O picadeiro e a coxia viraram um só elemento e o único som que ecoava era a gargalhada das crianças que tomaram conta do Teatro Margarida Ribeiro e da praça CEU/Cidade Nova, durante todo o dia desta quarta-feira, 27.
Em virtude da comemoração do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, a Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural Egberto Costa, promoveu uma manhã de descontração para a comunidade e Escola Municipal Monteiro Lobato, que fica ao lado do Teatro Margarida Ribeiro.
“Hoje nós comemoramos as artes cênicas. É o teatro e o circo juntos nesse dia especial e a Fundação junto a Prefeitura que como sempre valorizando a arte e disseminando-a de um jeito que não poderia deixar essa data passar em branco”, conta Luluda Barreto, diretora de artes cênicas.
Mas a união do circo e do teatro veio no espetáculo Aprendizes de Picadeiro da Cia Cuca de Teatro. Foi riso, susto, música e claro, muita palhaçada, uma mistura que tirou a criançada da Escola Municipal Olga Noêmia das cadeiras interagindo com os atores em quase toda a peça.
“A gente fica muito feliz em trazer mais uma vez para a realidade da escola pública municipal essa interatividade, esse acesso ao teatro. Hoje como é essa data mágica passamos pra essa criançada aqui da comunidade da escola e as crianças que fazem as atividades aqui da praça um entendimento dessa relação entre circo e o público. Foi muito valoroso e positiva essa ação de hoje”, explica Lay Ribeiro coordenadora do CEU Cidade Nova.
Até hoje essa data é celebrada ao redor do mundo e é um dos dias mais especial para atores e produtores culturais, como explica a coordenadora da Companhia Cia Cuca de teatro, Elizete Destéfani.
“É a realização plena para quem faz teatro e pra gente também que dissemina a arte do circo aqui em Feira de Santana. Isso porque a gente entende e sabe que o dia de hoje tantas pessoas no mundo inteiro estão comemorando essa data, então é como se estivéssemos todos juntos fazendo essa apresentação. Porque a energia que a gente trouxe pra essas crianças é energia que com certeza está aí vibrando no brasil inteiro, no mundo inteiro”, exclama.
Todas as apresentações foram uma iniciativa do governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Fundação Egberto Costa, de forma gratuita para a comunidade feirense.
Foto: Letícia Daltro
Nenhum comentário:
Postar um comentário