Encontros acontecem mensalmente
Estudos de casos de estudantes com deficiência, práticas pedagógicas e a inclusão na Educação Infantil foram discutidos durante toda semana na formação continuada para professores da rede municipal.
Os encontros formativos, que acontecem mensalmente, foram realizados no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva.
Esta é a segunda formação sobre a temática, mas dessa vez o destaque foi para a parte prática, com a análise das vivências e experiências dos professores. Recursos e atividades que podem ser implementados na rotina também foram apresentados.
A professora Talyta Meirelles, formadora do Centro de Educação Inclusiva, explicou que o objetivo é que os docentes pensem juntos estratégias para favorecer o desenvolvimento da criança, a curto e longo prazo. Assim, as ações são pensadas na perspectiva de que na infância estão as principais janelas de aprendizagem.
"Na primeira formação, tratamos a Educação Inclusiva de maneira geral. Agora estamos adentrando no assunto de modo mais específico, com estudos de caso e análises reais da nossa rede. Assim conseguimos entender as dificuldades, mas também todas as possibilidades da rede com têm um quadro excelente e isso faz toda diferença. Uma coisa que está muito clara na formação é o compromisso desses professores com a educação", esclareceu.
Para Leidiane Veríssimo, professora do Centro Municipal de Educação Infantil Irma Rosa de Lima Caribe Amorim, estes momentos de troca são importantes para a renovação prática pedagógica.
"As crianças vão mudando de maneira tão rápida que se nos acomodarmos e não participarmos das formações não tem como acompanhar essas mudanças. Conseguimos perceber nesses estudos de caso as singularidades das crianças e como lidar com as situações no dia a dia", relatou Leidiane.
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