Após a confirmação do caso de raiva em morcego no bairro Gabriela, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)- órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde - intensificou as ações de vacinação contra a doença na localidade, nesta quinta-feira (28).
A coordenadora do CCZ, Mirza Santana, explica que ao receber a notificação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a equipe prontamente vai até as ruas das áreas confirmadas para realizar a busca ativa.
“Nossa equipe está passando de casa em casa na rua onde teve o caso positivo do morcego, fazendo a vacinação dos cães e gatos para evitar uma possível contaminação. Em seguida, reforçamos a imunização em todo o bairro. Nesta semana estamos na Gabriela e na próxima, será a vez da Queimadinha, outra área em que foi identificado o vírus”, destacou.
Mirza também orienta que ao encontrar um morcego morto, o CCZ deverá ser acionado, de forma imediata, por meio do número (75) 9 9851-8583 para que o animal seja recolhido e submetido a exames com o intuito de verificar se há risco de infecção por raiva.
Já as pessoas mordidas ou arranhadas por cães e gatos devem procurar atendimento no setor antirrábico que está localizado no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) para acompanhamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário