escolas estaduais.

“Essas medidas vão favorecer uma política de maior oferta de vagas no Ensino Médio e aprimorar o planejamento das ações conjuntas para que o município atenda cada vez mais o Ensino Fundamental. Já vínhamos tratando dessas ações com a Prefeitura há algum tempo”, observa o secretário Jerônimo Rodrigues.


 De acordo com a secretária Anaci Paim, um avanço importante será “a ação integrada entre os dois entes no sentido de possibilitar uma melhor disciplina da oferta, tanto do Ensino Fundamental, quanto do Ensino Médio no município”.

“O transporte dos estudantes do Ensino Médio que moram nos distritos e estudam na sede, que já vem sendo feito pela Prefeitura há alguns anos, é outra ação conjunta que se fortalece por conta da ampliação do número de alunos atendidos”, aponta Anaci Paim.


 

Na próxima semana, deverá ser agendado um novo encontro entre as equipes das duas secretarias para definir novos encaminhamentos.



Em avaliação do Ministério da Saúde, Cerest Feira mantém o melhor desempenho do Brasil

 

Entre 183 centros de referência, Feira é o mais bem avaliado

Pelo segundo ano consecutivo, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Feira de Santana apresentou o melhor desempenho em uma avaliação nacional realizada pelo Ministério da Saúde, alcançando 115 pontos – o índice máximo é 150. 

Ano passado, Feira ficou em primeiro lugar no país, atingindo 130 pontos. Esta foi a maior pontuação entre os municípios avaliados.

“Ainda somos o mais bem avaliado na Bahia, atingimos a maior pontuação estre os estados e estamos entre as melhores do Brasil”, destacou Verena Liberal, coordenadora do órgão – vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Esta avaliação possui o objetivo de contribuir com a qualificação dos Cerest por meio do Plano Nacional de Saúde 2020/2023, que visa qualificar as equipes conforme as necessidades da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast). 

Nesta edição, foram avaliados 183 Cerest no país, conforme os quesitos de número de atendimentos, inspeções realizadas, ações de educação em saúde, ações de notificação, fortalecimento e aperfeiçoamento da gestão e do cuidado integral em saúde do trabalhador, discussões de caso, qualificação dos profissionais e entre outros. A qualidade das ações desenvolvidas pelos centros de referência é avaliada a partir de 83 indicadores. 


“Já tivemos mais duas avaliações periódicas e continuamos nos sobrepondo aos demais Cerest do Brasil. Apenas 28 atingiram a pontuação satisfatória [100 pontos] e Feira de Santana continua sendo destaque. Isso mostra que estamos no caminho certo, pensando em proposições para proteção e prevenção dos trabalhadores”, afirma Verena Liberal.

Sobre o Cerest

Inaugurado em 2004, o Cerest presta atendimento aos trabalhadores com o estabelecimento do nexo causal, para reconhecer o adoecimento no trabalho, além de realizar inspeções em ambiente e processo de trabalho, vigilância epidemiológica em saúde do trabalhador e educação do trabalhador.

No ano passado, foram 294 notificações, 3 investigações de óbito por causas mal definidas e 96 inspeções em ambientes de processo de trabalho, além de 2.652 atendimentos no órgão, que abrange 27 municípios circunvizinhos.

Até agosto deste ano o órgão realizou 170 notificações, 89 inspeções em ambientes de processo de trabalho, 1.222 atendimentos e 23 investigações de óbito por causas mal definidas.