Submarino

AQUI TEM TRABALHO

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Mais de 200 jovens participaram da 4ª Conferência Municipal da Juventude

 

Propostas serão levadas até a Conferência Nacional de Juventude

Nesta quinta-feira (28), mais de 200 jovens participaram da 4ª Conferência Municipal da Juventude realizada na Fundação Senhor dos Passos. A abertura do evento ocorreu pela manhã com a apresentação de bateria com alunos de uma escola pública. Houve também painéis de discussão, workshops e atividades interativas relacionadas à temática.  

Este ano, o tema é “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”, e tem como objetivo a criação e seleção de propostas voltadas para políticas públicas relacionadas aos jovens e assim serem levadas até a Conferência Nacional de Juventude.

A Conferência contou com a presença da presidente do Curso de Direito da Universidade de Guanambi e embaixadora do Movimento Internacional da Juventude IYD Brasil pela Organização das Nações Unidas (ONU), Mayara Domingues, que palestrou para os presentes. 

Segundo Mayara, "essa conferência é o espaço onde vocês, jovens, vão debater políticas públicas. Com esse encontro, vocês vão proporcionar muitos frutos para o Estado da Bahia e para o Brasil", disse. 

A Conferência da Juventude é também um momento para debater e dialogar propostas com vistas à construção do Plano Municipal da Juventude para os próximos 10 anos. De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Matheus Pinheiro, a Conferência representa um momento de união de toda a juventude. 

"Este evento representa um momento de união, diálogo e participação ativa dos jovens da nossa sociedade na construção de um futuro melhor. Nossos jovens são cheios de energia e criatividade. Estamos aqui para debater um pouco das propostas que foram acolhidas durante as pré-conferências da juventude”, disse.


 

Matheus revelou quais são os anseios da juventude para a elaboração do Plano Municipal, debatidos ao longo das pré-conferências realizadas. 

"Os jovens falam muito na melhoria dos cursos profissionalizantes. Eles não querem mais aqueles cursos de corte e escova, cursos básicos de informática, eles querem que tanto o município, quanto o estado, passem a trazer cursos de alta patente. Para que assim eles possam se capacitar e se inserir nas indústrias, no comércio. Também falam muito na questão de mais investimento em políticas públicas de esporte, cultura e lazer”, revelou. 

Polyana Carvalho, diretora do Departamento de Promoção da Igualdade de Gênero, da Igualdade Racial e da Juventude, contou que está trabalhando juntamente com o Conselho Municipal da Juventude para a criação de um programa de capacitação para os jovens focando em tecnologia. 

"A gente está atuando de forma bem positiva e ativa com a juventude. Veio algumas propostas de capacitações e a gente entende que o jovem precisa se capacitar, até mesmo para ter uma experiência de conteúdo para se inserir no mercado de trabalho. Estamos lançando o 4.0, que é um programa de alta tecnologia e avanço. Jovem ama tecnologia e estamos atentos a isso. É muito importante essa parceria com o Conselho Municipal de Juventude”, contou.  

Segundo Matheus, após a elaboração do Plano Municipal da Juventude, haverá uma reunião com o prefeito Colbert Martins Filho e demais pastas do governo para discutir o que foi proposto pelos jovens.  

“Após elaborarmos o Plano Municipal da Juventude que tem duração de 10 anos, vamos sentar com o prefeito e dialogar com as demais esferas políticas, para que a gente possa trazer o melhor para a juventude de Feira de Santana”, disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário