Foram sete mil quiabos que resultaram em três mil pratos de caruru servido com vatapá e frango. O tradicional caruru de Santa Bárbara no Centro de Abastecimento de Feira de Santana marcou as comemorações em louvor à santa, que na umbanda é Iansã, rainha dos raios e trovões, nesta sexta-feira, 4.
O branco e vermelho tomou conta do entreposto comercial e enquanto alguns caíam no samba ao som de Mara Araújo e Banda, a fila para distribuição do caruru crescia no Restaurante Popular. Mas deu tempo de comer e voltar para o samba. Ainda se apresentou no palco o grupo da Quixabeira da Lagoa da Camisa.
As figuras emblemáticas das baianas e as mães de santo deram o ritmo aos festejos. Ao tempo que abençoavam a festa e reverenciavam a santa padroeira dos comerciantes do Centro de Abastecimento. As imagens de Santa Bárbara e de São Jerônimo ficaram expostas no galpão de cereais.
“Todos os anos participo dessa festa. É o momento de agradecer as conquistas que a santa nos proporcionou. Ano que vem certamente estarei aqui mais uma vez”, disse Josélia Santana. Ela ainda elogiou: “O caruru estava uma delícia!”.
A festa de Santana Barbara não se resumiu ao caruru. O espocar de fogos no Centro da cidade anunciou o início das comemorações às 7hs, quando o padre Leomário Gonçalves dos Santos celebrou a missa na Igreja Senhor dos Passos.
Logo após a missa, o cortejo das baianas e devotos seguiu as imagens de Santa Bárbara e São Jerônimo, conduzidas em um caminhão do Corpo de Bombeiros até o Centro de Abastecimento, onde o arcebispo metropolitano Dom Zanoni celebrou a missa campal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário