Peça
|
Unindo a cultura nordestina e o teatro de bonecos, o grupo Mamulengo da Folia se apresentou na última sexta-feira, 11, no teatro Ângela Oliveira. O espetáculo fez parte do FENATIFS - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana e recebeu o público de forma gratuita.
Em sua 12ª edição, o FENATIFS bateu recorde de participações. Cerca de 231 inscrições foram feitas em todo país. Os ingressos para as apresentações são a baixo custo, ou em troca de 1kg de alimento, contudo, as apresentações feitas nos teatros Ângela Oliveira, e Margarida Ribeiro foram totalmente gratuitas, através do apoio da FUNTITEC.
Dentre o público que assistiu a apresentação da peça Mamulengo da Folia, estavam os alunos do Colégio Municipal Georgina de Melo Erismann. Alunos entre 11 e 17 anos assistiram a peça que fala da cultura nordestina através de histórias em que os personagens são bonecos “mamulengos”.
A diretora do Colégio Georgina Erismann, Iraneia Ferreira Leite explicou de que forma a cultura por meio do teatro ajuda na vivência dos alunos.
“É uma oportunidade maravilhosa. Os alunos de escola pública dificilmente tem chances de ir ao teatro, de conhecer arte, de ver um material produzido no nível do FENATIFS. Muitos deles têm vivência difícil, e além de receberem a cultura dessa forma, acabam descontraindo um pouco”, declarou a diretora.
Geovane Mascarenhas é coordenador do festival, e diretor artístico da CIA - Cuca de Teatro. Para ele, a meta do FENATIFS está sendo cumprida. “Nós queremos atingir o maior número de crianças possível. Oportunizar para crianças e adolescentes a experiência do teatro, a vivência com a arte, é a nossa recompensa”, afirmou.
O diretor do Centro Cultural Maestro Miro, Luiz Augusto fala sobre a importância de receber um festival nacional no Teatro Ângela Oliveira. “Um evento como esse é importante para a casa. O festival trouxe artistas consagrados de vários palcos do Brasil, e os teatros que fazem parte da Fundação não poderiam ficar de fora. O teatro deve ser feito para todos, e nós que fazemos um trabalho cultural para a sociedade queremos impulsionar isso”, assegurou Luiz.
O Teatro Ângela Oliveira fica no Centro de Cultura Maestro Miro, equipamento que faz parte da Fundação Municipal Egberto Costa - FUNTITEC, mantida pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
Foto: Adrielle Mercês
Nenhum comentário:
Postar um comentário