Submarino

AQUI TEM TRABALHO

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Seminário final eletrônico do plano de ações para combater enchentes acontece dia 16

 

Iniciativa é da Secretaria Municipal de Planejamento

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Planejamento, convida a população feirense para contribuir com o processo de elaboração do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas do Município de Feira de Santana – PDMAPFS, através do Seminário Final eletrônico, no dia 16 de novembro de 2022, a partir das 9h.

A população poderá contribuir através do formulário online oficial fornecido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, a ser disponibilizado durante o seminário.

O PDMAPFS, como é denominado tecnicamente, trata-se de um instrumento que norteará ações de prevenção e redução dos prejuízos causados pelas ch

Idosa de 90 anos e mais 46 pacientes na fila da regulação em Feira

 

Em Feira de Santana, 47 pessoas aguardam por transferência para uma unidade hospitalar até esta segunda-feira (31). As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado. Os pacientes estão distribuídos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais.

Na UPA Queimadinha, uma anciã de 90 anos está há 26 dias aguardando transferência para tratar transtorno da vesícula. Na mesma unidade, uma idosa de 65 anos, aguarda há 17 dias regulação para receber o tratamento adequado para gangrena, um tipo de morte dos tecidos do corpo causada por falta de irrigação sanguínea.

Do total, 16 pacientes estão na UPA Queimadinha, 9 na UPA Mangabeira e outros 22 distribuídos nas policlínicas municipais Feira X (3), George Américo (5), Tomba (3), São José (1), Parque Ipê (7) e Rua Nova (3).

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.

Prefeitura lança na internet o portal Conheça Feira

 

O portal traz mais de 80 textos sobre Feira de Santana

A Prefeitura de Feira de Santana está lançando, na internet, o portal Conheça Feira, um guia digital com uma série de informações sobre a cidade, desde a história de suas origens até os diversos serviços oferecidos nas áreas de comércio, cultura, saúde e educação.

Produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação Social, o portal traz mais de 80 textos sobre Feira de Santana, distribuídos pelas seguintes seções:  História; Comércio, Indústria e Turismo; Esporte e Lazer; Patrimônio Arquitetônico; Patrimônio Artístico; Museus, Teatros e Bibliotecas; Eventos Populares e Culturais.

De navegação fácil e didática, com textos curtos e ilustrados por fotografias, o portal tem como objetivo fazer com que o feirense conheça mais a sua cidade, e também apresentá-la para moradores de outras terras que queiram vir a Feira de Santana para morar, fazer turismo ou realizar negócios.

Os textos são de autoria do jornalista Marcondes Araújo e a direção de fotografia é do fotojornalista ACM. O acervo do site é composto por imagens extraídas dos arquivos da Secretaria Municipal de Comunicação Social. 

Rui Barbosa e o Beco é Nosso

Entre as diversas informações sobre a cidade, o Conheça Feira apresenta os hospitais públicos; as universidades; os museus; as bibliotecas; os teatros; as áreas e equipamentos de lazer e práticas esportivas; os monumentos artísticos e arquitetônicos; as festas populares, como a Micareta e o São João; os eventos culturais, como O Beco é Nosso e o Bando Anunciador; as tradições do nosso povo, como a Festa do Vaqueiro, o Reisado de Tiquaruçu e a Bata do Feijão. E, para quem gosta de História, tem a primeira foto tirada em Feira de Santana, pertencente à Coleção da Imperatriz Thereza Cristina Maria, e as fotos das visitas de Getúlio Vargas e Rui Barbosa à Princesa do Sertão.

Segundo a secretária de Comunicação, Renata Maia, o portal Conheça Feira é um instrumento de divulgação de Feira de Santana que estará sempre sendo atualizado, acrescentando novas informações, conforme a própria dinâmica de desenvolvimento da cidade: “O site é de fácil navegação, que se ajusta automaticamente para computador e celular.  A ideia é mostra a história da cidade, apresentar aos internautas os atrativos de Feira de Santana, o potencial turístico do município, e os principais eventos”.

Para o prefeito Colbert Martins Filho, o portal é mais uma contribuição do governo à cultura e ao turismo de Feira de Santana.

“Precisamos divulgar cada vez mais nossa cidade, para mostrar a todos, feirenses ou não, o que Feira de Santana tem para oferecer a seus filhos e a todos que desejam ou precisam conhecê-la. E a internet é o grande canal para isso. Quem estiver no sul ou no norte do país, ou em qualquer lugar do mundo, basta acessar esse portal, para saber o que pode encontrar em nossa cidade, caso queira nos visitar”.

Curso de produção de panetones oportuniza geração de renda para mulheres

 

Capacitação foi encerrada na última sexta-feira

Um grupo de 25 mulheres assistidas pela Secretaria Municipal Extraordinária de Políticas Para as Mulheres (SMPM) e pelo Centro de Referência Maria Quitéria foram capacitadas para a produção de panetones. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). 

O curso foi iniciado no dia 24 e encerrado na última sexta-feira, 28. Todas as participantes se inscreveram gratuitamente. As mulheres selecionadas são vítimas de violência doméstica, muitas em situação de vulnerabilidade social, acompanhadas pelos equipamentos do Município.

A chefe da Divisão de Promoção dos Direitos da Mulher, Josailma Ferreira, informa que a iniciativa também contou com a colaboração de empresas privadas que doaram os insumos e o chef para a realização do curso. 

“Esse curso mostra que a educação é a melhor forma de tansformar a vida, seja em curso de longa duração ou em oficinas. É importante oportunizar essas mulheres e inseri-las ao mercado de trabalho”, pontua. 

A Secretária da Mulher, Gerusa Sampaio, observa que a iniciativa também tem o viés de ajudar na autoestima das participantes, que almejam a liberdade financeira.

“É muito importante para que elas rompam a dependência financeira dos companheiros ou dos pais dos seus filhos. A gente visa empoderar essas mulheres, dá a sua autonomia, para que elas possam ter uma ressignificação de vida”, destaca. 

Sônia Cristina é assistida pela Secretaria da Mulher desde 2016. Aos 58 anos de idade, ela não esconde o entusiasmo e contentamento com a possibilidade de enfim ter um negócio próprio. 

“Através do curso aprendemos e desenvolvemos habilidades que nem sabíamos e nem acreditávamos que tínhamos. E esse trabalho feito com muito amor e carinho vai nos ajudar a dar um rumo na nossa vida, nos dará nossa liberdade”, acredita.

O ato de entregue dos certificados também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior. 

Mais de 30 mil pessoas imunizadas contra meningite em Feira

 

Aplicação segue em todas as unidades de saúde

A vacinação contra a meningite segue disponível em todas as unidades de saúde para pessoas entre 1 e 19 anos de idade, além de trabalhadores da saúde com até 55 anos em Feira de Santana. Este ano, entre janeiro e outubro, 31.422 pessoas foram vacinadas contra a doença. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.

Para receber o imunizante, é necessário apresentar os documentos de identidade, cartão SUS e a caderneta de vacinação. No município são 104 salas de vacina, localizadas na zona urbana e rural.

É importante destacar que as unidades vinculadas ao programa Saúde na Hora, têm funcionamento ampliado das 8h às 21h. São elas: Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha.

Sobre a doença

A meningite geralmente é causada por uma infecção viral das membranas que envolvem o cérebro, mas a doença também pode ter origem bacteriana ou fúngica. Dentre os sintomas mais comuns, estão dor de cabeça e febre. É uma doença grave e contagiosa, capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte.

Jerônimo comemora dobradinha com Lula e diz que pretende iniciar transição nesta semana

 


Governador eleito da Bahia neste domingo (30/10), Jerônimo Rodrigues Souza conversou com a imprensa logo após ser declarado oficialmente vencedor do pleito. Ele comemorou a vitória em dobradinha com a de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência.

"Eu quero primeiro agradecer a Deus pela eleição que tivemos nesse país. Celebramos com Lula a vitória do Brasil. A Bahia se orgulha muito. A Bahia não teve voto capacho, refém, teve a Lula um voto de gratidão como presidente, como líder político. Ele vai devolver esse voto em forma de trabalho", disse.
 
Jerônimo venceu ACM Neto (União Brasil) com 52% dos votos. Ele agradeceu o 'time' formado pelo governador Rui Costa (PT) e os senadores Jaques Wagner (PT), Otto Alencar (PSD) e Angelo Coronel (PSD), além de deputados estaduais e federais, e destacou o apoio aos prefeitos.
 
"Queria me dirigir ao povo da Bahia, em especial aos prefeitos que andaram e correram conosco, que fizeram pacto para que a Bahia seguisse com quem cuida de gente. Ex-prefeitos, vereadores. Agradecer à minha família. Apareceu a vitória de Jerônimo, mas é a vitória de um time", disse.
"Pode anunciar aí, Rui. Eu farei um governo melhor do que você. Não é disputa, é humildade. É porque estou pegando um estado que teve dois bons governadores e estou pegando uma parceria com Lula, mas sabemos que Lula não vai pegar um estado muito bom. O atual presidente desmanchou muita coisa", disse.
 
O governador eleito disse que governará para todos os baianos, independentemente de voto neste domingo. Ele teve 4 milhões e 479 mil votos. Cerca de 470 mil a mais do que ACM Neto.
 
"Minha palavra aqui é de gratidão, de agradecimento. E minha palavra que orienta toda minha transição e os próximos quatros anos de governo, ao lado de Geraldinho, é avançar. Avançar nas politicas públicas de saúde, de educação, de estradas, cultura, de juventude. As pessoas que apostaram nesse projeto terão orgulho de ajudar a gente a governar. E aquelas pessoas que não votaram no 13, a partir de hoje passa-se uma uma esponja nos votos e eleição serve para isso, um grande debate de projetos da Bahia e os nossos continuarão".
 
Por fim, Jerônimo disse que pretende iniciar ainda nesta semana a transição. Ele disse que apesar de ser de um governo de continuidade, haverá mudanças.
 
"Amanhã já vou pedir uma audiência para que a gente possa desenhar a transição. A gente vai ter transição, vai ter mudança. E vamos querer avançar para melhor. Eu já queria amanhã de manhã (risos) vamos anunciar e dialogar com vocês o formato e vamos participar de reunião de transição com o presidente Lula. Ele já anunciou que vai querer ouvir governadores atuais e os eleitos", disse.
 
Informações do G1 Bahia 
 

ACM Neto deseja sorte a Jerônimo e diz que seu grupo fará oposição construtiva: 'atenta à necessidade mudar'

 

O candidato ACM Neto, do União Brasil, agradeceu os mais de quatro milhões de recebidos neste domingo (30/10), no segundo turno das eleições ao governo da Bahia, que terminou com a vitória de Jerônimo Rodrigues, do PT, com mais de 52%.

Após o resultado apontar vitória do adversário, ACM Neto fez um discurso de pouco mais de oito minutos onde além de agradecer os votos, desejou boa sorte a Jerônimo e disse que vai fazer uma "oposição construtiva" ao governo.
 
"Vamos continuar com a nossa luta e desejo tudo de melhor para o governador escolhido pelos baianos hoje, de maneira democrática, livre, justa, que deve ser respeitada", disse ACM Neto.
 
"Nós, que, no caso, perdemos as eleições, estaremos acompanhando o governo, fiscalizando, cobrando as medidas necessárias como uma oposição construtiva, mas atenta à necessidade da Bahia mudar", afirmou o candidato do União Brasil.
 
Acompanhado da candidata da vice-governadora Ana Coelho e do prefeito de Salvador, Bruno Reis, ACM Neto também falou que espera que Jerônimo possa "consertar" os rumos do estado.

"A Bahia precisa de mudança. Quase metade dos eleitores baianos disseram de maneira muito categórica nas urnas que desejam mudança e eu espero que o governador eleito tenha essa compreensão, entenda esse recado, assimile o que as urnas apresentaram no dia de hoje".

Campanha eleitoral
Nascido em Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, mais conhecido como ACM Neto, tem 43 anos. Ele foi prefeito de Salvador por oito anos, entre 2013 e 2020. A candidatura para a disputa do governo do estado foi lançada oficialmente no dia 5 de agosto, em Salvador.
 
Advogado formado pela Universidade Federal da Bahia, ele é neto do ex-governador da Bahia e senador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007). Antes de ser prefeito de Salvador, foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2002 e, depois, renovou mais duas vezes o mandato, como o parlamentar mais votado da Bahia.
 
Foi presidente do Democratas entre 2018 e fevereiro de 2022, quando o Tribunal Superior Eleitoral confirmou a fusão entre o partido e o PSL, autorizando a criação do União Brasil, do qual Neto é secretário-geral.
 
No primeiro turno, ACM Neto recebeu 3.316.711 votos e ficou em segundo lugar com 40,80%. Já no segundo turno das eleições, foram 4.007.023 votos, 47,21%.
 
Informações do G1 Bahia 
 

domingo, 30 de outubro de 2022

Lula vence segundo turno e é eleito presidente do Brasil pela terceira vez


Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o 39º presidente da República neste domingo (30/10), na votação do segundo turno. Lula derrotou o presidente Jair Bolsonaro (PL), que buscava a reeleição.
O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas.
 
Àquela altura, Lula tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Bolsonaro, que contabilizava os outros 49,17% de votos válidos.
A diferença percentual a favor de Lula é a menor de um presidente eleito desde 1989.
 
O petista já havia ocupado o cargo entre os anos de 2003 e 2011. Ele disputou a Presidência seis vezes desde a redemocratização do país, em 1989 — venceu três e perdeu três, uma vez para Fernando Collor e duas para Fernando Henrique Cardoso.
Em 2018, Lula ficou fora da corrida presidencial após ficar preso por 580 dias pela Operação Lava Jato, acusado de participação em um esquema de corrupção na Petrobras. Todos os processos que o levaram à cadeia acabaram posteriormente anulados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou a suspeição do ex-juiz Sergio Moro e firmou a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba.
 
De volta à cena eleitoral para a disputa de 2022, Lula formou coligação com nove partidos (a maior desta eleição) e escolheu como vice um dos seus principais adversários dos últimos anos: o ex-governador de São Paulo e fundador do PSDB Geraldo Alckmin, agora filiado ao PSB.
 
Após a confirmação do resultado, Lula foi comemorar com aliados e simpatizantes na Avenida Paulista, em São Paulo.
 
Com o resultado, o Partido dos Trabalhadores volta à presidência após um intervalo de seis anos. O PT comandou o país por oito anos com Lula (de 2003 a 2010) e por seis anos com Dilma Rousseff (2011 até o impeachment em 2016).
Torneiro mecânico, líder sindical e membro fundador do PT, Lula foi eleito para seu terceiro mandato e deverá tomar posse no cargo em 1º de janeiro de 2023. Desta vez, o petista terá quatro dias a mais para governar o país – uma reforma eleitoral aprovada em 2021 definiu que, em 2027, a posse presidencial será em 5 de janeiro.
Ao votar mais cedo, em São Paulo, Lula disse que a eleição definiria o "modelo de Brasil" para os próximos anos. Ele falou também que era o dia mais importante da vida dele.
 
"Hoje, possivelmente, seja o dia 30 de outubro mais importante da minha vida. E acho que é um dia muito importante para o povo brasileiro porque hoje o povo está definindo o modelo de Brasil que ele deseja, o modelo de vida que ele quer", declarou o agora presidente eleito.

Informações do G1 
 

Jerônimo Rodrigues, do PT é eleito governador da Bahia

 

Professor Jerônimo Rodrigues, do PT, foi eleito, neste domingo (30/10), governador do estado da Bahia para os próximos quatro anos.

Com 96% das urnas apuradas, o ex-secretário de Educação do estado tinha 52% votos, o que correspondia a mais de 4 milhões e 296 mil votos válidos. O segundo colocado, ACM Neto (União Brasil), ficou com 47%, o que representa pouco mais de 3 milhões 782 mil votos.
 
Jerônimo iniciou a apuração em desvantagem, mas após cerca de uma hora de apuração, com cerca de 24% das urnas apuradas, passou na frente e seguiu até o final para ser eleito o 52º governador da Bahia.
A eleição foi decidida em dois turnos no estado, algo que não acontecia desde 1994. No primeiro turno, Jerônimo teve 49% dos votos, contra 40% de ACM Neto. A vitória no primeiro turno confirma o favoritismo do petista após a rodada inicial. No entanto, ele esteve atrás em todo primeiro turno, de acordo com as pesquisas de intenção de voto.
 
Derrotado, ACM Neto reconheceu o resultado após as urnas chegaram na totalidade da apuração. O candidato do União Brasil ligou para Jerônimo e desejou sorte ao novo governador. Em seguida, ACM Neto falou com a imprensa.
 
A eleição de Jerônimo, o governador Rui Costa faz o seu sucessor após dois mandatos e dá ao PT a oportunidade de chegar a 20 anos consecutivos no governo baiano. Antes de Rui, entre 2006 e 2022, o também petista Jaques Wagner chefiou o estado em dois mandatos.
 
Jerônimo Rodrigues Souza nasceu no povoado de Palmeirinha, na cidade de Aiquara, região sudoeste da Bahia, a 400 quilômetros de Salvador. Ele tem 57 anos.
Professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Jerônimo é casado Tatiana Velloso, engenheira agrônoma e professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Jerônimo e Tatiana são pais de João Gabriel.
 
Sua atuação no Governo do Estado começou em 2007, no governo Jaques Wagner, quando foi convidado para atuar como Assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Em 2010, ainda no governo Wagner, passou a compor a equipe da Secretaria de Planejamento.
 
Em 2011, foi convidado para atuar em Brasília, onde foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e outros cargos no MDA durante o governo Dilma.
 
Em 2014, coordenou o Programa de Governo de Rui Costa, que seria eleito naquele ano. Já no governo, foi o primeiro titular da recém criada Secretaria de Desenvolvimento Rural. Em 2018 voltou a coordenar o programa de governo de Rui Costa, e no ano seguinte assumiu a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, de onde saiu para ser candidato ao governo.

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Curso de sequilhos é oportunidade para a independência financeira das mulheres

 

O sequilho é um biscoitinho delicioso que derrete na boca. E para aprender as técnicas para preparar a deliciosa receita, cerca de 15 mulheres colocaram a mão na massa entre esta quarta (26) e quinta-feira (27). Elas são atendidas pela Secretaria da Mulher e o treinamento foi ofertado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social pelo Qualifica Feira, a Ordem dos Advogados da Bahia/Mulher e o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai).

A mistura de sabores e variadas receitas foram ensinadas pela chefe Cláudia. Todas elas vão receber certificado de qualificação profissional. De acordo com a secretária da Mulher, Gerusa Sampaio, o curso vai oferecer condições para as mulheres alcançarem a independência financeira.

“Ver a beleza de uma mesa cheia de sequilhos é de fato de dar água na boca. E saber que isso vai proporcionar a liberdade e autonomia dessas mulheres é o que nos orgulha”, considera Gerusa Sampaio.

Aplicadas mais de 68 mil doses da vacina contra Covid em crianças este ano

 

Não houve nenhum registro de reação adversa a vacina

Em Feira de Santana foram aplicadas 68.138 doses da vacina contra a Covid em crianças de 3 a 11 anos entre janeiro até esta quarta-feira, 26. Desse quantitativo total, 44.147 são de primeira dose, 23.648 para a segunda e 343 em crianças com comorbidades. A imunização é realizada nas unidades de saúde da Prefeitura de Feira de Santana 

De acordo com a coordenadora da  Vigilância Epidemiológica, Carlita Corrêa, não houve nenhum registro de reação adversa por consequência da imunização.

“É uma informação que comprova a segurança da vacina. Por isso deixo o apelo para os pais levarem seus filhos para se vacinarem, é maneira mais eficaz de aumentar a proteção contra a doença”, avalia a coordenadora.

As doses do imunizante estão disponíveis em 104 salas de vacina, localizadas nas unidades de saúde da zona urbana e rural, que funcionam de segunda a sexta-feira.

As unidades vinculadas ao programa Saúde na Hora, tem funcionamento ampliado das 8h às 21h. São elas: Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha.

Feira de Santana não registra caso de raiva humana há 21 anos

 

Vacinação dos animais é o que mantém a doença controlada

A raiva é uma infecção viral aguda considerada uma zoonose que pode atingir animais e seres humanos. A doença pode ser transmitida a uma pessoa por meio de mordida de animais infectados. Em Feira de Santana, o último caso de raiva humana foi diagnosticado em 2001.

De acordo com a médica veterinária e coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Mirza Cordeiro, as campanhas de vacinação antirrábica em animais e o trabalho de conscientização são fundamentais para manter a doença controlada no município.

“A vacina é a maneira mais eficaz utilizada no controle da raiva. A população deve ficar atenta aos cuidados de prevenção e sinais. A raiva causa mudanças comportamentais, incoordenação motora, apatia, salivação excessiva, dificuldade de deglutição, excitabilidade, agressividade, pode ocorrer paralisia, e por fim, morte”, explicou a coordenadora.

Caso sofra qualquer tipo de agressão animal, a pessoa deve procurar imediatamente o Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) que é referência para atender os casos de acidentes humanos envolvendo animais. O tratamento utilizado quando há suspeita de infecção pela raiva é feito com uso de vacina, soro ou a associação deles.

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

Para aqueles que não conseguiram vacinar seus pets durante a Campanha de Vacinação Antirrábica, podem levá-los à sede do CCZ, localizada na avenida Eduardo Fróes da Mota, S/N. O atendimento de segunda a sexta-feira é das 8h às 15h.

Podem ser imunizados os pets a partir dos três meses de idade. Os felinos devem ser transportados em caixas apropriadas, enquanto os cães em coleiras ou correntes. A orientação é levar o cartão de vacina, caso o animal possua.



Operação sustentável da UHE Pedra do Cavalo é destaque no Projeto de Extensão Diálogos sobre Energias Renováveis da UFRB

 

Pedra do Cavalo

 Com o objetivo de compartilhar conhecimentos e agregar valor na formação acadêmica de futuros engenheiros e engenheiras, representantes da UHE Pedra do Cavalo participaram do Projeto de Extensão "Diálogos Sobre Energias Renováveis", realizado pelo curso de Engenharia de Energias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Campus de Feira de Santana, para detalhar o modelo operacional da usina, bem como as iniciativas de preservação do meio ambiente.

O projeto de extensão, que teve início em 2021, é realizado anualmente pela universidade durante o segundo semestre e, de acordo com o Professor, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica da UFRB,  Luiz Henrique Silva, propõe a realização de eventos gratuitos para toda região do Portal do Sertão e Recôncavo Baiano a fim de difundir as mais recentes tecnologias disponíveis para geração de energia limpa e renovável, promovendo um intercâmbio de informações com a comunidade interna e externa à universidade.
 
Durante o evento, a UHE Pedra do Cavalo foi representada pelo gerente de operações, Dejair Silva de Lima, o analista de sustentabilidade, Guilherme Moro, e o engenheiro de manutenção, Matheus Oliveira Silva. A equipe ministrou palestras e conversou com os acadêmicos sobre a operação, a importância e o cuidado da usina com o meio ambiente.
 
“Estamos em uma região rica em recursos naturais. O Rio Paraguaçu é considerado o maior rio genuinamente baiano e a Votorantim Cimentos tem garantido, por meio de iniciativas socioambientais e o diálogo constante com os comitês, a sua preservação. Geramos energia limpa e acreditamos que esse é maior legado que a empresa pode deixar para a região”, diz o gerente da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, Dejair Lima.
 
Legado positivo
 
Com mais de 15 anos de operação, a UHE Pedra do Cavalo é umas das principais hidrelétricas do estado da Bahia, caracterizada pela sua operação sustentável e renovável, operada sob concessão da Votorantim Cimentos.
 
Atualmente, no Brasil, cerca de 83% da produção de energia é derivada da energia renovável.  Entre as fontes energéticas estão as hidrelétricas, responsável por 65% da geração elétrica do Brasil. Esse tipo de produção gera menos custos de operação para as usinas que escolhem a energia renovável e respeitam o meio ambiente, diferente do petróleo, carvão e derivados, que também fazem parte da matriz energética brasileira. Dessa forma, além da geração de energia, as usinas hidrelétricas possuem um papel fundamental no retardamento do aquecimento global, pois possuem zero emissão de carbono e combatem a emissão de Gases de Efeito Estufa.
 
Para a geração dessa energia renovável, a UHE de Pedra do Cavalo aproveita o reservatório da barragem para captar um dos principais recursos naturais, a água, por meio das tomadas d'água. Esse volume de água captado é direcionado até uma casa de força (local onde são instalados os equipamentos para produção de energia). Lá dentro, a água passa pelas turbinas, equipamento responsável por conduzir e direcionar a vazão através de um eixo ligado ao gerador. O gerador é o responsável por gerar a eletricidade, que é distribuída por cabos até as torres de transmissão. Nesse processo operacional, a água que entra para mover as turbinas é devolvida por meio de canais de fuga ao rio, sem perdas, alteração ou contaminação.
 
Para se ter uma ideia, a UHE de Pedra do Cavalo tem capacidade instalada de geração de 160 megawatts de energia, o equivalente para abastecer Maragogipe (BA), São Felix (BA) e Cachoeira (BA) durante três meses, ou seja, cerca de 280 mil residências. Apesar de gerar energia no Recôncavo Baiano, é o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) quem realiza a distribuição.
 
O ONS é uma organização privada sem fins lucrativos criada em 1998, por meio da Lei 9.648,  para coordenar e controlar a geração e a transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável por quase toda a energia gerada no Brasil. Além do SIN, o ONS também é responsável pela operação dos mais de 200 sistemas isolados que existem no país.
 
Sobre a Votorantim Cimentos
 
A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 12 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br .
 

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Bahia registrou nesta quinta (27/10) 326 casos de Covid-19 e mais 4 óbitos

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 326 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%), 207 recuperados (+0,01%) e mais 4 óbitos. Dos 1.703.178 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.671.513 já são considerados recuperados, 880 encontram-se ativos e 30.785 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

boletim epidemiológico desta quinta-feira (27) contabiliza ainda 2.048.510 casos descartados e 358.905 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 68.726 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento a Bahia contabiliza 11.723.953 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.862.446 com a segunda dose ou dose única, 7.464.705 com a dose de reforço e 2.477.268 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.062.198 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 715.104 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 e 4 anos, 58.137 tomaram a primeira dose e 17.878 já tomaram a segunda dose.

Mais de 35 pacientes na fila da regulação em Feira

 

Em Feira de Santana, 36 pessoas aguardam por transferência para uma unidade hospitalar até esta quinta-feira (13). As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado. Os pacientes estão distribuídos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais.

Na policlínica do George Américo, um idoso de 74 anos espera há 16 dias transferência para tratar úlcera dos membros inferiores. Além dele, 12 pacientes aguardam regulação na UPA Queimadinha, 12 na UPA Mangabeira e outros 11 distribuídos nas policlínicas municipais Feira X (7), Rua Nova (2) e Tomba (2). 

Esse é um número preocupante, pois é entre janeiro e julho deste ano, 198 pessoas morreram aguardando a regulação em Feira de Santana. 

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.

Feira de Santana ganha a 4ª Vara da Família

 

Solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira

Moradores de Feira de Santana ganharam uma nova unidade judiciária: a 4ª Vara de Família, Sucessões, Órfãos e Interditos foi instalada no Fórum Desembargador Filinto Bastos na manhã desta quinta-feira (27). O prefeito Colbert Filho acompanhou a cerimônia conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ – BA), desembargador Nilson Castelo Branco.

"A Vara de Família tem uma função social muito grande: pacificar os conflitos existentes na célula mater do Brasil que é a família. Nós precisamos cada vez mais proporcionar ao cidadão, independente da categoria econômica e financeira dele, o acesso ao juiz titular da Vara de Família para mitigar ou extinguir os conflitos existentes", considerou o presidente do TJ - BA.

Com o intuito de aperfeiçoar o serviço no 1º Grau, a 4ª Vara da Família era um antigo pleito do judiciário feirense - desde 2005 lutavam por isso.

“Este é um momento histórico para Feira de Santana. São mais de 16 mil processos que tramitaram nas três varas. A 4ª Vara da Família dará mais celeridade aos processos e melhor acolhimento ao cidadão”, afirmou a juíza da comarca de Feira, Kátia Regina Mendes Cunha.

Na solenidade também foi anunciada a implantação de uma sala passiva no Fórum de Juizados Especiais, na avenida Presidente Dutra, visando assegurar o acesso do cidadão ao atendimento. Esta é a 16ª na Bahia.

"A sala passiva vai proporcionar maior celeridade nos trabalhos, uma vez que a modalidade dos processos é digital,  aumento da produtividade, redução de custos e facilidade, aproximando o judiciário da população", destacou a desembargadora Cyntia Maria Pina Resende.

O prefeito Colbert Filho, que também compôs a mesa, enfatizou que o judiciário feirense dá mais um importante e necessário passo na prestação do serviço à comunidade.

"A instalação da 4ª Vara é um passo importante para reduzirmos o tempo de tramitação dos processos e a Prefeitura de Feira está disponível para contribuir com o poder judiciário no que for possível".

Ainda participaram desembargadores, titulares das comarcas de Feira, advogados e autoridades civis e militares, além do presidente da OAB Subseção de Feira, Raphael Pitombo.


Mais 78 ônibus reforçam o transporte público no segundo turno de eleição em Feira

 

Passagem gratuita para usuários com cartão Via Feira

Uma operação especial com 78 ônibus extras reforça o transporte público em Feira de Santana neste domingo, 30, no segundo turno das eleições 2022.

Ao todo, 129 veículos circulam gratuitamente para usuários que possuem cartão Via Feira, entre 5h e 20h. Segundo o secretário de Transportes e Trânsito (SMTT), Saulo Figueiredo, a ampliação do percentual de veículos disponibilizados neste domingo será de 153%. As linhas com maior fluxo de passageiros terão ônibus reservas de prontidão.

"O Governo Municipal vai garantir e facilitar a mobilidade do cidadão no deslocamento para seus respectivos locais de votação", pontua.

Os terminais de transbordo Central, Sul, Norte, Pampalona, Nóide, além das estações do BRT/Linha 1 - Getúlio Vargas funcionam normalmente visando otimizar a operação do SIT (Sistema Integrado de Transporte), BRT (Bus Rapid Transit) e FeiraMOB.

As vans do Sistema de Transporte Alternativo e Complementar (STPAC) atendem as comunidades na zona rural. Fiscais da SMTT vão prestar orientações aos usuários em pontos de embarque e desembarque do município.

Ação do Outubro Rosa e Verde é realizada no Tanque da Nação

 

Ação realizada no Centro Comunitário Feira IV

Moradores do Tanque da Nação participaram de palestras sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e da sífilis congênita nesta quinta-feira, 27. A iniciativa realizada no Centro Comunitário Feira IV faz parte das campanhas Outubro Rosa e Verde, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme a enfermeira, Jéssica Bastos, o momento é fundamental para conscientizar os moradores.

“O diagnóstico precoce faz diferença e pode salvar vidas tanto nos casos de câncer como em casos de sífilis. Hoje, já conseguimos fazer o rastreamento de sífilis durante o pré-natal, o que evita muitas mortes prematuras”, destacou.

Durante o evento, a população  também recebeu orientações acerca do câncer de próstata e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) através da equipe multidisciplinar formada por assistente social, médico, enfermeiro e educador físico.

Escolas estão prontas para o 2º turno das eleições

 

Unidades de ensino atendem às quatro zonas eleitorais do município

Neste segundo turno das eleições de 2022, que transcorre neste domingo, 30, a Prefeitura de Feira de Santana continua garantindo suporte ao Tribunal Regional Eleitoral - TRE, com a disponibilização de oitenta escolas municipais e conexão à internet para o pleito. As escolas atendem às quatro zonas eleitorais do município.

Dezenas de escolas municipais funcionam como seções eleitorais que se transformam em grandes colégios eleitorais, como o Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim, no centro; a Escola Municipal Professor José Raimundo Pereira de Azevedo (antigo CAIC), no Feira VII; a Escola Municipal Professora Valdemira Alves Brito, no Tomba; e a Escola Dr. Francisco Martins da Silva, no distrito de Maria Quitéria. 

Os colégios eleitorais seguem com a mesma dinâmica do primeiro turno - as unidades escolares são entregues higienizadas e com a estrutura física revisada pela equipe da Secretaria de Educação. Durante esta semana, os procedimentos estão sendo realizados sem interferência no funcionamento das atividades escolares. 

O funcionamento das escolas segue normal até o final da tarde da sexta-feira, 28, com aulas durante todo o dia. As zonas de votação, que são escolas municipais, permanecem as mesmas do primeiro turno. Para conferir o local, os eleitores podem consultar as informações através do aplicativo e-Título ou pelo site (https://www.tre-ba.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/titulo-e-local-de-votacao)  do TRE-BA.

Quase 200 pessoas morreram na fila da regulação no primeiro semestre deste ano

 

Hoje, 45 pessoas esperam a transferência para uma unidade hospitalar

Entre janeiro e julho deste ano, 198 pessoas morreram aguardando a regulação em Feira de Santana. Na manhã desta quinta-feira (27), 45 pessoas esperam a transferência para uma unidade hospitalar, através das vagas disponibilizadas pelo Sistema do Governo do Estado.

Conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde, o mês com mais mortes registradas foi janeiro (41). A maioria dos pacientes que evoluíram para óbito na fila da regulação possuía histórico de insuficiência respiratória aguda, acidente vascular cerebral, sepse ou algum tipo de doença cardiovascular.

Além de sobrecarregar o sistema de saúde local, a demora para a transferência expõe os pacientes a uma espera exaustiva por tratamento adequado. Em abril, um paciente com insuficiência cardíaca respiratória chegou a ficar 25 dias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha. Já em maio, um paciente com choque séptico aguardou 26 dias na mesma unidade.

Doppler Transcraniano reduz risco de AVC em pessoas com anemia falciforme

 

Exame mantido com recursos próprios é ofertado a crianças entre 2 e 16 anos

Feira de Santana é um dos poucos municípios baianos que oferecem o exame de Doppler Transcraniano para pessoas com anemia falciforme. O procedimento avalia a velocidade do fluxo sanguíneo nas principais artérias cerebrais e pode reduzir as chances do paciente desenvolver o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Somente este ano, 156 pessoas com doença falciforme entre 2 e 16 anos realizaram o exame que é mantido com recursos próprios da Prefeitura de Feira. O Doppler Transcraniano é realizado no Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Doença Falciforme que atende atualmente 560 pacientes.

A enfermeira coordenadora do órgão municipal, Luciana Brito, explica que o exame é destinado a crianças e adolescentes com doença falciforme devido o alto risco para desenvolver a doença neurológica.

É um exame necessário que faz parte do protocolo de cuidados”, afirma Luciana Brito. Ainda conforme a enfermeira, a recomendação é que o exame seja realizado anualmente, mas se for identificado alguma alteração, passa a ser feito em períodos mais curtos.

A solicitação pode ser feita nas unidades de saúde ou através de encaminhamentos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) quando o teste do pezinho diagnostica a doença falciforme.

“O paciente também pode procurar diretamente o Programa de Apoio, para que as dúvidas sejam sanadas e ele tenha os direcionamentos e realize os exames necessários”, orienta a coordenadora.

Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Doença Falciforme oferece acompanhamento multidisciplinar realizado por médicos, enfermeiros, nutricionista, psicólogo e assistentes sociais, ofertando consultas com hematologista, hematopediatra e clínico geral. O órgão funciona na rua Prudente de Morais, 170, Ponto Central.