Luta ajuda a liberar o estresse e é um instrumento potente de formação
Desenvolvimento muscular, condicionamento físico e flexibilidade corporal são alguns benefícios oferecidos pela prática da capoeira, expressão cultural afro-brasileira também considerada esporte. Além do saldo positivo com o corpo, a luta ainda ajuda a liberar o estresse e é um instrumento potente de formação cidadã.
Pensando nisso, o professor de educação física, Wilker Amorim, incluiu a capoeira nas atividades dos alunos da Escola Municipal Dr. Clovis Ramos Lima.
A metodologia de ensino foi dividida em três etapas: conceitual, experimental e atitudinal. Na primeira os alunos tiveram as aulas teóricas, trabalhando temas como a origem da capoeira. A segunda parte foi prática com uma oficina da luta ministrada por um mestre capoeirista e, por fim, será exibido o filme Besouro para que haja um debate em sala de aula.
Para Carlos Luiz dos Santos, capoeirista convidado para ministrar aula prática, o principal objetivo da capoeira é servir de ferramenta social, ocupando as horas vagas de jovens e adultos. “Eu fui um jovem resgatado pela capoeira, se não fosse isso, teria percorrido caminhos errados, por isso tenho como missão levar a capoeira para o máximo de pessoas possível, pra que todos tenham suas vidas transformadas”, contou.
“Eu aprendi que a capoeira é uma dança também, que veio pelos escravos da África e que faz bem para corpo. Hoje eu aprendi um monte de golpes e consegui alongar meu corpo”, disse Isaac da Silva aluno da 6° anos logo após participar da oficina de capoeira, ministrada na quadra poliesportiva da escola.
De acordo com a secretária de Educação Anaci Paim, a capoeira, como ferramenta de apoio pedagógico, proporciona evolução cognitiva. "Fazendo com que os alunos fiquem mais confiantes, criativos e dispostos, além de ser instrumento de inclusão social".
Nenhum comentário:
Postar um comentário