Feira de Santana sediou a I Reunião do Conselho Gestor da APA do Lago Pedra do Cavalo – biênio 2018/2020, na manhã desta terça-feira, 26. O encontro no auditório do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) contou com representantes dos município Antônio Cardoso, São Gonçalo dos Campos, Cabaceiras e Santo Estevão. Ao todo fazem parte doze municípios, incluindo Feira.
O secretário municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), Arcênio Oliveira, que é conselheiro, esteve presente representando o governo do prefeito Colbert Martins Filho. Além dele, também os técnicos da Semmam Antônio Sérgio Aras e João Dias, que também compõem o conselho.
O objetivo da reunião foi discutir medidas que visam proteger a APA do Lago Pedra do Cavalo das agressões, dos usos múltiplos da água, que envolve outorga – licença – e também dos desmatamentos e da poluição.
“Esse lago abastece atualmente mais de seis milhões de pessoas, incluindo as duas regiões metropolitanas: Feira e Salvador. Também é responsável por 80% do PIB do Estado da Bahia. Por isso, é imprescindível que os municípios se reúnam para debater e sugerir a criação de mecanismos que protejam esses mananciais”, afirmou o conselheiro João Dias, representando os pescadores do lago – são duas mil pessoas.
O secretário Arcênio Oliveira, por sua vez, falou da expectativa do que poderá ser atraído para aquela área através do conselho, a exemplo do potencial esportivo e turístico, diferente de como vem sendo hoje utilizado, em benefício das comunidades situadas no entorno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário