Mais de 35% dos alunos da Rede Municipal de Educação contemplados pelo programa Acelera Brasil – que tem por objetivo diminuir a distorção entre a série em que o aluno está matriculado e a sua idade – apresentaram avanço no quesito “produção textual”, no período de maio até junho.
Esses alunos passaram a escrever textos com frases ampliadas e desenvolvimento lógico de ideias, segundo relatório apresentado durante reunião do Comitê Gestor – integrado pelas lideranças dos setores da Secretaria Municipal de Educação e profissionais do Instituto Ayrton Senna, responsável pela implantação do programa. O encontro aconteceu na manhã de quarta-feira, 1º, na sede da Seduc.
Resultados apresentados em reunião
Os resultados obtidos no bimestre maio-junho nos programas desenvolvidos pelo instituto em parceria com a Seduc - Se Liga, Acelera Brasil e Gestão da Alfabetização - foram apresentados na reunião que contou com a participação da secretária de Educação, Jayana Ribeiro. O objetivo do encontro foi analisar os desafios de cada instituição de ensino e propor soluções, além de discutir as metas do Plano Nacional de Educação.
Mais alunos leem com fluência
Já na escrita, o número de alunos que consegue escrever palavras com sílabas complexas teve um aumento de 10,1% e os que leem com fluência apresentaram crescimento de 8,5%, entre outros fatores. Dentre os alunos atendidos pelo programa Se Liga – dirigido aos estudantes matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental que não estão plenamente alfabetizados – houve queda de 10,4% entre aqueles que ainda não conseguem ler e de 10,5% entre os que escrevem sem compreensão funcional.
O número de alunos que se mostraram capazes de encontrar informações explícitas em textos curtos e também em textos longos cresceu 7,4%; e aumentou para 6,4% o número de crianças que desenvolvem um tema com parágrafos curtos e ampliados.
Formação e acompanhamento
O programa Gestão da Alfabetização oferece formação e acompanhamento ao coordenador pedagógico das escolas municipais. Segundo a gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, Nelma Lopes, apesar de o programa estar numa fase ainda inicial, quando comparado aos demais, apresenta resultados positivos, mesmo que de maneira mais lenta. “Conseguiremos melhores resultados à medida que os coordenadores pedagógicos forem abraçando a ideia”, declarou.
Mais escolas atendidas
Segundo a coordenadora dos programas de correção do fluxo escolar – Se Liga e Acelera Brasil – Lisandra Sampaio, o número de escolas atendidas pelo Gestão da Alfabetização pulou de 22 em 2017 (com 58 turmas) para 80 em 2018 (com 409 turmas), fator que também influencia nos resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário