O fornecimento de energia elétrica foi restabelecida em cidades baianas após um "apagão" nacional afetar todos os 417 municípios do estado. O problema foi detectado no estado às 8h31 e começou a ser resolvido por volta das 10h20 desta terça-feira (15/08).
Em especial em Feira de Santana, o fornecimento foi retomado por volta do meio dia. Devido ao apagão o centro da cidade ficou totalmente congestionado. Agentes da Superintendência municipal de trânsito deram um suporte ordenando o trânsito e o ir i vir dos pedestres.
A Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo serviço na Bahia, afirmou que o restabelecimento das cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) acontece de forma gradativa, mediante autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Já o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que até as 10h22, 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste estava normalizada.
Até as 11h, conforme a Coelba, cerca de 50% dos consumidores inicialmente afetados na Bahia foram normalizados. O serviço foi normalizado em cidades como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso, Jequié, Simões Filho, Irecê e parte da capital baiana.
O centro comercial de Feira de Santana ficou até por volta do meio dia sem o fornecimento de energia o que prejudicou as vendas em diversos estabelecimento, principalmente devido à dificuldade de receber pagamento por cartões de credito e PIX.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que a operação dos sistemas de abastecimento dos 367 municípios onde a empresa atua também foi afetada pelo "apagão", e o fornecimento foi suspenso. O serviço será retomado de forma gradativa.
Fotos: Jorge Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário