Submarino

COMBATE A DENGUE

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Café da manhã e lanche regados de dignidade no Centro Pop

 

De cara, farofa de cuscuz e café com leite foi a refeição da manhã para dezenas de pessoas

Por volta das 9h, dezenas de pessoas aguardam pelo café da manhã que será servido no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). O cardápio é reforçado: farofa de cuscuz com molho lambão e café com leite. São quase 70 refeições entregues neste período.

O alimento é ofertado gratuitamente para pessoas em situação de vulnerabilidade social que encontram amparo no equipamento municipal. Chegam por demanda espontânea ou encaminhados pelas equipes de abordagem social. Têm históricos de vida diferentes, vivem nas ruas, alguns são dependentes do álcool e substâncias psicoativas.


Natural de Camaçari, Lourival Santana, 56 anos, veio para Feira de Santana com a notícia da morte do filho e na cidade ficou. Desde 2010 frequenta o Centro Pop. Na manhã desta segunda-feira, 5, lá estava ele aguardando o primeiro alimento do dia. "Aqui sou bem acolhido, o tratamento de toda equipe é nota 10", conta. 

Pra garantir o café da manhã, Deilse Lima chega cedo no Centro Pop. Às 6h30 ela já está em frente ao fogão manuseando as panelas. Diz que o cardápio é diferente a cada dia da semana.  Tem feijoada, sopa, cachorro quente, caldo de aipim, farofa de carne de sertão, ovos ou josefina frita. Já a tarde, o lanche sai às 15h - arroz doce, frutas, sucos e biscoitos. Neste horário a demanda é menor - entre 20 e 25 pessoas.

Há 12 anos, Valda Raimunda Conceição, 52, vai ao Centro Pop. "Tenho tudo aqui. Não deixo de vim um dia sequer", diz. No local, caso queiram, podem tomar banho, recebem atendimento psicossocial, são encaminhados para Casa de Passagem ou Casa Abrigo e têm também à disposição uma lavanderia. Há ainda encaminhamentos para confecção de documentos.

A coordenadora do Centro Pop Rua, Alane Alexandre Rocha, afirma que são prestados no mês em torno de 300 atendimentos às pessoas em situação de rua. "Todos são acolhidos com dignidade".

Ela informa que nesta quinta-feira, 8, pela manhã, haverá o Varal Solidário com distribuição de agasalhos e roupas para pessoas em situação de vulnerabilidade. O Centro Pop está localizado em área do Centro de Abastecimento, na rua Juvêncio Erudilho. Este é um equipamento ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário