Reunião CEFIR
|
Começa nesta quarta-feira, 20, o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) em Feira de Santana, correspondente ao Cadastro Florestal Rural, no âmbito federal. O registro eletrônico é obrigatório para todos os imóveis rurais e deverá contemplar gratuitamente, nesta etapa, 4.012 imóveis nos oito distritos feirenses.
Os preparativos para o Cefir foram definidos na manhã desta terça-feira, 19, durante reunião entre o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri), Joedilson Machado, administradores dos oito distritos feirenses e mais os técnicos Marco Aurélio Santos Silva e Kelly Costa, da GT1 Gestão e Engenharia. Já a partir desta quarta-feira, mais seis técnicos estarão em campo aplicando o cadastramento com medição de terras via GPS.
O Cefir, conforme explica o secretário Joedilson Machado, foi criado pelo Novo Código Florestal. Ele consiste em um registro eletrônico, de natureza declaratória e obrigatório para todos os imóveis rurais, tendo como principal objetivo a formação de um banco de dados de informações que servirão para o controle, o monitoramento e o planejamento ambiental e econômico do Estado.
Gerente de projetos, Marcos Aurélio explica que além de ser obrigatório e federal, o cadastramento nesta etapa é destinado a pequenos produtores rurais de Feira de Santana com propriedades de até 120 hectares, o que corresponde a quatro módulos fiscais. “A partir de maio deste ano, para qualquer atividade que tenha que realizar junto ao Governo Federal ou entidade ambiental, como acesso ao Seguro Safra, escrituração de terra ou empréstimo bancário, o pequeno produtor rural vai precisar do Cefir”, revelou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário