A quantidade de sementes de feijão e milho que será distribuída pela Prefeitura de Feira de Santana aos pequenos agricultores neste ano será 25% maior do que em 2015: vai passar de 60 toneladas para 75 toneladas – 50 de feijão e 25 de milho.
De acordo com o secretário de Agricultura, Joedilson Machado, as sementes serão distribuídas com o período agrícola no município, entre os dias 1º de abril e 15 de junho, quando plantio é vinculado ao Seguro Garantia Safra. A distribuição será feita durante o ciclo das chuvas na região.
Serão beneficiadas mais de 19 mil famílias e as sementes serão distribuídas pelas associações comunitárias dos distritos e povoados, as quais elas são associadas.
As sementes já estão em um depósito do município e parte dela foi aleatoriamente retirada para ser encaminhada ao laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura para análise de germinação, cujo índice não pode ser inferior a 90%.
“Sementes de qualidade é a garantia de que, com o tempo favorável para o plantio, teremos boas safras”, afirmou o secretário. E o aumento na quantidade de sementes vai aumentar a área plantada. “O exame vai certificar se as sementes estão dentro dos padrões estabelecidos na licitação”.
Joedilson Machado ainda disse que a Prefeitura vai arar – e não gradear - o solo para o plantio da safra de inverno dos agricultores que não puderem pagar pelo serviço, usando a frota própria de tratores. “A grande maioria das associações comunitárias tem tratores e isso agiliza o plantio”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário