Fora mosquito! Fora mosquito! Gritaram a todos pulmões pelas ruas da Matinha estudantes da Escola Municipal Rosa Maria Esperidião Leite, com a intenção de despertar entre os moradores do distrito atitudes preventivas contra o aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chinkugunia.
A ação contra a dengue foi organizada pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Saúde – Núcleo de Educação da Vigilância Epidemiológica, prepostos da SESP, USF da Matinha e estagiários da UEFS.
No estande, os estudantes ouviram explicações sobre como evitar a reprodução do inseto, bem como os estágios do seu desenvolvimento, da larva até a fase alada. “Isso é uma cabeça de prego”, admirou-se o pequeno Eduardo, sete anos. O mosquito estava na fase de pupa, que antecede a sua fase alada de vida.
Caçambas da SESP foram usadas na operação Bota Fora e recolheram vários móveis e outros objetos que estavam jogados nos quintais das casas e que poderiam ser usados como ponto de desova pelo aedes. “São objetos que a gente não usa mais e que fica só entulhando dentro de casa. Chegou a hora de a gente jogar fora”, disse a dona de casa Neuza de Jesus.
Para Áurea Cerqueira, do Núcleo de Educação da VIEP, a integração entre os setores afins, mais a participação ativa da comunidade, é o caminho para que os objetivos sejam atingidos. “A comunidade deve entender que as ações de prevenção devem ser diárias”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário