Na última sexta-feira (29), foi celebrado o Dia Mundial do Coração. A data busca alertar sobre os cuidados necessários para a prevenção de doenças cardíacas, que podem ser feitos por meio de uma alimentação balanceada junto a prática de atividades físicas.
A nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Kátia Simões, destaca que a soma desses dois fatores podem contribuir tanto para evitar o colesterol alto, obesidade e hipertensão como para diminuir o risco de sofrer infarto.
“As doenças que afetam o coração fazem parte das principais causas de morte no mundo todo. Uma das melhores formas de preveni-las é ter uma alimentação balanceada rica em ômega 3 como os peixes de água fria, a exemplo da sardinha e o salmão e alimentos ricos em fibras que reduzem a absorção de gorduras e açúcares no organismo, como aveia, feijões, arroz integral; as frutas, dando preferência a ingestão com bagaço e cascas; as antioxidantes, a exemplo da laranja, tangerina, maçã e uva, e outros vegetais verde-escuros como o espinafre, couve, agrião, pepino e brócolis”, pontuou.
A nutricionista também alerta que o excesso de sal na preparação das refeições deve ser evitado, pois o consumo exagerado pode fazer mal à saúde, levando à hipertensão. Além disso, a especialista recomenda o não uso de cigarros, bebidas alcoólicas e a redução do consumo de café para, no máximo, duas a três vezes ao dia.
Já o educador físico, Mário Silva, integrante do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), ressalta que a falta de tempo não pode ser desculpa para cuidar do coração e traz dicas para incluir exercícios na rotina.
“Atividade física não é feita somente na academia. A pessoa pode realizar 30 minutos de caminhada, quem tem bicicleta pode utilizar. Os que possuem uma vida muito corrida, podem dar preferência a subir um andar de escada nos locais com elevadores, ou então, saltar do ônibus um ponto antes para ir andando. Tudo isso auxilia”, enfatizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário