As unidades de saúde gerenciadas pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) estarão engajadas, ao longo de todo o mês de outubro, em iniciativas de conscientização sobre a saúde da mulher, prevenção ao câncer de mama e colo do útero, como parte das atividades do Outubro Rosa.
No último sábado, dia 7 de outubro, o Centro Municipal Diagnóstico por Imagem (CMDI) foi palco do Dia D da Prevenção, marcando a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa. Durante esse evento, a unidade de saúde municipal realizou uma série de ações voltadas para informação e orientação, além de atendimentos destinados a 250 usuárias da rede pública municipal de saúde, abrangendo diversos exames, sendo a mamografia a de maior procura.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, as ações desse mês têm como propósito ampliar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo assim para a redução da taxa de mortalidade.
"Durante outubro, nossa programação será abrangente, incluindo consultas e exames no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer - Romilda Maltês (CMPC). Na abertura da Campanha de Prevenção ao Câncer, já realizamos exames como Usg transvaginal para 51 pacientes, Usg abdômen total para 80 pacientes, ECG para 34 pacientes, e ao longo do mês, continuaremos a oferecer serviços gratuitos no CMPC através do WhatsApp 75 99904-0658", destacou Gilberte Lucas.
Madalena Sobral, coordenadora do CMDI, enfatiza que a essência da campanha é sensibilizar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.
"Neste dia, disponibilizamos 250 senhas e nas primeiras horas da abertura da Campanha Outubro Rosa, quase todos os exames de Raio X, Eletrocardiograma e Mamografia foram realizados. É importante ressaltar que ninguém ficará sem atendimento durante o ano no CMDI, pois a mamografia, assim como outros exames, é realizada gratuitamente. Durante a Campanha Outubro Rosa, a expectativa é de que um grande número de mulheres faça o agendamento para a prevenção do câncer de mama através do WhatsApp 75 98346-2576", afirmou Madalena Sobral.
PROGRAMAÇÃO
Atividades programadas para o Outubro Rosa incluem orientações e palestras sobre promoção e prevenção da saúde da mulher, prevenção ao câncer de mama e colo do útero, coleta de exames citopatológicos, solicitação de mamografias, consultas médicas, enfermagem, aferição de pressão arterial, acompanhamento psicológico, serviço social e distribuição de laços rosas como símbolo da campanha "Outubro Rosa" no CMPC e CMDI.
Foto: Fatima Brandão
Nenhum comentário:
Postar um comentário