Reconhecimento por trabalho prestado, entrega de certificados e lançamento de livro marcaram as comemorações pela passagem dos 15 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, em solenidade realizada na manhã deste sábado, 25. O IHGFS foi fundado no dia 21 de agosto de 2003.
A instituição reúne os reconhecidos nomes das áreas de Geografia, História e ciências afins da cidade. Desenvolve ações efetivas para a preservação da memória do município.
Historiador palestrou sobre barroco e iluminismo
O historiador e escritor soteropolitano Tadeu Bahia (foto) palestrou sob o tema “Semelhanças existenciais entre Gregório de Matos e Voltaire e lançou o livro “Gregório de Matos e Voltaires: o barroco e o iluminismo na Bahia”, que foi autografado no local.
“Gregório de Matos e Voltaire se cruzam na forma satírica de escrever, com foco nas autoridades civis e eclesiásticas, a sociedade”, disse o escritor, acrescentando do outro ponto comum entre ambos foi a defesa do povo.
Gregório de Matos, advogado e poeta, é considerado um dos mais importantes representantes do barroco. Os seus textos o levaram a ser apelidado de “Boca do Inferno” e Boca de Brasa”.
O filósofo iluminista francês Voltaire Conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio, ficou conhecido pelas críticas feitas aos reis absolutistas, bem como ao privilégio da nobreza.
Colaboradores foram homenageadas
A instituição, em reconhecimento ao trabalho realizado por dirigentes de escolas no Desfile de 2 de Julho, no distrito de Maria Quitéria, entregou certificados a estes colaboradores, bem como do 35º BI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário