Em Feira de Santana, mais de 330 mil (336.228) exemplares foram distribuídos aos alunos da Educação Municipal
Comemorado esta semana, no dia 27 de fevereiro, o Dia Nacional do Livro Didático ressalta a importância desses materiais no processo educativo de estudantes e professores. Valiosas ferramentas educacionais, mais de 330 mil (336.228) exemplares foram distribuídos aos alunos da Educação Municipal em Feira de Santana.
“De forma geral, o livro didático inclui o conteúdo educacional estruturado e as atividades complementares para auxiliar na aprendizagem do estudante. Dentro da sala de aula, é usado como guia de orientação e também como fonte de pesquisa e ensino para o aluno no processo de aprendizagem”, explica a professora formadora Alexsandra El- Chami, que integra o departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.
Ainda de acordo com a professora, é fundamental que o livro didático esteja alinhado com temas vinculados à sociedade contemporânea. “Um bom material deve abordar assuntos como a promoção da diversidade cultural, a compreensão dos fenômenos climáticos globais e locais, bem como a implementação de uma educação antirracista e inclusiva, preparando os alunos para compreender e enfrentar os desafios variados”, pontua.
Para a estudante Maria de Fátima Souza, do 5º ano na Escola Municipal Monteiro Lobato, ter acesso ao livro didático é essencial na rotina dentro e fora da sala. “É o instrumento que tenho para assimilar o que foi ensinado pelo professor. Através dele, aprendo coisas novas e esclareço dúvidas”, conta
Distribuição dos livros didáticos
Os livros didáticos são distribuídos ao município através do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do governo federal que disponibiliza obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio, para escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais e municipais. A disponibilização de todo o material é de forma gratuita.
O censo escolar do ano anterior é a base para o cálculo do número de exemplares de títulos que devem ser enviados para cada escola. A logística e distribuição também são de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
“Essa parceria firmada com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação [FNDE], que é o braço financeiro de todos os grandes projetos que hoje são realizados e desenvolvidos pelas redes públicas de ensino, é de muita importância porque democratiza o acesso ao material didático”, destaca a secretária de Educação do município, Anaci Paim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário