Submarino

AQUI TEM TRABALHO

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Prefeitura oferece serviços de saúde para prevenção a diabetes

 

Portadores da doença recebem atendimento especializado

Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes – celebrado em 14 de novembro – a Prefeitura, através do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh) ,disponibilizou diversos serviços de saúde para os pacientes e pessoas da comunidade. O evento teve sua programação iniciada nesta terça, 16, e segue até sexta-feira, 19, com outras atividades.

Na manhã de hoje foram realizadas aferição da pressão arterial, teste de acuidade visual (exame do fundo do olho), atualização da caderneta de vacinação, instruções de prevenção de tratamento do pré-diabético, corte de cabelo, orientação com nutricionista, massoterapia, serviços odontológicos e com endocrinologista e orientações sobre a saúde do homem.


O aposentado Orlando dos Santos, de 78 anos, acompanhou um familiar e aproveitou a oportunidade para fazer algumas avaliações, pois suspeita que esteja alta sua taxa glicêmica. “No exame não constatou a diabetes, mas vou manter os cuidados de prevenção. Recebi um atendimento nota 10 com ótima qualidade. Esse momento de acolhimento é simbólico para todos que precisam deste serviço”, elogiou.

De acordo com a coordenadora do Cadh, Andreia Silva, o evento possibilita as pessoas identificarem se estão no início do desenvolvimento da doença. Na pandemia da Covid-19, a falta de atividades físicas resultou no aumento de pacientes diabéticos.


“A prática regular de exercício físico é fundamental na melhora da qualidade de vida e no controle da diabetes, diminuindo os fatores de risco para doença", explica a coordenadora. Cerca de três mil pacientes são atendidos no Cadh, onde recebem atendimento especializado por uma equipe multiprofissional. 

Pacientes diabéticos também são atendidos nas unidades de saúde do município. Durante todo o mês, equipes da atenção primária estão realizando a busca ativa de pessoas portadoras da doença ofertando ações de educação e saúde, e caso necessário, serão encaminhados para os especialistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário