Submarino

AQUI TEM TRABALHO

domingo, 31 de março de 2019

Moradora de Ipuaçu elogiou projeto Saúde e Comunidade


Dona Maria José Marciana de Jesus aferiu a pressão arterial e fez a medição do nível de glicose no sangue – ambos normais. “Trazer estes serviços é uma iniciativa muito boa, porque nem sempre as pessoas se sentem estimuladas a ir ao postinho”.
Ela e centenas de pessoas foram atendidas nos estandes montados na praça do distrito de Governador João Durval Carneiro – Ipuaçu, no projeto Saúde e Comunidade, uma ação global, neste sábado, 30, inciativa a Prefeitura de Feira de Santana, que contou com a participação de parceiros.
O prefeito Colbert Filho esteve no distrito. Estava acompanhado pela secretária de Saúde, Denise Mascarenhas. “É uma iniciativa que será levada a todos os distritos e mais três localidades”. Ela analisa que os serviços oferecidos são importantes, visto a grande participação.
Profissionais que atuam no CADH (Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso) fizeram triagem de possíveis portadores destas doenças, agentes de endemias fizeram a aplicação de fumacê usando as bombas costais, cães e gatos foram vacinados contra a raiva.
Quem quis foi atendido, destacou moradora
Ana Cláudia de Almeida (foto) foi submetida a exame de glicemia e ficou conhecendo qual o tipo do seu sangue e o RH. “Aqui tudo foi muito bom para todos os moradores de Ipuaçu. Quem quis foi atendido”. Foram parceiros os centros médicos da Conselheiro e o da Família, mais o EAEH (Centro de Educação Tecnológico – análises clinicas e enfermagem). Estiveram presentes os vereadores Cadmiel Pereira e Lulinha da Conceição.

Mulheres chamam a atenção para a endometriose



Um grupo de mulheres vestidas de camisa amarela marchou pela avenida Getúlio Vargas pela conscientização e conhecimento para a endometriose, que acomete uma a cada grupo de dez mulheres. No estacionamento da Prefeitura, algumas contaram suas experiências e convivência com a doença.
Fisioterapia ajuda na cura
Como Tatiana Cerqueira (foto), que relatou sua luta há anos contra a doença, cirurgias e consultas com vários especialistas até que se chegasse ao diagnóstico. “Ainda estou em tratamento”. A fisioterapia ajuda na cura das sequelas. O tom das falas teve um “q” de desabafo.
Acompanhada do marido, Liliane exibe barriga de alguns meses
Liliane Menezes (foto), que participou acompanhada do marido, Marcelo Amorim, exibe uma barriga de alguns meses de gravidez. Descobriu que tinha endometriose quando decidiram que engravidariam. Estava em estagio avançado e foi submetida a cirurgia. Malu vai chegar ao mundo por meio de fertilização in vitro. Cerca de 40% das mulheres com endometriose teem dificuldades para engravidar. O diagnóstico é outro problema.
Algumas mulheres, disse o médico Marcos Gomes que participou do evento e atende mulheres com este problema de saúde, pode levar anos, entre sete e 12 anos, até. Liliane percorreu consultórios durante dois anos. Tatiane, muito mais.
A Endomarcha – Marcha Mundial pela Conscientização da Edometriose, aconteceu pela segunda vez no município, e contou com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde e da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito). Março é o mês de conscientização contra a doença.
Antes de engravidar, Layane descobriu a doença
Layane Cedraz (foto), que está à frente deste movimento em Feira, também descobriu a doença quando decidiu que engravidaria pela segunda vez. Mas que já sofria desde muito nova. “Cólica forte não é normal”. Um conjunto de sintomas, diz, indicam a doença.
Não é simples diagnosticar a endometriose
Para Marcos Gomes (foto), que falou sobre possíveis causas da doença, por apresentar múltiplas facetas, não é simples chegar ao diagnóstico da endometriose. “O diagnóstico precoce facilita o tratamento e há diminuição dos problemas de saúde associados a endometriose”.
Profissionais da SMS atendem e encaminham para especialista
A enfermeira Alessandra Souza (foto), referência da Saúde da Mulher na Secretaria de Saúde, diz que os profissionais da rede municipal, depois de ouvir a paciente, a encaminha para um especialista para que se chegue ao diagnóstico preciso.

sábado, 30 de março de 2019

Prefeitura aplica multa de R$ 5 milhões contra Embasa por obra inacabada na região do Parque da Cidade


Obras inacabadas das construções de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE), no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, no conjunto Feira VII, bem como de outra no Loteamento Parque da Cidade, têm causado sérios danos ambientais. Diante disso, o governo do prefeito Colbert Martins Filho, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), cobrou providências imediatas ao órgão, mas, nada foi feito.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Arcênio Oliveira, salienta que a primeira notificação foi encaminhada à Embasa no dia 20 de setembro de 2018. “Por falta de esclarecimentos dentro do prazo, a Semmam emitiu uma advertência para que fosse suspenso, de imediato, o lançamento de esgoto, bem como solicitou que o órgão promovesse a manutenção do equipamento, de modo a evitar a persistência dos danos causados ao meio-ambiente”.
Conforme relatório do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental foi constatado que em virtude do extravasamento da rede de esgoto “é visível a possibilidade da contaminação da água da nascente, que existe naquela localidade, além do mau cheiro gerado por esse vazamento e o aparecimento de insetos, animais peçonhentos e roedores com frequência”.
Em sua defesa, a Embasa admitiu o problema, por meio de documento, com a justificativa de que os moradores daquela região fizeram ligações clandestinas antes da conclusão dos serviços. “Contudo, a Semmam encaminhou para o Setor Jurídico, que avaliou pertinente a aplicação de multa no valor de R$ 5 milhões, por considerar infração gravíssima. Após aplicação da penalidade, mais uma vez, a defesa foi indeferida por estar fora do prazo”, acrescentou Arcênio Oliveira.
O órgão, agora, poderá recorrer ao Condema (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente).
“A Semmam fará uma nova inspeção e se identificar que o problema persiste será aplicada multa diária a Embasa até que a mesma solucione o problema ambiental”, afirma o diretor do Departamento de Licença Ambiental da Semmam, Germano da Silva Araújo.


Animação marcou Feijoada Noite e Dia


Primeiro grande evento premicaretesco de Feira de Santana, a Feijoada Noite e Dia, promovida pelo veterano agitador Zé Coió, nome de fantasia do jornalista José Carlos Pedreira, levou uma animada multidão à Arena Universitária, na tarde deste sábado, 30.
Numa linguagem atual, a tradicional festa ‘bombou’, tanto no palco, com grandes atrações, como na pista lotada por gente animada e bonita, como manda a tradição do evento, e uma feijoada conhecida pelo sabor diferenciado.
A expectativa inicial de público projetada pele produção, cerca de 1,5 mil pessoas, foi plenamente superada. A Arena Universitária lotou. Nem o vai e vem da chuva afastou as pessoas do pé do palco, que foi ocupado por Galeguinho, Lambasaia – uma das bandas mais prestigiadas pelo público atualmente, a veterana É o Tchan, entre outras atrações.
Público elogia a festa
Diego Oliveira disse que participa da Feijoada Noite e Dia há algum tempo e elogiou as atrações, a feijoada e o público que participou do evento. “A programação está perfeita, tudo muito animado”.
A cantora Andréia Bounay (foto), que participou da feijoada pela primeira vez, também elogiou a festa. “Adorei tudo: feijoada, atrações e a organização que esteve à altura e tradição do evento”.
Nos próximos dias outras feijoadas serão realizadas pela cidade, como a Feijão Chic, que vai acontecer pela 22ª vez e terá como uma das atrações no palco o cantor Tatau.

Atrações animam público do MAP com vários ritmos


Primeiro, o público que foi ao MAP (Mercado de Arte Popular) na tarde deste sábado, 30, se divertiu ouvindo antigas marchinhas de carnaval. Depois, dançou ao som de músicas mais atuais, mas com temáticas de carnavais e micaretas que já passaram há algum tempo.
São canções, como “A sogra e o jacaré”, “Chame gente”, “Faraó”, “Baianidade Nagô”, “Tropicana”, “Eu só quero um xodó”, entre tantas outras, que continuam atuais na memória coletiva dos foliões, que não perdem tempo ao ouvi-las e animadamente lotam os salões. Neste sábado participaram do projeto “Ensaio de Micareta”, Danilo e Banda, que teve participações especiais do cantor Edilson e da cantora Rosana Dias, mais Marcionílio Prado.
Danilo, Edilson e Rosana mostraram que as músicas antigas, com suas letras curtas e fáceis de serem decoradas, ainda mexem, e muito, com os foliões. O que se viu foi uma entrega total a Apolo, o deus grego da música. Coube a Marcionílio Prado continuar com clima quente, animado.
O público foi presentado com sucessos que sacudiram os foliões em todos os lados dos trios onde ele se apresentou. No MAP mostrou todo ecletismo musical. Cantou Moraes Moreira (Preta pretinha), Edson Gomes (Samarina), Dominguinhos (Eu só quero um xodó), Luiz Gonzaga (Asa Branca), Alceu Valença (Tropicana) e fez uma bonita homenagem a Jorge Benjor, com “Fio Maravilha, Taj Mahal e País tropical”.

sexta-feira, 29 de março de 2019

Dona Amélia e seus quatro filhos: uma história de amor pelo MAP


Às 8h o cheiro do cuscuz, do aipim manteiga e da carne do sol acebolada é um atrativo em “Nando Sorveteria e Lanches”, no Mercado de Arte Popular (MAP). É ele, Fernando Ribeiro, que vai ao fogão preparar os pratos do café oferecidos no cardápio. A clientela é cativa em todas as manhãs - numa rotina mantida de segunda-feira a sábado – mas, há também opções para lanches e almoço.
A maioria dos clientes é de vendedores ambulantes do Calçadão da Sales Barbosa, assim como há aqueles que trabalham no comércio ou que estão de passagem. Há 18 anos, Fernando mantém o espaço, mas sua relação com o MAP começou ainda na infância.
“Lembro que saia da escola e vinha direto para cá. Minha mãe nos acomodava no box e aqui mesmo nós fazíamos as lições”, recorda Fernando (foto), hoje aos 37 anos, referindo-se a dona Amélia Ribeiro dos Santos, uma das primeiras permissionárias. Dos cinco filhos da comerciante e artesã de 68 anos, quatro deles mantêm boxes no MAP – outro mora nos Estados Unidos.
“Sempre passei mais tempo aqui do que na minha casa”, diz Fernando orgulhoso ao afirmar que foi do trabalho no MAP que sua mãe criou os filhos, e assim como dona Amélia ele retira o seu sustento familiar. “Esse lugar é o amor da gente”, acrescenta.
Vida construída no MAP
Bem próximo à lanchonete de Fernando, sua irmã Suzane Ribeiro Santos (foto), 48, se dedica ao comércio de vestidos, calças para capoeiristas e jalecos para profissionais de saúde. Está neste ramo há 31 anos e lembra que a história profissional da família começou no Centro de Abastecimento, onde o pai, artesão já falecido, confeccionava bolsas em couro junto com dona Amélia.
“Nós crescemos vendo a dedicação dos nossos pais desde o ‘Artesanato Sete Flechas’, no Centro de Abastecimento. Eles se mudaram para o MAP, a gente sempre acompanhando o dia a dia deles, e daí foi brotando o gosto pelo ofício. Tornamos adultos e cada qual construiu uma vida estruturada dentro do MAP”.
Amélia: a costureira de “mão cheia”
Dona Amélia (foto) ainda está na ativa. Sentada atrás de um balcão de sandálias de couro, conta com orgulho e gratidão sobre uma história construída há 37 anos. Costureira de “mão cheia”, como são reconhecidas essas profissionais que se estacam no ramo, diz sem modéstia sobre as roupas de hippie e moda praia por ela confeccionadas. Recorda que da sua criatividade surgiram tecidos próprios, e “muito requisitados”, resultado da composição de estampas e cores.
“Aquela época mandava esses vestidos para Porto Seguro, Ilhéus e Itabuna, que estavam no auge entre os roteiros turísticos mais cobiçados no verão, e para comerciantes do Mercado Modelo, em Salvador, assim como mantinha a minha boa clientela no MAP”.
Ainda hoje, dona Amélia costura. A quantidade da produção já não é mais a mesma, mas “como a arte está no sangue” conta que tem se dedicado à pintura em telas e a confecção de bolsas em tecido. Suas produções estão expostas à venda no Box 62.
“Físico que gosta de cortar pano”
É assim que Hernane Ribeiro dos Santos (foto), 45, é carinhosamente intitulado por dona Amélia. Com formação em curso técnico em eletrotécnica e graduação em Física, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o filho da artesã e proprietário da Heyla Roupas optou pela arte aos números.
Das suas ideias já surgiram vestidos de noiva a peças mais simples, como trajes para ciganos, kaftans e peças africanas, que ainda hoje são produzidos por ele e vendidos no MAP.
“Assim como meus irmãos, cresci vendo dois exemplos dentro de casa: meus pais. Eles foram nossos maiores incentivadores para arte e são responsáveis por essa história de amor que hoje nós temos pelo Mercado de Arte Popular”, afirma Hernane explicando que conciliava os estudos com a costura, cujas peças eram colocadas à venda no box da mãe.


Duas Medidas confirmada na Micareta 2019


A banda Duas Medidas está confirmada na Micareta de Feira de Santana em 2019. Através de publicação no Diário Oficial Eletrônico a Prefeitura anunciou a contratação, que vai desfilar no domingo, 28 de abril.
Na mesma edição do Diário Oficial, o governo do prefeito Colbert Martins Filho confirmou a data de apresentação do cantor Durval Lelys – que já tinha sido anunciada sua presença na festa. Um dos grandes nomes do axé music vai se apresentar também no domingo.
Outra atração também anunciada e que desfila na avenida no sábado, 27 de abril, é o projeto Prata da Casa e Axé 8 ou 80, formando pelos cantores, Djalma Oliveira, Zé Honório, Janete (Ex-Banda Mel) e Julio Cavalcanti (Ex-Banda Reflexos).

"Pipoca a Mil": É a estreia de Mil Santana na Micareta 2019


O nome Mil Santana ainda é pouco conhecido pelo grande público. Será a sua estreia na Micareta de Feira de Santana, que acontece entre os dias 25 e 28 de abril. Porém, com sua bagagem de mais de 15 anos na carreira musical, o cantor promete não decepcionar o folião pipoca do maior carnaval fora de época do país.
Seu nome verdadeiro é Emilson Santana, com 30 anos, vive uma vida dupla. É advogado e cantor. Segundo ele, a ideia é viver apenas de música. Nascido em Pintadas, Bahia, é cidadão feirense desde 2006 e já teve uma banda baile.
O ritmo é o forró, misturado com sertanejo. De acordo com o cantor, o seu repertório vai agradar a todos os gostos. A aposta para a Micareta 2019 é o hit “Deu a Louca”, no ritmo da batchata. O sucesso pode ser conferido nas redes sociais (youtube.com/milsantana ou @mil.santana, no instagram).
“Nós vamos estrear com força nessa Micareta. Estou com uma das melhores expectativas para a festa. É a ‘pipoca a mil’ de Feira de Santana”, destaca o cantor. Várias outras atrações estão confirmadas pelo governo do prefeito Colbert Martins Filho para animar o folião pipoca.



Prefeitura intensifica recuperação de vias na cidade e zona rural


A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está intensificando a recuperação de vias públicas na cidade e na zona rural que ficaram danificadas em consequência das chuvas que caíram na região nos últimos dias. 
Nesta sexta-feira, 29, o secretário José Pinheiro foi acompanhar a recuperação da pista do pontilhão na entrada do distrito de Jaguara. Conhecida como "passagem molhada", a via ficou coberta pela agua da barragem que existe no local.
Segundo José Pinheiro, a intensificação dos trabalhos foi uma recomendação do prefeito Colbert Martins Filho. "Estamos começando esse trabalho e com esse período chuvoso não podemos parar nossas atividades", disse o secretário.
Os trabalhos terão uma abrangência maior após o período chuvoso. "Estamos atendendo a cidade inteira. Essa semana já fizemos trocas de manilhas em cerca de 20 locais", afirmou Pinheiro.

Estudantes têm até este domingo para revalidar online o cartão Via Feira Estudantil


Estudantes das redes de ensino privada e pública estadual têm até este domingo, 31, para revalidar, através da internet, o cartão Via Feira Estudantil e continuar usufruindo este ano do benefício de meia passagem no transporte coletivo urbano garantido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
O processo de revalidação, iniciado no mês de janeiro, é simples e poder ser feito por qualquer dispositivo móvel (celular e tablet), notebook ou computador pessoal, propiciando propicia maior comodidade, rapidez e conforto para o estudante.
O estudante deverá acessar o endereço eletrônico viafeira.com.br/revalidacao ou viafeira.com.br, rolar a tela para baixo e clicar no link Revalidação Estudantil 2019, preencher formulário com dados pessoais (RG, CPF, e-mail, telefone, instituição de ensino, entre outros), tirar uma foto ou scanner (imagem digitalizada do documento) do comprovante de matrícula 2019.1 para quem estuda em faculdades, ou o atestado de frequência para alunos matriculados em escolas.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito e a Associação das Empresas Concessionárias de Transporte Coletivo de Feira de Santana, Via Feira, os atestados de matrícula têm validade de 30 dias, conforme lei municipal, e devem estar carimbados pela instituição de ensino e assinados manualmente ou eletronicamente.
Após realizar a revalidação, o estudante receberá no e-mail informado na ficha cadastral no site da Via Feira uma confirmação do processo e, no prazo de até cinco dias úteis, a contar da data de entrega do comprovante de matrícula, outra mensagem será enviada no mesmo e-mail com a confirmação da validação, ou também via SMS.
Benefício
Segundo o secretário Saulo Figueiredo, o cartão estudantil é um benefício garantido pela Prefeitura através da gestão do prefeito Colbert Martins Filho para estudantes - com idade superior a 7 anos - dos estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior, localizados no município.
“Para cada estudante que possui o cartão, fornecido gratuitamente, é concedida cota de 90 passagens por mês, com desconto de 50% da tarifa vigente, conforme Lei 2399/2003”, explica o secretário.
Mesmo que não utilize o total dos créditos carregados, o estudante não perderá seus créditos. Enquanto tiver saldo, o benefício é garantido.
Porém, o abatimento de 50% no valor da passagem só será assegurado ao estudante que possuir o cartão.
Caso tenha o cartão roubado ou perdido, o beneficiado poderá solicitar o bloqueio e a Via Feira fará a substituição por um outro com o saldo remanescente contabilizado até a data da solicitação do bloqueio.


quinta-feira, 28 de março de 2019

Sucessos do YouTube estarão no repertório de Paulo Bindá


Os vídeos mais acessados do canal Fit Dance do YouTube farão parte do show de Paulo Bindá na Micareta de Feira de Santana 2019. Com um repertório cheio de sucessos do axé music, o cantor está inovando, inclusive com um grupo de dança em cima de seu trio.
“O que há de melhor no axé vai estar no meu show. São 45 músicas e 180 minutos de duração. Todo mundo vai gostar”, afirma o cantor, ressaltando que vai apresentar também músicas de sua autoria, que marcaram época nas micaretas.
A apresentação de Paulo Bindá terá outras novidades. Uma delas é a participação dos vencedores dos festivais Vozes da Terra e Gospel deste ano, cujo cantor é o diretor musical. Outros artistas estarão presentes no seu trio, mas o cantor prefere manter a surpresa até o dia do desfile.
Bindá lembrou da parceria que fez com Luiz Caldas, em 2013, e comemora a volta das dobradinhas em 2019, iniciativa aprovada pelo prefeito Colbert Martins Filho. Ainda ressalta que os notórios cantores feirenses devem fazer dobradinhas com artistas locais que ainda estão começando a carreira.
“É muito bom valorizar o que há de bom na sua terra. É com esse acesso que eles conseguirão ingressar o sucesso. É uma oportunidade”, ressaltou Paulo Bindá, que tem 26 anos se apresentando na Micareta de Feira de Santana. Ele é uma das atrações contratadas pela Prefeitura para animar o folião pipoca.


Entidades têm até dia 30 para se inscrever no Pérola Negra


Blocos afro, grupos de capoeira, afoxés, escolas de samba e outras entidades de matriz africana têm mais três dias para se inscreverem no Projeto Pérola Negra e, assim, pleitear presença no tradicional desfile da Micareta, que acontece de 25 a 28 de abril.
O Pérola Negra é um projeto criado esse ano pelo governo do prefeito Colbert Martins Filho para profissionalizar e dar legalidade ao desfile a estas entidades. A seleção irá funcionar através de um contrato de prestação de serviço entre o poder público e a entidade que irá desfilar.
Somente poderão participar do credenciamento as entidades civis sem fins lucrativos, que tenham por objeto o exercício de atividades na área cultural, caracterizado pela prestação de serviços de bens imateriais.
O valor global destinado ao projeto pela Prefeitura será R$ 230.360, assim definidos: até R$ 211.000 o valor total para as entidades que irão desfilar, sendo: R$ 8 mil por escola de samba, R$ 7 mil por bloco afro ou afoxé e R$ 4 mil por bloco de capoeira.
O prêmio para campeões e vice-campeões será de R$ 10.500, sendo R$ 6 mil para os campeões e R$ 4.500 para os vice-campeões. Outros R$ 1.260 serão destinados para a compra dos troféus.
A entrega da documentação (exclusivamente presencial) deve ser feita na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, localizada à rua Estados Unidos, 37, Kalilândia. Informações pelos telefones: (75) 3623-8500 | 3623-7634.O Requerimento de Credenciamento está disponível no site www.feiradesantana.ba.gov.br.


Prefeitura assina convênio com a Vivo para garantir maior cobertura a menor custo


Convênio assinado pelo prefeito Colbert Martins Filho com a Vivo, na tarde desta quinta-feira, 28, vai garantir à Prefeitura de Feira de Santana redução de custos e maior cobertura com telefonia móvel e conectividade para o Governo Municipal e seus equipamentos.
O convênio foi assinado entre o prefeito e a gerente de Vendas Nacionais para Governo, Mônica de Lima, baiana de Serrinha que reside atualmente em São Paulo. “A Vivo está lisonjeada por ter a Prefeitura de Feira de Santana como cliente. Sabemos que a cidade é muito próspera e podemos participar de processos licitatórios de tecnologia visando transformar o município em uma cidade digital”, frisou.
Como vantagens, a Vivo oferece à Prefeitura a redução de custos com relação às empresas concorrentes, com cobertura da região em 4G e 4.5G, garantindo sinal de telefonia móvel também na zona rural. O convênio está sendo assinado por um período de 12 meses, podendo ser renovado por igual período.
Durante a assinatura do convênio, realizada no gabinete do prefeito no Paço Municipal Maria Quitéria, também estiveram presentes os secretários de Planejamento, Carlos Brito; e de Transportes e Trânsito, e Saulo Pereira Figueiredo.


Ampla programação marcou Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo


O picadeiro e a coxia viraram um só elemento e o único som que ecoava era a gargalhada das crianças que tomaram conta do Teatro Margarida Ribeiro e da praça CEU/Cidade Nova, durante todo o dia desta quarta-feira, 27.
Em virtude da comemoração do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, a Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural Egberto Costa, promoveu uma manhã de descontração para a comunidade e Escola Municipal Monteiro Lobato, que fica ao lado do Teatro Margarida Ribeiro.  
“Hoje nós comemoramos as artes cênicas. É o teatro e o circo juntos nesse dia especial e a Fundação junto a Prefeitura que como sempre valorizando a arte e disseminando-a de um jeito que não poderia deixar essa data passar em branco”, conta Luluda Barreto, diretora de artes cênicas. 
A Escola foi público ativo na apresentação da Companhia de Teatro Cia de Arte Teatro Mágico, que levou o prazer da leitura e de viajar em um mundo de fantasia para o palco do teatro.
Mas a união do circo e do teatro veio no espetáculo Aprendizes de Picadeiro da Cia Cuca de Teatro. Foi riso, susto, música e claro, muita palhaçada, uma mistura que tirou a criançada da Escola Municipal Olga Noêmia das cadeiras interagindo com os atores em quase toda a peça. 
“A gente fica muito feliz em trazer mais uma vez para a realidade da escola pública municipal essa interatividade, esse acesso ao teatro. Hoje como é essa data mágica passamos pra essa criançada aqui da comunidade da escola e as crianças que fazem as atividades aqui da praça um entendimento dessa relação entre circo e o público. Foi muito valoroso e positiva essa ação de hoje”, explica Lay Ribeiro coordenadora do CEU Cidade Nova. 
A Comemoração do Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 e a ocasião foi marcada pela inauguração do Teatro das Nações, em Paris, no dia 27 de março daquele ano. Já o dia do circo foi escolhido em homenagem ao famoso palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu em 27 de março de 1897.
Até hoje essa data é celebrada ao redor do mundo e é um dos dias mais especial para atores e produtores culturais, como explica a coordenadora da Companhia Cia Cuca de teatro, Elizete Destéfani.
“É a realização plena para quem faz teatro e pra gente também que dissemina a arte do circo aqui em Feira de Santana. Isso porque a gente entende e sabe que o dia de hoje tantas pessoas no mundo inteiro estão comemorando essa data, então  é como se estivéssemos todos juntos fazendo essa apresentação. Porque a energia que a gente trouxe pra essas crianças é energia que com certeza  está aí vibrando no brasil inteiro, no mundo inteiro”, exclama. 
A comemoração se estendeu até a noite e voltou ao palco do Teatro Margarida Ribeiro para finalizar em grande estilo e com direito a aplausos de pé, o espetáculo “As Viuvinhas” do Grupo de Teatro Eureka.
Todas as apresentações foram uma iniciativa do governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Fundação Egberto Costa, de forma gratuita para a comunidade feirense. 
Foto: Letícia Daltro

Desembargador declara que greve dos professores da rede municipal é ilegal e determina retorno no prazo de 24 horas

Greve
 Os professores da Rede Municipal de Feira de Santana, em greve desde o dia 11 de março, deverão retornar às atividades no prazo de 24 horas. É o que determinou o Desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro  por meio de liminar divulgada nesta quinta-feira (28/03).

Em caso de descumprimento à ordem judicial, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB Feira), deverá pagar multa diária de dez mil reais por dia. O desembargador decidiu também que os dias não trabalhados serão descontados dos professores que aderiram a greve.
A liminar esclarece que a APLB não deve criar obstáculo para o acesso de servidores, professores e alunos ao interior das escolas. 
O desembargador destacou que as informações prestadas nos autos levam a conclusão de que houve negociação por parte do município com o objetivo de solucionar as demandas apresentadas pelo sindicato, no entanto, as partes não entraram completamente em acordo e, diante da falta de consenso, a APLB vem mantendo o movimento paredista para, nas palavras do desembargador, “forçar o atendimento às suas reivindicações”.
Em seus argumentos, o relator afirma que o sindicato deflagrou a greve sem observar as regras da Lei 7.783/1989, que dispõe sobre o exercício do direito de greve, define as atividades essenciais, regula o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, e dá outras providências.
Na decisão o desembargador cita também que houve por parte do Poder Executivo o encaminhamento do projeto de Lei à Câmara Municipal, para aplicação do reajuste salarial. Vale ressaltar que o reajuste foi aprovado na última segunda-feira (25), apesar disso, a greve foi mantida sob a alegação da APLB de que a greve não é apenas por salários, mas também por melhorias na educação.
Para o desembargador, as informações apresentadas nos autos mostraram que “a greve ganhou ares de abusividade, notadamente porque ocasiona aos administrados um prejuízo de grande monta”.
Em outras palavras, o desembargador explica que o movimento, “está evidenciado o risco de dano irreparável ou de difícil reparação, não apenas para a própria Administração, como também para toda a população local, que vê-se privada dos serviços educacionais, que poderá, em análise mais ampla, sofrer com o não cumprimento do calendário letivo, alimentação de alunos através do fornecimento de merenda escolar, dentre outras dificuldades para discentes e familiares”.
O Acorda Cidade entrou em contato com a APLB e foi informado que o sindicato ainda não foi notificado e que provavelmente vai recorrer da decisão.
Informações do Portal Acorda Cidade 

Prefeito conversa com estudantes em relação à greve dos professores

Prefeito com alunos
 O prefeito Colbert Filho, em conversa informal com um grupo de estudantes do Centro Integrado de Educação Municipal Joselito Amorim, tirou as dúvidas deles com relação à greve dos professores da rede municipal.

O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28, na entrada da avenida Senhor dos passos, do Paço Municipal Maria Quitéria, sede administrativa do governo.
 
Colbert Filho disse que o município recentemente autorizou aumento salarial dos professores – uma das demandas da categoria, e contratou 150 destes profissionais. “O que está dentro das nossas possibilidades está sendo feito”.
Para o prefeito, pais e responsáveis pelos estudantes também devem participar deste debate com os professores. “Eles (os pais) devem cobrar mais qualidade na sala de aula”.
 
Quereme Tainara, do 8º ano A, disse entender que os professores busquem direitos que acham ter, mas com atitudes que não prejudiquem os estudantes. “Nessa história toda, como é que a gente fica?”
Natiele de Lima Araújo, do 6º ano, disse que os estudantes ficaram satisfeitos dom as respostas do prefeito às suas perguntas. “Agora, os professores precisam voltar para as escolas”.
 
Fotos Jorge Magalhães 

Pré-seleção vai definir finalistas para majestades da Micareta neste sábado, 30/03


As dez finalistas do concurso para rainha e princesas da Micareta 2019 serão escolhidas e conhecidas no próximo sábado, 30. A pré-seleção será realizada no Teatro Margarida Ribeiro, a partir das 16h.
Na edição deste ano, um bom número de candidatas se inscreveram. São 46 belas moças disputando o título de majestade do maior carnaval fora de época do país. A escolha das finalistas ficará por conta de cinco jurados definidos pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
Para disputa de rei momo, apenas um candidato manifestou interesse. Roberto Neri dos Santos, mais conhecido como Xengui de Humildes, será apresentado para a população no sábado.
A final do concurso, onde serão escolhidas a rainha e as duas princesas, será no dia 13 de abril, também no Teatro Margarida Ribeiro. A festa momesca acontece entre os dias 25 e 28 de abril e contará com grandes nomes da música nacional, já contratadas pelo governo do prefeito Colbert Martins Filho, para animar o folião pipoca.


Procon e Embasa acordam sobre demandas relacionadas à estatal


Para agilizar a resposta aos consumidores que reclamam contra a prestação dos seus serviços, o Procon de Feira de Santana e a Embasa acordaram que prepostos da estatal atenderão na Superintendência, dentro de mais alguns dias, as demandas relacionadas à empresa de água e saneamento.
A estatal é a empresa mais reclamada no Procon, órgão da Prefeitura de Feira de Santana que atua na defesa dos direitos do consumidor. No ano passado, foram 1,2 mil. E nos primeiros três meses deste ano, foram 341 – a média mensal se mantem igual a 2018, com mais de cem reclamações relacionadas ao consumo e o consequente valor da conta – que não reconhecem.
O superintendente do Procon, Ícaro Ivvin, representantes da Arfes (Agência Reguladora de Feira de Santana), Embasa e da Câmara de Vereadores, representada por Edvaldo Lima, se reuniram nesta quarta-feira, 27, no Procon, para debaterem este problema, mais as frequentes suspensões do abastecimento no município.
“O papel do Procon é de fiscalizar e punir, quando necessário, conscientizar e resolver as demandas apresentadas pelos consumidores. E gerar resultados positivos”, afirmou o superintendente. Para ele, o acordo com a Embasa vai gerar resultados positivos. “Vai agilizar o tempo/resposta”.
Ele disse que foi constatado uma grande demanda em relação à Embasa, nos anos de 2017 e 2018, que considera crônica. “Realizamos um mutirão e julgamos 190 processos relativos aos anos citados”. O encontro foi uma determinação do prefeito Colbert Martins Filho, que busca revolver o problema.
Euvaldo Santos, gerente da Unidade Regional de Feira de Santana, da estatal, disse considerar válida a parceria com o Procon e que ela será operacional. Vai agilizar o atendimento das demandas. “A partir de segunda-feira vamos verificar os anseios do Procon para com a Embasa”.
O diretor jurídico da Arfes, Gabriel Marques Porto, disse que, na semana passada, pediu esclarecimento à Embasa quanto ao abastecimento de água no município. “Um dos nossos papeis é de fiscalização e nos estamos preocupados com a regularização deste serviço essencial”.


MAP encerra o mês da mulher com o 1º Encontro das Rainhas de Dandara


Para marcar o final do mês de março, dedicado às mulheres, o Mercado de Arte Popular (MAP) vai sediar no próximo domingo, 31, o 1º Encontro das Rainhas de Dandara. O evento tem o apoio da Prefeitura, através do Departamento de Turismo, da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec).  
A programação está prevista para ocorrer das 10h ao meio-dia. Consta de mesa-redonda e sorteio de brindes.
Entre os temas que serão debatidos “A violência contra a mulher”, “Feminicidio”, “A falta de mulher negra no Mercado de Trabalho”, “A mulher negra empreendedora”, “A intolerância religiosa” e o “Preconceito Racial”. A mediação ficará por conta da pedagoga Nete Queiroz e da psicóloga Andreia Araújo.


Bahia de Feira e Vitória da Conquista decidem vaga para final do Baiano neste domingo

Jogo
 A classificação para a fase final do Campeonato Baiano 2019 está a um jogo de ser real. Para isso, o Bahia de Feira precisa vencer o Vitória da Conquista no próximo domingo (31), e assim avançar na competição pelo título de Campeão Baiano deste ano.

A partida representa o confronto de volta da fase semifinal. No jogo de ida, Vitória da Conquista e Bahia de Feira empataram em 1x1, na sede do rival, o que deixou a decisão para o próximo jogo, que acontece às 16h de domingo (31), na Arena Cajueiro, casa do Tremendão.
 
Para o técnico Barbosinha, o jogo é complicado, mas vai ser encarado com garra e determinação: "Esse jogo vai nos dar condições de ir à final, mas promete ser complicadíssimo. As duas equipes vão estar à flor da pele, por isso, precisamos dar equilíbrio emocional ao Bahia de Feira, fornecer sustentação aos atletas. O time está preparado e focado em fazer um bom jogo”, declara.
Outras duas equipes disputam uma vaga na final do Campeonato Baiano. Atlético e Bahia se enfrentam na noite desta quarta-feira (27), no Carneirão, em Alagoinhas. O tricolor da capital conta com a vantagem de poder perder por até dois gols de diferença e, ainda assim, garantir vaga na final.
 
Informações e fotos Ascom Bahia de Feira 

Prefeitura declara de utilidade pública prédio do FTC e vai transformá-lo em Centro de Educação Complementar

FTC
 A Prefeitura de Feira de Santana declarou de utilidade pública para fins de desapropriação, em regime de urgência, o imóvel onde funcionou o Feira Tênis Clube. Vai transformar o local num Centro de Educação Complementar para estudantes da Rede Municipal, focado no esporte e na cultura.

A desapropriação tem por finalidade a utilidade pública e visa o bem da coletividade em detrimento de um indivíduo. A Constituição a prevê mediante justa e prévia indenização em dinheiro. O valor a ser pago é previsto e fixado na legislação.
 
Localizada na rua Geminiano Costa, no centro, a área mede 15.227 metros quadrados – área equivalente a aproximadamente dois campos oficiais de futebol. O Decreto 11.071, assinado pelo prefeito Colbert Martins Filho, foi publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial Eletrônico do Município.
Além da localização privilegiada, o Fetecê, como o clube era conhecido, tem uma estrutura que atende as futuras demandas propostas em ambas as áreas do alunado da rede municipal. Tem um amplo ginásio de esportes – o Péricles Valadares, mais um complexo formado por quatro piscinas, sendo uma com dimensões olímpicas.
 
Outra pode ser usada para saltos ornamentais, a terceira que pode ser usada para treinos e a quarta é destinada às crianças. O clube tem área usada como campo de futebol, mais uma grande salão onde as festas eram realizadas.
 
Foto: Luis Troina