Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

"Bando Anunciador das Candeias" conclama comunidade da zona rural para o aniversário de Feira

 

Estudantes foram às ruas da localidade nesta quarta

A comunidade de Nossa Senhora das Candeias, em Humildes, parou nesta quarta-feira (30) para acompanhar o ‘Bando Anunciador das Candeias’. Fantasiados e repletos de conhecimento sobre Feira de Santana, os estudantes da escola municipal, que leva o mesmo nome da localidade, levaram muita alegria e representatividade ao anunciar o aniversário da Princesa do Sertão. 

“Eu estava muito ansiosa por esse momento, amo minha cidade e é muito legal representar a história dela aqui no bando. Minha mãe e a professora me ajudaram com essa fantasia linda, eu não via a hora de usar”, contou animada Isabela Oliveira, do 3º dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que estava representando os sertanejos.  

Este é o resultado de dois meses de preparação. Desde de julho, os estudantes estudaram aspectos da geografia, história e cultura da cidade. A coordenadora pedagógica, Érica Casaes, contou que a equipe da escola pensou em cada detalhe para valorizar os elementos locais, a cultura e o comércio, através de um desfile bem colorido e dividido por alas.


Cada turma, do Grupo 3 ao 5º ano, ficou responsável por um tema. Assim o bando conseguiu levar para as ruas do distrito a ‘Primavera do Sertão’, ‘Arte e cultura em Feira’, ‘Terra fértil (agricultura familiar)’, ‘Sertanejos’, ‘É dia de Feira’ com a feira livre e comerciantes, a ‘Turma do Xaxado’, ‘Feirantes’ e, claro que não poderia faltar, a ‘Micareta de Feira’. 

A folia também teve direito às realezas da tradicional festa momesca. O 5º ano que ficou responsável pela micareta de Feira deu show de animação e criatividade nos looks. “Eu tô muito animado, é bom demais brincar e aprender ao mesmo tempo. A ordem hoje é se divertir”, disse Carlos Arthur, que foi o Rei Momo. 


Ana Cláudia Passos, que é mãe de Wellington Passos, do 3º ano do Fundamental, fez questão de participar. “Estou achando tudo lindo, porque contribui para o desenvolvimento dele e também para conhecer mais a respeito de Feira de Santana. Faço questão de participar de tudo”, afirmou.  

Para a diretora da Escola Nossa Senhora das Candeias, a pró Suzana Alves de Almeida, o evento superou todas as expectativas. Ela sente orgulho de acompanhar o desenvolvimento dos estudantes e o engajamento da comunidade de forma geral. “Muitos pais participaram do movimento, moradores saíram para acompanhar e nossos alunos foram incríveis, todos abrilhantaram este momento.” 


A festa terminou com um parabéns bem animado para Feira, que completa 190 anos de emancipação política no dia 18 de setembro.

voltar Controle da diabetes gestacional aliado ao pré-natal de alto risco é oferecido no Hospital da Mulher

 

Pacientes que buscam cuidados tardiamente podem se deparar com desafios adicionais

No Hospital Inácia Pinto dos Santos, conhecido como Hospital da Mulher, a preocupação com a saúde da mãe e do bebê durante todo o processo de gestação se torna um compromisso firme, especialmente para gestantes que enfrentam condições médicas complexas, como a diabetes gestacional.

De acordo com o médico e obstetra, Marcílio Leite, o diagnóstico é prioridade e destaca que tem contribuído para isso através do treinamento dos residentes. 

"É importante que os futuros médicos obstetras aprendam a fazer o diagnóstico e o tratamento de diabetes durante toda a gravidez", afirma.

Esse diagnóstico, que afeta entre 7 e 10% das gestantes em algum momento da gestação não deve ser negligenciado devido as complicações que essa condição pode trazer.

Pacientes que são diagnosticadas com diabetes gestacional e conseguem controlar seus níveis glicêmicos têm um desfecho positivo na gravidez e no pós-parto. No entanto, é fundamental ressaltar a importância do acompanhamento precoce, observa o obstetra.


Lindinalva da Silva, paciente que lida com a diabetes gestacional e faz o pré-natal de alto risco no Hospital da Mulher, compartilha sua perspectiva sobre a importância do acompanhamento. 

"Depois de ter recebido o diagnóstico, senti um pouco de medo. Porém, ao passar pela equipe médica daqui, fui bem tratada. Eles me explicaram o tratamento e as mudanças na minha alimentação, e eu já notei a diferença e pude perceber ainda mais a importância de ter esse acompanhamento", destaca.

No entanto, pacientes que buscam cuidados tardiamente ou enfrentam dificuldades no controle da glicemia podem se deparar com desafios adicionais. Problemas como hipertensão e complicações relacionadas ao parto podem surgir. Bebês nascidos de mães com diabetes gestacional mal controlada podem enfrentar situações como hipoglicemia e necessitar de uma estadia prolongada na UTI neonatal.


Relação Família-Escola é fortalecida com programação especial na Escola Municipal Norma Suely

 

Aprender coisas novas, reencontrar os colegas, conversar com os professores e comer aquele lanchinho mais que especial, desta vez na companhia de familiares. Assim os alunos da Escola Municipal Norma Suely Mascarenhas comemoraram o "Dia da Família na Escola" na última quarta-feira (30).

Atividades com pintura facial, dinâmicas em sala de aula, jogos, dança, oficinas, entre outros fizeram parte da programação.

“Aqui na escola a gente não tem um dia destinado exclusivamente à mãe ou ao pai, a gente tem o dia da família. A nossa intenção é fortalecer a relação entre a família e a escola, aproximá-los da nossa rotina, para que eles se sintam pertencentes a este espaço”, explica a vice-diretora da unidade, Graciele Silva.


 

Mãe da estudante do primeiro ano Ana Janaína dos Santos, dona Leda Maria dos Santos participou das atividades. Para ela, a programação reforça a importância do apoio mútuo entre a família e a escola. “Nossos filhos passam uma parte do dia aqui, onde são educados e orientados e nós continuamos o trabalho em casa. Então, é importante ter esse momento de partilha”, observa. 

Marli da Silva, mãe do pequeno Ismael Silva, não escondeu a alegria em poder aproveitar as atividades junto com o filho. “O meu filho está falando desta programação há umas duas semanas, estava super empolgado e é uma realização vê-lo assim, tão feliz por estar na escola e com a minha companhia. Eu fico muito feliz também”, contou.


Abertas as inscrições para participação das escolas municipais na 16ª Flifs

 

Estão abertas as inscrições para participação das escolas municipais na 16ª Edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS). As unidades escolares interessadas devem preencher o formulário virtual disponibilizado no edital de inscrições, publicado nesta quinta-feira, 31, no Diário Oficial Eletrônico do município.

O prazo começa hoje e segue até 1º  de setembro. O resultado será divulgado no dia 05. O evento acontecerá entre os dias 26 de setembro a 01 de outubro de 2023, na Praça Padre Ovídio (Praça da Matriz). 

Este ano, 43 escolas municipais da sede e 16 dos distritos vão participar do evento. Cada unidade de ensino pode inscrever 40 estudantes, que vão visitar o evento. Cada um deles receberá um vale-livros. 

Destas, 19 escolas podem se inscrever também para apresentar nos palcos do evento programas e projetos desenvolvidos, preferencialmente, sobre leitura nas escolas. As apresentações terão duração máxima de 10 minutos (cada), com até 15 estudantes por unidade escolar.

Professores efetivos, entre diretores, coordenadores, professores regentes de classe e sala de recursos, também receberão vale-livros. A entrega será feita no local do evento, até atingir a cota estabelecida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Estadual de Feira de Santana. Para a retirada do voucher, os beneficiários deverão apresentar documento de identificação com foto.

Foto: Sara Silva


Feirantes ainda podem apresentar sugestões para melhoria das feiras livres

 

Prorrogado até o dia 4 o prazo para coleta de opiniões e observações para novo regulamento

Os feirantes e demais trabalhadores das feiras livres, mercados municipais e do Centro de Abastecimentos de Feira de Santana ainda podem contribuir com sugestões para a melhoria do funcionamento destes equipamentos. A Secretaria Municipal de Agricultura prorrogou até o dia 4 de setembro a campanha "Seagri Quer te Ouvir".

Os interessados em contribuir com opiniões e observações podem acessar feiradesantana.ba.gov.br/ouvidoriaseagri/ ou encaminhar e-mail para ouvidoria.seagri@pmfs.ba.gov.br. Prepostos da Seagri também têm ido a esses locais para ouvi-los.

A partir da coleta dessas informações, a Prefeitura de Feira de Santana está elaborando o novo regulamento administrativo para as feiras livres, mercados municipais e o Centro de Abastecimento.

"Há mais de dois meses estamos dialogando com esses trabalhadores e dando espaço para que apontem suas necessidades e expectativas. É a partir das informações apresentadas que está sendo elaborado o novo regulamento", afirma o secretário municipal de Agricultura, Pedro Américo.


quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Em Feira, ônibus 0KM com ar condicionado passam a integrar a frota de transporte público

 

Mais de cem mil pessoas em linhas de grande fluxo estão sendo beneficiadas

Mais cinco ônibus 0KM com ar condicionado foram incorporados à frota do transporte público urbano em Feira de Santana. Os novos veículos da concessionária São João estão atendendo o Feira X, Parque Tamandari, Parque da Cidade e o Feira VII.

Além destes, outros três veículos seminovos, todos com ar condicionado, também estão circulando no vetor sul do município. “As melhorias vêm sendo realizadas dia a dia para proporcionar satisfação ao passageiro”, afirma o secretário de Transportes e Trânsito, Sérgio Carneiro.

Desta forma, a nova frota mais moderna chega para beneficiar mais de 100 mil passageiros. A Prefeitura de Feira tem priorizado itinerários com grande fluxo de pessoas, a exemplo das linhas 19-Feira X e 20-Feira VII que transportam uma média de mil usuários/mês.

Os novos veículos estão equipados com elevadores de acessibilidade, câmeras de videomonitoramento e sistema de gestão de frota por GPS.


Outro moderno equipamento instalado é a bilhetagem eletrônica que garante ao usuário com cartão Via Feira pegar mais de um ônibus e pagar apenas uma tarifa ao se deslocar de um bairro a outro local diferente de onde ele saiu.

Com isso, a integração no transporte público urbano, ampliada recentemente pelo Governo Municipal para até 2 horas, resulta em economia no bolso do trabalhador e do estudante, além de rapidez na mobilidade.

KIM+

O passageiro ainda pode pagar a tarifa social na bilhetagem eletrônica do próprio ônibus, ou efetuar recarga por PIX, QR Code, cartão de crédito ou débito, boleto ou transferência bancária através do aplicativo KIM+. 

A tecnologia é gratuita e pode ser baixada da Apple Store ou da Google Play Store.



Cerest identifica irregularidades em local que ocorreu acidente com trabalhadores

 

Equipe esteve no local nesta quarta-feira (30)

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) identificou irregularidades no local da obra onde três pedreiros ficaram feridos após sofrerem descarga elétrica em uma construção na Rua Dois, no bairro Cidade Nova, nessa terça-feira (29). 

De acordo com Muller Almeida Costa, técnico de vigilância em saúde do trabalho do Cerest, os profissionais estavam trabalhando com andaimes próximos aos fios de alta tensão.

“É fundamental que todo serviço em construção seja utilizado os equipamentos corretos que são indispensáveis para garantir a segurança e também que o profissional seja capacitado para trabalho em altura. Identificamos que os andaimes estavam próximos aos fios de alta tensão, que é um grande risco. Atuar em locais altos, sem equipamentos de segurança e sem uma formação, viola os princípios de segurança no trabalho”, relatou.

No primeiro semestre deste ano, o Cerest identificou um crescimento de 141% nas notificações por acidente de trabalho em Feira de Santana, em comparação com o índice notificado no mesmo período do ano anterior. 

Os principais acidentes registrados envolvem queda, choque, cortes com material perfurocortante e acidentes com maquinários. Além das doenças relacionadas à saúde mental.

Denúncias anônimas referentes à falta de condições de trabalho podem ser feitas pelo número (75) 3623-7552, que também é vinculado ao WhatsApp, ou presencialmente na sede do órgão, localizada na Avenida Presidente Dutra, s/n, Capuchinhos. O Cerest é um órgão da Prefeitura de Feira de Santana, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.


Revitalização de praça no Conjunto Feira IV vai proporcionar um ambiente mais acolhedor

 

Um novo espaço de convivência para a comunidade

A Prefeitura de Feira de Santana segue com as obras de revitalização da Praça Alexandre Soares no Conjunto Feira IV. Situada na Rua A, o equipamento público recebe moderno projeto urbanístico que prevê a instalação de equipamentos para a prática esportiva, o lazer das crianças e um ambiente de convivência para toda a comunidade.

O espaço ganhará parque infantil, aparelhos para atividades ao ar livre, área verde, além de piso tátil. O sistema de iluminação receberá melhorias e serão executados serviços de pintura na etapa final.

O vendedor de lanches e morador do bairro, Edson Ney da Silva, observa que a revitalização da praça resultará em um espaço mais convidativo para a comunidade. “Vai ficar uma praça mais bonita e acolhedora”, considera.

O estudante Cauan Rios também elogiou a reforma. “Está ficando massa”. A previsão é de que os serviços no local sejam concluídos no final de setembro.

Jaguara recebe mutirão de serviços este domingo

 

Iniciativa reforça oferta de atendimentos e atividades de limpeza

Este domingo (3) os moradores do distrito de Jaguara e povoados vão receber o mutirão de serviços da Prefeitura de Feira de Santana, o Feira Faz Mais pra Você. As atividades iniciam às 9h, na quadra da praça principal - sede da localidade.

Os moradores terão à disposição consulta médica - clínico geral; testagem rápida (HIV, hepatites e sífilis); atendimento nutricional; atendimento psicológico; atividades com educador físico e fisioterapia; vacinação contra influenza e bivalente. Triagem e agendamento para consulta com urologista, coleta de sangue para exames de laboratório e palestra sobre amamentação estão entre as atividades.

Durante o evento, cães e gatos podem ser vacinados contra a raiva. Vale destacar que cães de grande porte só serão vacinados com focinheira. O combate à dengue também será reforçado.

O momento é oportunidade para cadastrar ou atualizar o Cadastro Único (CadÚnico), com os serviços de assistência social. Ainda, obter atendimento para Carteira do Idoso, Programa Criança Feliz, Conselho Tutelar, entre outros.

Neste dia, as atividades de limpeza e manutenção de ruas serão reforçadas. O mutirão leva serviços de revitalização de praças e espaços públicos, e manutenção e reparo das vias públicas (operação tapa-buracos), substituição de lâmpadas danificadas, além da realização de um "bota-fora" para o descarte correto de resíduos volumosos, evitando o acúmulo de lixo nas vias públicas.

Informações e orientações sobre o direito do consumidor, além de agendamentos para atendimento na Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) serão ofertados na localidade.

O mutirão oferece ainda a oportunidade de trocar os resíduos recicláveis por brindes, a exemplo de suculentas, adubo ou sabonete líquido feito de óleo reciclado - iniciativa da Sustentare.

O Feira Faz Mais Pra Você é uma realização da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria de Comunicação Social e envolve diversas secretarias municipais. O evento ocorre toda semana em um bairro diferente e visa promover, em um único local, o acesso aos serviços do Governo Municipal, além de intensificar a atuação durante uma semana.

A últimas edições contemplaram os bairros Rua Nova, Cidade Nova, conjuntos Viveiros e Feira X, Centro de Abastecimento. 

ATUALIZADA ÀS 11H04



Hospital da Mulher ultrapassa marca de meio milhão de atendimentos em 10 anos

 

Números refletem a confiança das pacientes na unidade

O Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), o Hospital da Mulher, comemora um marco significativo ao ter ultrapassado a marca de meio milhão de atendimentos nos últimos 10 anos. Tornando-se o principal Complexo Materno Infantil de acesso público municipal, este hospital, que opera 24 horas por dia, dedica-se ao cuidado da população feminina não apenas de Feira de Santana, mas também de mais 88 municípios baianos.

A quantidade de atendimentos alcançada ao longo de uma década estabelece um recorde na área de emergência do Hospital da Mulher, totalizando 376.464 atendimentos. Destes, merece destaque o número de internamentos na emergência, que atingiu a cifra de 103.718 internamentos. Tais números refletem a confiança das pacientes que buscam atendimento de referência na emergência do hospital.

Vale ressaltar também o notável avanço do Ambulatório de Especialidades durante o mesmo período, com um leque de 25 especialidades médicas disponíveis para atender à demanda, totalizando 433.173 atendimentos.

No âmbito da maternidade, o hospital realizou um expressivo número de partos normais e cesarianas ao longo desses 10 anos. O total de 70.137 partos realizados solidifica a reputação do HIPS como líder na realização de partos no estado da Bahia.

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana(FHFS), autarquia municipal responsável pela administração do HIPS, espera superar o número de atendimentos alcançados no ano anterior até o final de 2023. No ano passado registrou um total de 49.479 procedimentos, dos quais 10.962 envolveram a internação de mulheres para procedimentos como partos normais, cesarianas e curetagens.

Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, ressalta que os resultados positivos refletem o compromisso com as metas estabelecidas para 2023.

"É de extrema importância interpretar esses dados de maneira positiva, visto que a busca por assistência em nossa unidade hospitalar reflete a necessidade contínua de melhorias. O Hospital da Mulher tem passado por ampliações e reformas sucessivas em diversos setores, visando acomodar um maior número de pacientes sem comprometer a qualidade do atendimento".

A diretora também enfatiza que todos os esforços estão concentrados em expandir o atendimento e aprimorar a assistência em todas as unidades administradas pela Fundação Hospitalar.

"Como referência em cuidados materno-infantis, expandimos nossos serviços de ginecologia com a criação de mais leitos e salas cirúrgicas dedicadas a procedimentos ginecológicos. Além disso, fortalecemos as áreas de exames de imagem e ampliamos as especialidades em pediatria ambulatorial e laboratório, reforçando nosso papel como referência em toda a rede".

Foto Jorge Magalhães  

Vacinação é uma das formas de prevenir complicações de gripe Influenza

 

Crianças e adolescentes serão atendidos somente na presença dos pais ou responsável

A gripe é uma das doenças mais comuns no período do inverno. De janeiro até agosto, 121 casos de Influenza foram contabilizados em Feira de Santana, conforme análise do Laboratório Central de Saúde Pública.

De acordo com a pneumologista, Rosa Argentina, a vacinação é uma ferramenta importante na prevenção de agravamentos dos quadros clínicos da influenza.

“As gripes e resfriados se intensificam, pois, devido às baixas temperaturas e às chuvas, as pessoas costumam ficar em ambientes fechados e se aglomeram facilitando a transmissão dos vírus”, explica.

Em Feira, a vacina contra a gripe influenza continua disponível para toda população acima dos seis meses de vida. Para receber a dose, o interessado deve apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação. 

O imunizante é aplicado de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF). É válido destacar que crianças e adolescentes serão atendidos somente na presença dos pais ou responsável.

Quem trabalha durante o dia ou não tem disponibilidade para ir no horário comercial, pode ser vacinado à noite nas seis USFs vinculadas ao Programa Saúde na Hora, com funcionamento ampliado das 8h às 20h30. São elas: Campo Limpo I, V e VI, Liberdade I, II e III, Queimadinha I, II e III, Parque Ipê I, II e III, Videiras I, II e III e Rua Nova II, III e Barroquinha.

Foto: Jorge Magalhães 

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Inclusão na Educação de Jovens e Adultos é tema de encontro formativo

 

Professores que atuam neste segmento participam da formação até esta terça

Práticas pedagógicas inclusivas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão sendo discutidas durante a formação continuada para os professores das escolas municipais, que atuam neste segmento. Os encontros acontecem até esta terça-feira (29), na Escola Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim (Centro). 

“A inclusão é uma temática extremamente necessária para todas as pessoas envolvidas no processo educativo. Com a formação, os professores estarão ainda mais qualificados para trabalhar dentro desta perspectiva”, pontua a chefe da Divisão de Inclusão e Diversidade da Secretaria de Educação, Railda Neves. 

Além das práticas pedagógicas, alguns casos de estudantes da Rede também são analisados pelos professores, junto com as formadoras. Uma delas, Adriana Freitas, explica que “estes pontos norteiam a discussão sobre ações que atendam a necessidade dos estudantes, considerando as singularidades, as peculiaridades e as dificuldades desses sujeitos”.

Para Maria das Graças Ferreira, professora da Escola Municipal Ana Brandoa, “os encontros oportunizam aprender, ainda mais, sobre como  atuar de forma que todos os estudantes sejam envolvidos e não se sintam isolados por nenhuma circunstância”. 

Novo sistema do CMDI garantirá entrega de exames no mesmo dia e acesso a resultados pela internet

 

A medida, em fase de implantação, resultará em maior agilidade e acessibilidade

O Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) contará em breve com um novo sistema informatizado para emissão de laudos e exames. A medida, em fase de implantação, resultará em maior agilidade e acessibilidade aos resultados, encurtando significativamente o tempo de espera por parte dos pacientes. 

Conforme a diretora do CMDI, Madalena Cunha, exames que demoravam cerca de 15 dias para serem entregues, estarão em mãos dos pacientes em poucas horas"Um avanço significativo, pois além de reduzir o tempo de espera e a ansiedade dos pacientes, permite agilizar tratamentos ou encaminhamentos médicos necessários", observa.

Com a informatização, os pacientes poderão acessar os resultados de exames pela internet, por meio de login e senha pessoais. "Através do portal, inicialmente será possível visualizar os laudos de exames como eletrocardiogramas, mamografias, raio x e densitometria óssea, facilitando o acompanhamento da saúde de forma prática", acrescenta Madalena.

Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, observou que a implantação do sistema facilitará bastante a vida principalmente dos pacientes que necessitam de procedimentos mais complexos, como intervenções cirúrgicas. "Ao acompanhar os pacientes, notamos que muitos realizam exames prévios a cirurgias ou consultas agendadas. O agendamento depende da disponibilidade de vagas, então a agilidade nos resultados é fundamental para que não percam esses prazos".

Mostra cultural e artística evidencia a história de Feira de Santana

 

A exposição será aberta no dia 5 no Museu de Arte Contemporânea

O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira será palco da Mostra Coletiva "Feira dos Meus Olhos D'Água" em homenagem aos 190 anos de Feira de Santana [a emancipação do município é comemorada em 18 de setembro]. A exposição será aberta no dia 5 de setembro, às 19h, e segue até 5 de outubro. A mostra tem intervenção artística do feirense Asa Filho.

A mostra evidencia a rica cultura e a história da Princesa do Sertão através dos olhares de mais de 15 artistas feirenses, que exploram e celebram a memória e a regionalidade da cidade, como o Casarão Olhos D'Água e a Catedral Metropolitana de Senhora Santana, a Igreja da Matriz.

Os visitantes poderão conhecer as raízes, tradições, a diversidade, a arte popular e suas nuances por meio de múltiplas técnicas artísticas. Representações da memória e da história regional ganham vida através de pinturas e instalações dos artistas locais.

A mostra terá uma programação diversificada, incluindo rodas de conversas, visitas guiadas e oficinas ministradas por artistas participantes, proporcionando aos visitantes uma experiência ímpar e interativa. A exposição conta com a colaboração curatorial coletiva de Simone Rasslan e da equipe do MAC.

A diretora-presidente da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Telecomunicações Egberto Tavares Costa, Cleane Oliveira, destaca que a mostra é uma homenagem a Feira pelos seus 190 anos de emancipação e ao seu povo.

“Quem for ao Museu de Arte Contemporânea a partir do dia 5 poderá conhecer e se aprofundar na história de Feira”, observa.

Foto: Jorge Magalhães 

Serviços de drenagem e microdrenagem em Feira de Santana são intensificados pela Prefeitura

 

O intuito é prevenir alagamentos e melhorar a infraestrutura urbana

A Prefeitura de Feira de Santana continua avançando com os serviços de drenagem e microdrenagem em diferentes localidades de Feira de Santana. As obras visam prevenir alagamentos durante os períodos chuvosos, além de melhorar a infraestrutura urbana e proporcionar mais segurança e conforto à população.

Ao todo, cerca de sete equipes da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) estão distribuídas em pontos estratégicos da cidade, atendendo as demandas necessárias de diferentes localidades. 

O trabalho de microdrenagem já foi finalizado no trecho entre a Rua Papa João XXIII e a Rua Vênus, no bairro Jardim Acácia, proporcionando à população um espaço urbano sem  acúmulos de água. No bairro Conceição, o serviço segue em andamento na Rua Carmópolis de Minas e Rua Cruzeiro do Norte.

As ações também prosseguem no trecho entre a Avenida Getúlio Vargas e a Avenida João Durval; Avenida Rio de Janeiro, no bairro Pedra do Descanso; e Rua Rio Tapajós, no bairro Capuchinhos.

As equipes de implantação e requalificação de drenagem estão concentradas na Rua Papa João XXIII, bairro Tomba; Rua do Rio Itapemirim no bairro Capuchinhos; Estrada do Sem Terra no bairro Viveiros e Rua do Cajueiro no distrito de Humildes.

Na Rua O e Rua Q do Conjunto João Paulo II, o serviço já foi concluído. A intenção é garantir um eficiente escoamento das águas pluviais e minimizar os riscos de inundações em áreas vulneráveis, melhorando a mobilidade urbana do município.


Agostinho Fróes da Motta nomeado secretário Municipal de Tecnologia e Inovação

 

O prefeito Colbert Martins Filho nomeou na manhã desta terça-feira (29/08), Agostinho Froes da Motta Oliveira, que é Diretor do Departamento de Proteção Social do Suas, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, secretario municipal de Tecnologia e Inovação.

 A recém-criada Secretaria Municipal Extraordinária de Tecnologia e Inovação foi estabelecida há 15 dias pelo prefeito. Agostinho vai responder interina e cumulativamente pelo cargo de Secretário Municipal Extraordinário de Tecnologia e Inovação.

 "Agostinho é competente e tem as qualidades necessárias para conduzir bem o trabalho na Secretaria Extraordinária de Tecnologia e Inovação", destacou Colbert, sobre o novo secretário.

 A criação da nova secretaria foi justificada pela falta de uma estrutura organizacional específica no município de Feira de Santana para formular e implementar políticas públicas relacionadas à tecnologia, modernização, inovação, empreendedorismo e transformação digital.

 Agostinho Froes da Motta Oliveira é trineto do ex-prefeito de Feira de Santana, Agostinho Fróes da Motta.

Foto: Arquivo pessoal 

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Feira de Santana registra um caso de raiva em morcego

 

UPA da Queimadinha liderou quantidade de atendimentos na última semana

 

As Policlínicas Municipais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Feira de Santana realizaram 40.156 atendimentos, sendo 26.994 procedimentos, 6.678 exames e 6.484 consultas com médicos clínicos e especialistas. Os dados são referentes ao último dia 21 de agosto até esse domingo (27).

A média é de 5.083 atendimentos por dia na zona urbana e 653 na zona rural. A UPA da Queimadinha liderou o ranking mais uma vez com 6.625 atendimentos na sede. Já a Policlínica de São José registrou 2.497, ocupando a primeira posição em assistência prestada nos distritos.

É válido destacar que policlínicas e UPAs não fazem marcações de exames, entretanto o município dispõe de 110 unidades de saúde que realizam o encaminhamento.

Foto: Jorge Magalhães 

Após caso confirmado em Feira, especialista reforça alerta para vacinação contra a raiva

 

Último caso positivo em morcego foi registrado em 2017

A vacinação contra raiva em cães e gatos é a principal maneira de combater a transmissão da doença em seres humanos, alerta a médica veterinária e coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Mirza Cordeiro.

Segundo a especialista, a imunização desses animais impede que, ao serem infectados pelo vírus, contaminem os donos ou pessoas ao redor. Em Feira de Santana, nenhum caso de raiva em cães e gatos é registrado desde 2017.

Mirza destaca que há quase um mês foi iniciado o calendário de vacinação dos pets. A imunização dos animais pode ser feita na sede do CCZ, localizada na Avenida Eduardo Fróes da Mota, S/N. O atendimento de segunda a sexta-feira é das 8h às 15h.

A coordenadora também tranquilizou a população sobre o primeiro caso da doença detectado em morcego neste ano. “Das cinco amostras enviadas para o Lacen [ Laboratório Central de Saúde Pública], apenas uma foi confirmada. O último caso foi em 2017. Estamos vigilantes quanto à possibilidade de circulação da doença”, pontuou.

Para infectar os seres humanos, os morcegos teriam que realizar algum tipo de mordida.  Já nos pets, esse acidente pode ocorrer durante brincadeiras, passeios ou nos momentos de distração. Mas, se o animal estiver imunizado contra a raiva, não existem riscos, destacou a veterinária.

Mirza ainda orienta que a população observe sinais atípicos no comportamento desse animal. “O morcego tem um comportamento noturno. Então, se ele tem voo baixo, está se alimentando, apresenta comportamento agressivo ou foi encontrado no chão durante o dia é importante ficar atento”, alertou.

O contato com morcegos deve ser evitado. Na ocorrência dessas situações mencionadas anteriormente ou da morte do animal, o Centro de Zoonoses deve ser acionado por meio do número 75 99967‑3984‬ para recolhimento e envio de amostra para investigação no Lacen.

Foto: Valdenir Lima 

1ª Caminhada da Amamentação encerrou as atividades do Agosto Dourado

 

Participantes percorreram mais de 500 metros ao longo da avenida Noide Cerqueira

Neste domingo (27), um grupo composto por diretores, médicos, advogados, bolsistas, estagiários e profissionais da saúde do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, se reuniu na avenida Nóide Cerqueira para realizar a primeira Caminhada da Amamentação, como parte das ações do Agosto Dourado. Essa iniciativa é uma contribuição para a Campanha Mundial da Amamentação.

Vestidos com camisetas da campanha Agosto Dourado, portando faixas, cartazes de conscientização sobre a amamentação e bolas douradas, os participantes percorreram mais de 500 metros ao longo da avenida. A diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, expressou sua satisfação por reunir profissionais de diversas áreas dos HIPS para esse ato que pode salvar vidas de recém-nascidos.

"Essa é a nossa primeira caminhada do Banco de Leite Humano, destinada a incentivar as mães a doarem o leite excedente e a valorizar o leite materno como a primeira alimentação do bebê".

A diretora médica do Hospital da Mulher, Andréa Alencar, ressaltou que a caminhada foi uma ação positiva ao reunir diversos profissionais da área da saúde para conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação.

"A amamentação é a primeira vacina, e amamentar é estabelecer um vínculo com o filho desde as primeiras horas após o nascimento", alertou a médica obstetra.

Juliana Rigaud, coordenadora de Enfermagem do Hospital da Mulher, elogiou a equipe do Banco de Leite Humano (BLH) por conseguir unir todas as equipes interessadas em destacar a importância da amamentação.

"Elogio a beleza da caminhada e, acima de tudo, a forma como chama a atenção para a doação de leite materno", afirmou Juliana Rigaud.

Vanessa Pereira, coordenadora do Centro Cirúrgico Obstétrico da unidade hospitalar, enfatizou que o leite materno desempenha um papel fundamental em salvar a vida de recém-nascidos prematuros e extremamente prematuros.

"É uma grande honra para mim fazer parte desta primeira Caminhada do BLH do Hospital da Mulher. No centro cirúrgico de obstetrícia, incentivamos a amamentação desde o momento do nascimento, seja por cesariana ou parto normal. Cada recém-nascido precisa ser estimulado a se alimentar do peito materno, pois o colostro atua como a primeira vacina, imunizando o recém-nascido", destacou Vanessa Pereira.

Nadja Vieira, coordenadora do Banco de Leite do Hospital da Mulher, afirmou que essa foi a primeira de muitas caminhadas que o BLH planeja promover para incentivar a doação de leite materno. "É crucial promover a importância desse alimento de valor inestimável, encerrando assim as atividades do Agosto Dourado. Aproveitamos esse momento para reunir mães doadoras e profissionais da saúde, buscando a colaboração de outras mães para doarem o leite materno excedente", explicou.

Atualmente, o estoque do Banco de Leite do Hospital da Mulher conta com 285 litros de leite materno pasteurizado, prontos para distribuição a recém-nascidos prematuros, extremamente prematuros e àqueles que necessitam desse "alimento ouro" por meio de sonda. O atendimento externo do BLH está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, por meio do telefone 3602-7156.