Submarino

AQUI TEM TRABALHO

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Hospital da Mulher enfatiza a importância da doação no Dia Internacional do Leite Humano

 

Unidade teve redução no número de doações entre março e abril

Neste domingo (19), celebrou-se o Dia Internacional da Doação de Leite Humano, uma data que nos lembra da importância vital deste ato de generosidade. Com o tema “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”, a celebração, marcada pela solidariedade e pelo amor ao próximo, reforça a importância da doação de leite materno, como um gesto que pode transformar a vida de muitos recém-nascidos.

Nos últimos dois meses, o Banco de Leite Humano do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, enfrentou desafios significativos. Em março, 133 mães doaram um total de 198 litros de leite, enquanto em abril, o número de doadoras caiu para 95, resultando em um estoque de 179 litros. Essa redução no número de doadoras e na quantidade de leite disponível sinaliza uma necessidade urgente de conscientização e incentivo à doação.

Janeide Sales, uma mãe doadora, compartilhou sua experiência e motivação para doar leite materno. “Para mim, é importante doar leite porque as crianças que não podem ser amamentadas pelas próprias mães podem receber esse benefício. Sempre tive o desejo de ser doadora, mas faltava incentivo e conhecimento sobre os meios de realizar a doação. Quando tive meu segundo filho no Hospital da Mulher, percebi que estava produzindo muito leite e decidi me tornar uma doadora. Tenho certeza de que já consegui ajudar muitas crianças com minhas doações e isso me deixa muito feliz”, relata Janeide, que se tornou doadora há um mês.

Nadja Vieira, enfermeira e coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher, destaca a importância da doação de leite para os bebês internados na UTI e no berçário. “Nós incentivamos as mães que têm leite excedente a entrar em contato conosco pelo número (75) 3602-7156 para que possamos ir até suas residências e cadastrá-las como doadoras. Um litro de leite doado pode alimentar até 10 crianças. O leite materno imuniza os bebês, diminuindo os riscos de complicações”.

Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, complementa ao falar sobre toda a estrutura envolvida no processo de doação. “A logística para recolher o leite doado é minuciosamente planejada para garantir a eficiência e segurança de todo o processo. Nossas equipes são treinadas para ir até a casa das mães doadoras, coletar o leite e transportá-lo adequadamente até o Banco de Leite. Esse incentivo é fundamental, pois facilita a vida das doadoras e assegura que o leite chegue em perfeitas condições aos bebês que dele necessitam. E nosso objetivo é proporcionar o máximo de apoio às mães para que essa corrente de solidariedade não pare de crescer”, conclui Gilberte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário