Depois da visita, a comitiva participou de um almoço. Estiveram presentes ao evento o vice-governador da Bahia, João Leão, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, Eduardo Prado de Oliveira, o presidente da Fecomércio-BA, Carlos Andrade, gestores dos ministérios envolvidos e outras autoridades. O SENAI CIMATEC recebeu, na segunda-feira (14), a visita dos ministros da Defesa, Walter Braga Neto, da Cidadania, João Roma, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Cesar Pontes. Acompanhados pelo Comandante da Marinha do Brasil, almirante de Esquadra Almir Garnier Santos e representantes do Exército e da Força Aérea, eles conheceram as instalações do centro tecnológico, em Salvador, e discutiram possibilidades de parcerias com o governo federal.
Após conhecerem o funcionamento do CIMATEC, um campus avançado do SENAI que reúne centro de pesquisa aplicada em diversas áreas do conhecimento, centro educacional e oferta de serviços para a indústria, os ministros visitaram alguns dos laboratórios da instituição, entre os quais o de Robótica Autônoma, Estruturas Aeronáuticas, Supercomputação, a Fábrica Modelo e o Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Sistemas Avançados de Saúde.
“Sempre tive uma admiração muito grande pelo Sistema S e não conhecia essas instalações. Tenho certeza de que esta parceria vai produzir incremento na indústria de defesa, o necessário incremento da tecnologia nos nossos equipamentos, pois isso gera um benefício para toda a sociedade”, afirmou o ministro Braga Neto.
Egresso do SENAI, o ministro Marcos Pontes elogiou a instituição, destacando sua capacidade de desenvolver soluções para o país, inclusive por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Embrapii. “Já estamos discutindo a formação de uma rede de supercomputadores para o país, a partir do que é feito aqui no CIMATEC da Bahia”, anunciou.
Já o ministro João Roma enfatizou que o país quer união. Ele acrescentou que “este encontro realizado aqui simboliza tudo o que o Brasil precisa: cooperação”.
Anfitrião da comitiva, o presidente da FIEB, Ricardo Alban ressaltou que o SENAI CIMATEC tem feito um movimento de colaboração com as Forças Armadas para transferência de tecnologia dentre outras ações, a exemplo da recuperação e distribuição de respiradores pulmonares. O diretor de Tecnologia e Inovação da instituição, Leone Andrade, reforçou que a parceria “tem aderência com as estratégias das Forças Armadas do país, e também com as demandas do mercado”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário