Submarino

AQUI TEM TRABALHO

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Feira de Ciências na Escola Francy Silva Barbosa destaca importância da preservação de biomas

 

Apresentação aconteceu nesta quinta-feira

Resultado de um trabalho interdisciplinar com os estudantes, a Escola Municipal Francy Silva Barbosa (Campo Limpo) realizou nesta quinta-feira, 21, a 4ª Feira de Ciências com o tema “Salvem os nossos biomas”. As turmas apresentaram as características, a fauna e a flora dos biomas Caatinga, Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica. 

“O nosso objetivo é conscientizar o estudante sobre a importância da preservação dos biomas, que têm sido degradados pela ação humana. Envolvemos as disciplinas de Português, Matemática, Geografia, Ciências, para abordar pontos como localização, história, fauna e flora e usamos material reciclável para construção das maquetes”, explica a professora de Ciências Eliana da Conceição Lima. 

A turma levou a sério a missão. Além de explicar sobre as características da Mata Atlântica, o estudante do 5º ano, Rafael Santos, apontou ações para a resguardar o bioma. 

“A Mata Atlântica é um bioma muito grande, começa da costa litorânea brasileira, que ocupa 17 estados, e segue até o Rio Grande do Sul. Eu acho que se a gente parar de desmatar,  jogar lixo nas florestas e criar uma campanha, uma manifestação, para juntar todo mundo e plantar árvores pode ajudar a renovar o bioma. A gente deve preservar esse bioma, que é um símbolo do nosso país.  Então, eu falo para vocês, preservem, cuidem do nosso bioma”.

A pequena Lara Gabrielle de Jesus, estudante do 4º ano, falou sobre os animais característicos do bioma Caatinga. “Eu aprendi que a Ararinha Azul é a principal ave desse bioma. É uma espécie do Nordeste e alimenta-se de frutos”, contou. 

A avó da garota, Ludmilla Silva de Jesus, fez questão de acompanhar as apresentações. Para ela, “é necessário ensinar, desde cedo, porque os biomas devem ser preservados e destacar esse tema foi uma excelente iniciativa”.

Ao final da programação, os estudantes ganharam mudas de plantas, dando continuidade ao trabalho de conscientização e preservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário