Nesta segunda-feira (18), as ações de prevenção ao HIV foram intensificadas no Centro Pop da Rua Elizabeth Martins. A equipe da Unidade de Saúde da Família da Rua Nova 2,3 /Barroquinha marcou presença e realizou palestras educativas e testes rápidos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis.
Segundo a enfermeira, Jaci Monteiro, a ação teve como público-alvo pessoas em situação de rua e faz parte da campanha Dezembro Vermelho, promovida pela Prefeitura de Feira para alertar sobre os perigos causados e a importância de prevenir o HIV.
“Nosso principal objetivo foi alcançar o público que tem um maior risco de contaminação, seja pela informação que muitas vezes não chega ou pelo acesso aos meios de prevenção. O acesso à saúde é um direito de todos e nossa equipe esteve aqui justamente para garantir essa assistência”, pontuou.
No local, foi feita a distribuição de preservativos. Os pacientes tiveram acesso a testes rápidos para sífilis, HIV, hepatites B e C e aferição de pressão arterial, além das orientações prestadas pela equipe de saúde.
Neste ano, 313 pessoas foram diagnosticadas com HIV em Feira de Santana. Os dados foram coletados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) da SMS. Atualmente 3.914 pacientes fazem o tratamento no Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário