Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Centro de abastecimento recebe novas caixas para coleta de lixo

 

No total, foram instaladas 14 novas caixas em pontos estratégicos

A Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri) de Feira de Santana, em parceria com a Sustentare, empresa responsável pela limpeza do centro de abastecimento, distribuiu na manhã desta terça-feira (30) novas caixas brooks para coleta de lixo.

No total, foram instaladas 14 novas caixas em pontos estratégicos do centro de abastecimento, como a área dos cocos, frutas e verduras, carnes, entre outros.

O objetivo é melhorar a limpeza do local e evitar que lixo seja jogado no chão. As caixas serão removidas todos os dias a partir das 17h, que é a hora em que o portão fecha para que ocorra a limpeza do centro de abastecimento.


"Essas caixas são de grande importância porque sem elas, as pessoas não têm onde colocar o lixo e acabam jogando no chão, tanto dificultam a limpeza como o aspecto do próprio local e fica insalubre", explicou o diretor do centro de abastecimento, Cristiano Gonçalves.

"Com as caixas, a gente melhora duas situações que é a facilidade na limpeza e o aspecto de aparência no local. A expectativa é a melhor possível", finalizou Cristiano.

O secretário de agricultura, Alexandre Monteiro, observa que as melhorias de condições do centro de abastecimento tem sido priorizadas pela pasta.

"Estamos atendendo os pedidos de todos os comerciantes e da sociedade. Temos lutado muito para resolver diversas questões como ordenamento, limpeza e a questão da regularização dos boxes dos permissionários", afirmou Monteiro.

Prefeitura de Feira de Santana renova adesão ao Garantia Safra para o ano agrícola 2023/2024

 

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana renovou a adesão ao Fundo de Garantia Safra para o ano agrícola 2023/2024. Com isso, os agricultores familiares do município que sofrerem perdas no período de plantio e colheita poderão receber o seguro.

No último ano agrícola, uma média de 700 safristas foram beneficiados com o seguro safra no município.

Criada em 2002 pela lei nº 10.420, a Garantia Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) que tem o objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios, sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico. Está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e é administrada pela Caixa Econômica Federal desde outubro de 2003.

Feirense Naíra Cruz de Oliveira é eleita Rainha do Carnaval 2024

 


A gerente comercial Naíra Cruz de Oliveira, 25 anos, de Feira de Santana, na zona turística Caminhos do Sertão, foi eleita a Rainha do Carnaval de Salvador 2024, na noite de terça-feira (30/01), em disputa realizada no Salão Diamante do Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande. Ela venceu entre as 12 finalistas da 32ª edição do concurso, que escolheu também Inara Carneiro e Daiane Gomes como princesas da folia. O evento, promovido pelo Fórum Internacional de Comunicação de Ecologia e Turismo (Ficet), teve o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA) e da Bahiagás.

"É uma honra para mim representar todas as raças, na maior festa de rua do mundo, que é o Carnaval. É trazer a cultura e a ancestralidade, dentro de um ambiente de diversidade. Estou com muita sede de alegria e de felicidade”, comemorou Naíra.

"O Carnaval é a maior manifestação do povo baiano. Nas ruas, a gente mostra toda a força da nossa energia, através da miscigenação de brancos europeus, negros africanos e indígenas. A rainha da festa vai representar essa miscigenação, por toda a sua beleza, simpatia e desenvoltura", declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que foi um dos jurados do concurso.

O presidente do Ficet, Gorgônio Loureiro, destacou a parceria com o Estado para a realização do evento. "Esse concurso existe desde a década de 1930, é um símbolo do Carnaval. Sem o apoio da Setur-BA e da Bahiagás, não teríamos conseguido emplacar mais uma edição”.

 Assessoria de Comunicação da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia

Foto: Tatiana Azeviche


Pessoas que tiveram casas alagadas devem ficar atentas ao risco de leptospirose

 

Os feirenses que tiveram casas alagadas pela chuva e apresentarem febre, dor de cabeça e no corpo devem procurar a unidade de saúde mais próxima. A recomendação é da Secretaria Municipal de Saúde que busca prevenir a infecção por leptospirose.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, durante as situações de fortes chuvas, como a desse final de semana, a urina de animais que está no esgoto ou bueiro pode acabar se misturando com a água da chuva. Sendo assim, qualquer pessoa que teve a casa alagada pode estar sujeita à doença.

“Não queremos que as pessoas fiquem apavoradas, nosso objetivo é apenas alertar para que, caso sejam infectadas, recebam o tratamento adequado e evitem complicações, uma vez que essa doença tem sintomas muito parecidos com a gripe e pode passar despercebida”, ressaltou.

A coordenadora explica que o tempo da transmissão até o aparecimento dos sintomas ocorre geralmente entre sete a 14 dias depois da exposição, mas pode chegar a um mês. “Além das dores de cabeça e no corpo, as pessoas infectadas também podem ter enjoos, vômitos, falta de apetite, olhos e peles amarelados e dores na panturrilha”, frisou.

ORIENTAÇÕES

Em casos de alagamentos pela chuva que elevam o nível da água, não é recomendado nadar, brincar ou tomar banho com o líquido. Os lixos devem ser empacotados da forma correta para evitar a presença de roedores, como os ratos. Ao precisar entrar em contato com a água de enchente, aconselha-se o uso de luvas e botas.

Foto: Jorge Magalhães 

Enfermeiros participam de capacitação para triagem pré-natal

 

Rastrear e identificar as grávidas que possuem riscos de desenvolver doenças infectocontagiosas

Nesta terça-feira (30), enfermeiros que atuam nas unidades de atenção primária participaram de capacitação sobre triagem pré-natal para monitoramento da saúde da gestante e do feto. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde  (SMS) em parceria com o Instituto de Saúde e Ação Social (Isas), ocorreu no auditório Dr. João Batista Cerqueira.

Segundo a coordenadora da atenção primária, Helen Costa, a triagem tem como objetivo rastrear e identificar as grávidas que possuem riscos de desenvolver doenças infectocontagiosas. Além de garantir uma assistência eficaz, os exames feitos durante o pré-natal também auxiliam na prevenção de malformações e danos que possam ser gerados ao bebê.

“A coleta do exame será feita na unidade e enviada para o laboratório que entregará o resultado em seis dias úteis. A mudança traz agilidade ao atendimento, porque antes, com o laboratório antigo, o tempo de entrega era de 30 dias. Serão feitos oito exames: citomegalovírus (IGM e IGG), toxoplasmose (IGM e IGG), HTLV, eletroforese hemoglobina, T-SHIRT e T4” explicou.

Na avaliação da enfermeira, Ione Almeida, a inclusão de exames laboratoriais diante da exclusão de exames que já são feitos na própria unidade por meio de teste rápido foi um dos pontos positivos.

“Testagem para sífilis, HIV e hepatite podem ser feitas na própria unidade. Quando é tirado esses exames da oferta do laboratório para incluir outros que só podem ser feitos nesse local, temos a possibilidade de fazer um diagnóstico melhor e mais completo”, argumentou. 

Casos de dengue aumentaram 26% em relação a janeiro de 2023

 


Feira de Santana registrou 53 casos de dengue entre o primeiro dia do ano e essa segunda-feira (29). Desse total, sete apresentaram sinais de alarme e não foi registrado nenhum óbito. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.

O aumento é de 26% em relação ao mês de janeiro do ano passado, quando foram contabilizados 42 casos da doença. Entretanto, os casos de alarme sofreram uma redução de 41,6%, pois nesse período de 2023 foram listados 12 casos com sinais de alarme e um óbito.

O prefeito Colbert Martins Filho, médico especializado em epidemiologia, alerta que diante do aumento de casos em todo país, há possibilidade de enfrentar mais um ano epidêmico. O gestor também pontua que as chuvas do final de semana aliadas às altas temperaturas podem ocasionar um surto de dengue.

“Os agentes estão nas ruas permanentemente, estamos buscando os focos e com o fumacê na rua, bombas costais. Estamos fazendo o máximo esforço, inclusive, estamos avaliando a possibilidade de reforçar o quadro dos agentes de endemias porque neste momento as dificuldades podem ser ainda maiores”, destacou.

Entre os locais com mais notificações na zona urbana estão os bairros Mangabeira (5), Papagaio(5) e Centro (4). Nos distritos, apenas Humildes registrou casos, foram cinco diagnósticos positivos.

Quando procurar a unidade de saúde?

Pessoas com febre e, ao menos, mais dois sintomas compatíveis com dengue, a exemplo de dor de cabeça, no corpo ou nas articulações, são consideradas suspeitas da doença. A recomendação da Vigilância Epidemiológica (VIEP) é que ao notar os sinais, o morador procure a unidade de saúde mais próxima para receber orientações.

Nos casos graves, em que nota-se uma piora da doença, apresentando dor na barriga intensa e contínua, vômitos persistentes, queda de pressão e sensação de desmaio, o paciente deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou as policlínicas municipais.

Foto: Jorge Magalhães 

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Centro de Educação Infantil em tempo integral é inaugurado no bairro Asa Branca

 

Hospital da Mulher completa 32 anos com anúncio de novos investimentos para 2024

 

Com novo programa de Educação Integral, prefeito entrega escola no bairro Asa Branca

 


Nova unidade de ensino vai atender a 190 crianças de 2 a 5 anos

O Centro Municipal de Educação Infantil Therezinha Pereira Pitombo foi inaugurado nesta terça-feira, 30, no bairro Asa Branca. A unidade de ensino vai atender a 190 crianças entre 2 a 5 anos e funcionará em tempo integral. As atividades começam às 7h30 e são encerradas às 16h45. 

O prédio tem dez salas de aula, que contam com banheiros internos, dando mais conforto às crianças e praticidade aos professores, biblioteca, fraldário, lactário, rouparia, lavandaria, pátio coberto, vestiários masculinos e femininos, banheiros convencionais e PCD entre outros cômodos administrativos.

A dona de casa Ângela Santos estava admirada com a estrutura. É a primeira vez que o filho dela, o pequeno Levy Freitas, de 2 anos, vai estudar. “A escola está muito bonita. É um lugar seguro para ele e ainda fica perto da minha casa. Espero que ele consiga se desenvolver bem aqui”, disse. 



Durante o evento, também foi lançado o programa Educação Integral em Tempo Integral. Este ano, 30 escolas da rede municipal terão Educação Integral, 7 delas funcionarão exclusivamente nesta modalidade, ampliando 240% no número de vagas disponíveis, que antes era de 733, e agora passa para 2.505. 

“Os estudantes ficarão aqui durante todo o dia, participando de atividades integradas. Uma novidade que melhora, ainda mais, a qualidade da educação ofertada pelo município, que tem o compromisso de promover a equidade no acesso ao conhecimento”, destacou o prefeito Colbert Filho. 

Além de aumentar o tempo que os alunos passam na escola, a Educação em Tempo Integral busca garantir o desenvolvimento do estudante em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural. 



“Os estudantes terão 9h15 diárias de permanência na instituição, sete serão dedicadas à atividade pedagógica. Teremos também atividades de recreação, intervalos para refeição e  higiene. Para essa rotina, vamos disponibilizar todas as condições como os materiais para o banho, para o soninho, materiais pedagógicos, circuitos psicomotores e chromebooks”, explica a secretária de Educação do município, Anaci Paim. 

Para Jennifer França, mãe de Aylla Valentina Silveira, de 5 anos, e de Jasmim França, de 2 anos, a oferta de tempo integral chegou na hora certa. “Vai me ajudar muito porque vou conseguir trabalhar mais tranquila, sei que os meus filhos estarão aprendendo, seguros e bem cuidados”, contou.



Fotos: Jorge Magalhães 

Hospital da Mulher completa 32 anos e projeta investimentos de R$ 5 milhões em 2024

 

Evento comemorativo realizado na manhã desta terça-feira

O Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, celebra seus 32 anos com conquistas em 2023 e planos ambiciosos para 2024, incluindo investimentos superiores a R$ 5 milhões em obras, ampliações e aquisição de equipamentos. O anúncio foi feito pelo prefeito Colbert Martins Filho na manhã desta terça-feira, 30, durante a cerimônia de aniversário realizada no refeitório do hospital, contando com a presença de secretários do governo municipal, vereadores e funcionários da instituição.

Na solenidade, que teve início às 8h, o padre Pedro destacou a importância dos profissionais de saúde, fazendo referência à Parábola do Bom Samaritano, enfatizando a prática do amor e do cuidado ao próximo.

"Aqui, a mulher chega com dor e dá lugar à vida. Esta data nos lembra que todos, desde os trabalhadores da higienização até os médicos, precisam uns dos outros, e a empatia deve prevalecer", pontuou o padre.


O prefeito Colbert Filho fez uma breve retrospectiva da criação do Hospital da Mulher em 1992 e ressaltou os avanços alcançados ao longo dos anos.

"Esta é uma data crucial para Feira de Santana. Há 32 anos, este hospital era apenas o Hospital Santa Maria, e hoje devemos agradecer a Deus por estarmos aqui, contribuindo para o crescimento desta instituição, que, lá atrás, foi idealizada por meu pai (in memoriam)".

Colbert Filho destacou que o Hospital da Mulher passou por expansões e reformas ao longo do ano, tornando-se a maior maternidade pública municipal do interior da Bahia.

"Realizamos muitos investimentos aqui e hoje autorizamos mais obras necessárias para a atenção à saúde da mulher. Todos os investimentos são essenciais para garantir a melhor assistência a todas as vidas que nascem neste hospital", enfatizou o prefeito.

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, enfatizou a importância dos investimentos previstos para o Hospital da Mulher em 2024.

"Serão investidos 5 milhões de reais, provenientes de recursos próprios, em obras, ampliações e aquisição de equipamentos ao longo deste ano. No final de fevereiro, concluiremos a primeira fase do centro cirúrgico, com mais duas salas para cirurgias eletivas de mamas e ginecológicas. Em seguida, ampliaremos as salas de pré-parto, sem interrupção nos serviços do hospital", ressaltou Gilberte Lucas.

A Secretária Municipal de Saúde, Cristiane Campos, destacou a relevância dessa data para Feira de Santana. "Não podemos deixar de homenagear todos os funcionários que tornam este hospital tão importante para a população. A cada dia, o número de nascimentos aqui aumenta, transformando o Hospital da Mulher na maior maternidade do interior da Bahia", salientou Cristiana Campos.

O diretor geral do Hospital da Mulher, o médico Francisco Mota, destacou os avanços na assistência em 2023, incluindo o aumento de leitos cirúrgicos, crescimento nas cirurgias eletivas e uma busca significativa pelos serviços de Planejamento Familiar, com destaque para exames de histeroscopia diagnóstica e fisioterapia pélvica.


Prefeito e secretário de Agricultura firmam acordo de cooperação técnica do projeto Mais Previdência Brasil

 

O projeto visa desenvolver a educação previdenciária e expandir o INSS Digital

O prefeito Colbert Martins Filho e secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro, assinaram na manhã desta segunda-feira (29) o acordo de cooperação técnica do projeto Mais Previdência Brasil. O ato ocorreu no Paço Municipal Maria Quitéria - sede da Prefeitura.

O projeto tem o objetivo de garantir qualidade para as pessoas que trabalham no campo e contribuem para o desenvolvimento do país. O Mais Previdência Brasil visa desenvolver a educação previdenciária e expandir o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) Digital.


A proposta vai promover ministração de cursos sobre benefícios rurais e compartilhar dicas previdenciárias através da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER).

O secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro, destacou que a medida vai tornar o INSS Digital mais acessível na zona rural. "Isso vai facilitar a busca dos benefícios através do Governo Federal e contribuir no processo de aposentadoria e de outros benefícios”, pontuou.

Proposta para eficientizar arrecadação municipal é entregue ao prefeito Colbert Filho

 

Prefeito participou de evento no Hotal Íbis

Na tarde desta segunda-feira (29), uma proposta de eficientizar a arrecadação municipal como contrapartida ao aumento salarial dos servidores públicos foi apresentada ao prefeito Colbert Martins Filho, secretários municipais, empresários e profissionais de imprensa. A iniciativa foi do consultor e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Feira de Santana, Hamilton Ramos de Lima. O evento aconteceu no auditório do Hotel Íbis. 

A proposta visa incrementar a arrecadação de forma eficiente, abrangendo todas as atividades econômicas do município. Hamilton destacou que a ideia é direcionada às médias, pequenas e microempresas, incluindo os microempreendedores individuais. "Essas empresas contribuiriam com valores modestos, mas o impacto seria significativo devido ao grande número delas, proporcionando assim a contrapartida para o aumento salarial dos servidores municipais", ressaltou.

O consultor também enfatizou que essas empresas teriam facilidades, como a obtenção simplificada de alvarás, com serviços desburocratizados, possibilitando sua regularização. "Essa ideia surgiu a partir de um encontro que tive com representantes de uma empresa do Rio de Janeiro que atua na área de consultoria. Na oportunidade, eles me mostraram que Feira de Santana tem capacidade de eficientizar sua arrecadação. Pesquisei e estudei sobre o assunto e vi que muitas cidades avançaram bem nesse sentido, como Cascavel-PR, Sorriso-MT, Joinville-SC, dentre outras. Nesse sentido entregamos ao prefeito a proposta de criação do alvará de atividades econômicas", explicou.  

O prefeito Colbert Filho parabenizou Hamilton Ramos pela iniciativa. E destacou que propostas embasadas e fundamentadas têm o potencial de gerar mudanças positivas.

"A proposta visa aumentar a eficiência na arrecadação pela prefeitura de Feira, com o compromisso de converter esse aumento em salários para os funcionários municipais. O projeto pode ser implementado. Avançamos significativamente nos alvarás, e a proposta é agilizar ainda mais esse processo, aumentando a cobrança pela concessão dos alvarás provisórios. Não se trata de aumento de tributos, mas de aprimoramento na eficiência da arrecadação", pontuou o prefeito.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Comitê faz balanço e anuncia novas ações após danos causados pelas fortes chuvas

 

CMEI Therezinha Pereira Pitombo, no Asa Branca, será inaugurado nesta terça

 

Na ocasião, também será lançado o programa de Educação Integral em Tempo Integral

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Therezinha Pereira Pitombo, no bairro Asa Branca, será inaugurado nesta terça-feira (30), às 9h. A unidade escolar, que vai atender a 500 crianças entre 2 e 5 anos, funcionará em tempo integral. 

O novo espaço tem dez salas de aula com banheiros internos - dando mais conforto às crianças e praticidade aos professores -, biblioteca, fraldário, lactário, rouparia, lavanderia, pátio coberto, vestiários masculinos e femininos, banheiros convencionais e PCD entre outros cômodos administrativos.

A segurança também é uma das prioridades da obra. A unidade escolar é dotada de câmeras de videomonitoramento, além de gradis em todas as janelas. 

Programa Educação Integral em Tempo Integral 

Na ocasião, o Governo Municipal vai apresentar o programa Educação Integral em Tempo Integral. Este ano, 7 unidades escolares funcionarão exclusivamente nesta modalidade. 

"A educação integral em tempo integral, além de ampliar o tempo que os alunos passam na escola, busca garantir o desenvolvimento do estudante em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural. Para isso, estamos organizando toda a sistemática de atendimento, desde a infraestrutura, dispondo de ambientes adequados, professores e profissionais de apoio até a aquisição de materiais pedagógicos necessários", explica a secretária de Educação, Anaci Paim. 

As atividades nas unidades de tempo integral começam às 7h30 e são encerradas às 16h45, contabilizando 9h15 diárias de permanência do estudante na instituição.

"Isso dá segurança às famílias em relação ao bem estar das crianças, que terão mais tempo interagindo e aprendendo, vivenciando experiências diversas, que agregam ainda mais conhecimento e terão asseguradas também três refeições: desjejum, almoço e lanche à tarde", pontua a secretária. 

Confira a lista das escolas:

. Centro Municipal de Educação Infantil Therezinha Pereira Pitombo - Asa Branca 

. Centro Municipal de Educação Infantil Carlos Marinho Falcão - Papagaio

. Novo Centro Municipal de Educação Infantil - Gabriela 

. Centro Municipal de Educação Infantil Elizabeth Gomes - Gabriela 

. Centro Municipal de Educação Infantil Antônio Carlos Machado - Feira VII 

. Escola Municipal Professora Luiza Carmo de Jesus - Alto do Rosário

. Escola de Tempo Integral Mãe da Providência do Instituto Maria da Galbusera - Mangabeira


Campeões mundiais conquistam torneio Internacional de Beach Tennis em Feira

 

Prefeitura recolheu 41 mil quilos de resíduos nos bairros atingidos pela chuva

 

A Prefeitura de Feira de Santana por meio da Secretaria de Serviços Públicos recolheu 41.790 quilos de resíduos oriundos das fortes chuvas que atingiram a cidade. A coleta ocorreu entre domingo (28) e a manhã desta segunda-feira (29).

De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Pública, João Marcelo Gomes, as equipes atendem ao chamado pela central Fala Feira 156. Os bairros Tomba, Baraúnas, Rua Nova, Gabriela e 35 BI já foram contemplados. Agora as atividades estão concentradas no Feira VII e Panorama.

"São oito equipes atuando na retirada de lixo. São 12 veículos, sendo nove caçambas e três caminhão baú. Mais duas máquinas retroescavadeira e uma pá carregadeira auxiliam no trabalho", explica João Marcelo Gomes. 

Roubo de fiação danifica semáforo no cruzamento das avenidas Presidente Dutra e João Durval

 

A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) substituiu na última sexta-feira (26) a fiação do semáforo no cruzamento das avenidas Presidente Dutra e João Durval. O equipamento teve fiação furtada. Agentes de trânsito fizeram a sinalização no local até a normalização do funcionamento.

De acordo com o chefe da Divisão de Sinalização e Equipamentos de Trânsito, Herval Borges, o furto ocorreu na madrugada da sexta-feira e foi percebido graças a central de monitoramento que é notificada por meio de um sistema de alarmes - permitindo uma rápida identificação dos locais que necessitam de reparos.


"Foram furtados dois cabos de 15 metros e ocorreu a queima de um módulo de potência, responsável pelo acionamento das lâmpadas. Esse tipo de furto, além de poder ocasionar em graves acidentes, causa danos ao patrimônio público", explica Herval Borges.

Secretaria de Saúde abre agendamento para zerar fila de espera de tomografia e ressonância

 

Pacientes que não atenderam ao chamado da Divisão de Assistência de Alta e Média Complexidade (DAMAC) em 2023 para realizar exames de tomografia e ressonância devem procurar o setor para fazer agendamento. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem como objetivo zerar a lista de espera.

A coordenadora do DAMAC, Vera Lucia Galindo, destaca que a iniciativa busca dar nova oportunidade a esses pacientes.

“Garantir o acesso à saúde é uma das nossas principais metas. Buscando isso, vamos dar outra oportunidade para que esses pacientes que não puderam comparecer, por alguma razão que não nos foi informada, possam realizar seus exames”, frisou.

Em 2023, quase 2.700 tomografias e 1.816 ressonâncias magnéticas foram efetuadas pela rede municipal de saúde. Março e maio foram os períodos com maior atendimento.

Foto: Ascom SMS 


Prefeito reúne Comitê de Crise para traçar recuperação dos danos causados após chuvas

 

Unidades de saúde não registraram atendimentos relacionados às chuvas

O prefeito Colbert Martins Filho reuniu nesta segunda-feira (29) o Comitê de Gerenciamento de Crise para acompanhar o andamento das atividades e definir estratégias de recuperação dos danos causados após chuvas torrenciais que atingiram o município.

Colbert Martins Filho destacou que as áreas mais afetadas foram as da região Sul, a exemplo do Tomba e Parque Panorama, além dos acessos aos distritos. Apesar disso, as unidades de saúde não registraram atendimentos relacionados às chuvas.

O encontro reuniu secretários, superintendentes e representantes de 16 pastas. Nesta segunda-feira (29), as equipes da SOMA se concentram na reposição de caixas de drenagem e limpeza de grelhas, conforme mapeamento da Defesa Civil e apontamento das equipes de vistoria. Ainda, oito equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão trabalhando na retirada do lixo e grandes resíduos.

Diante da previsão de chuvas na próxima quinta (31) e sexta-feira (1º), a Secretaria de Desenvolvimento Social está montando um planejamento, junto ao Comitê de Crise, com perspectiva acima do esperado. Ainda, vai solicitar o auxílio ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). 

Entre os serviços mais solicitados à pasta, alimentação, aluguel social e kit dormitório foram os mais requisitados.

“Temos as Casas de Passagem que estão com total ocupação, com capacidade para 100 pessoas, desde o final de semana. Estamos nos preparando para, caso seja necessário, utilizar as escolas municipais como abrigo. O Estado também disponibilizou as escolas para uso", afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito.

Algumas regiões atingidas pelas chuvas tiveram seus transtornos amenizados devido a implantação e manutenção em redes de drenagem ano passado, associou o superintendente de Operações e Manutenção, João Vianey.

"Foram intervenções robustas, problemas de microdrenagem que eram recorrentes e conseguimos fazer intervenções de sucesso com transtornos bem menores. Foram 13 equipes dedicadas à rede de drenagem, sendo sete com atividades de manutenção e limpeza, e mais seis empenhadas na implantação de redes novas", pontuou. 

Os locais contemplados com manutenções e implantação na rede de drenagem citados por Vianey são:

- Conjunto José Falcão (Humildes)
- Rua Cajueiro (Conceição)
- Rua Rio Itapemirim (Irmã Dulce)
- Sede do distrito de Bonfim de Feira
- Ruas Maravilha, Maraú e Caturama (Sto. Antônio dos Prazeres)
- Rua Roda de Fogo (Gabriela/ Homero Figueiredo)
- Rua Alto Santana (Gabriela)
- Estrada do Sem-Terra (Viveiros)
- Rua Ubiratan (Sto. Antônio dos Prazeres)
- Praça do Tomba (Rua Papa João XXIII)
- Conj. João Paulo
- Parque Ipê

Hospital Clériston Andrade passa a contar com nova 34 novos leitos

 


O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) passa a contar com uma nova enfermaria equipada com 34 leitos. A unidade faz parte do projeto de reforma, ampliação e modernização do HGCA, um compromisso do Governo do Estado com a melhoria contínua dos serviços hospitalares. A nova ala conta com 14 leitos de semi intensiva, destinados a pacientes que necessitam de cuidados mais intensivos, 10 especificamente projetados para atender casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outros 10 destinados à enfermaria. Todos os leitos foram estrategicamente planejados para proporcionar um ambiente acolhedor e funcional, com infraestrutura moderna.

Dra. Cristiana França, Diretora-geral do HGCA, expressou sua satisfação com a conclusão desta etapa do projeto, afirmando: "Os 34 novos leitos do Clériston representam um avanço significativo em nossa capacidade de atendimento, especialmente para pacientes vítimas de AVC. Estamos comprometidos em oferecer um ambiente moderno e equipado para garantir o melhor cuidado possível." As instalações foram concebidas para proporcionar conforto aos pacientes, em um ambiente climatizado e humanizado. 

A diretora agradeceu o compromisso do Governador Jerônimo Rodrigues e da Secretária de Saúde, Roberta Santana,  em fortalecer a infraestrutura hospitalar, e anunciou que novas etapas das obras já estão em andamento. “Com a transferência dos pacientes da antiga área para a nova enfermaria, as melhorias já estão sendo percebidas tanto por pacientes quanto por servidores. Esta é mais uma fase de um amplo projeto, que visa reformar e ampliar toda parte antiga da unidade. As obras continuam, impulsionadas pelo comprometimento com a excelência no cuidado aos pacientes”, concluiu.

Informaçõe e fotos Ascom HGCA

Transplante de árvores minimiza impactos ambientais na Noide Cerqueira e Ayrton Sena

 

As árvores removidas foram substituídas por três exemplares de Sibipiruna

Na manhã de sexta-feira, 26, três árvores da espécie Sibipiruna foram transplantadas para o canteiro central da Avenida Noide Cerqueira. A decisão foi tomada pelo Departamento de Áreas Verdes da Prefeitura Municipal de Feira de Santana após estudos que evidenciaram danos ambientais causados pela presença da espécie Nim, plantada na avenida por iniciativa popular.

O engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Áreas Verdes, João Falcão, destacou que a espécie Nim apresenta diversas características prejudiciais ao bioma urbano. Os locais onde essas árvores estavam plantadas já exibiam elevação do solo de pelo menos 30 cm devido ao crescimento desproporcional do sistema radicular, ocasionando acidentes com pedestres.

"Além disso, a espécie Nim é repelente, afastando os animais e prejudicando o desenvolvimento da fauna, impedindo, por exemplo, a construção de ninhos por pássaros. Isso representa uma quebra na cadeia ecológica", explicou Falcão.

As árvores removidas foram substituídas por três exemplares de Sibipiruna, uma espécie adequada para a arborização urbana. Essas mudas foram retiradas da Avenida Ayrton Sena, onde o crescimento desordenado do número de árvores plantadas exigia uma intervenção.

"A arborização de uma avenida deve ser planejada, especialmente em relação ao espaçamento entre as árvores, que deve ser de no mínimo 3 metros. Na Ayrton Sena, observamos menos de 2 metros entre árvores de grande porte, representando um risco para a população", enfatizou Falcão ao justificar a remoção das árvores dessa avenida.

O Departamento de Áreas Verdes planeja realizar outros transplantes na Avenida Noide Cerqueira, optando por diferentes espécies de árvores, como o Jacarandá Mimoso, conhecido pelo seu valor ornamental.

Foto: Jorge Magalhães 

Bahia vence o Bahia de Feira por 2x0

 

domingo, 28 de janeiro de 2024

Prefeitura realiza mutirão para retirada de resíduos após as chuvas

 

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), está intensificando o recolhimento de resíduos oriundos das fortes chuvas que atingiram a cidade entre sexta-feira (26) e sábado (27). O volume registrado foi de 145mm em menos de 24h - índice raro que ocorre historicamente a cada 50 anos no município. 

O trabalho será realizado em todas as regiões da cidade. O secretário de Serviços Públicos, Eli Ribeiro, pede a colaboração da população no sentido de respeitar os dias de coleta de lixo em cada localidade. "Observamos que existem muitos casos em que as pessoas deixam o lixo na porta de casa para coleta, mesmo em dias que não ocorrem esse serviço. Ocorre que em períodos de fortes chuvas esse lixo é levado pelas águas em locais onde há alagamentos, o que acaba agravando a situação", salienta. 



Comitê de Crise apresenta balanço; índice histórico indica volume de chuva raro a cada 50 anos

 

Reunião de avaliação realizada na manhã deste domingo

O Comitê de Gerenciamento de Crise se reuniu na manhã deste domingo (28) para realizar uma avaliação do plano de ação executado para amenizar os efeitos das chuvas torrenciais que atingiram o município desde a tarde de sexta-feira (26). O encontro aconteceu no gabinete do prefeito, no Paço Municipal Maria Quitéria, e também teve a participação de representantes do Corpo de Bombeiros. Em um período de menos de 24h, Feira de Santana registrou 145 mm de chuvas - conforme índices históricos, este volume de precipitação dentro deste intervalo de tempo ocorre no município a cada 50 anos.

Participaram da reunião representantes de 11 secretarias municipais. O encontro foi conduzido pelo secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito. Ele relatou que as ações de sua pasta se concentraram na oferta de vagas nos abrigos e aquisição de passagens para pessoas em situação de rua oriundas de outras cidades. "Algumas dessas pessoas com problemas de fala de documentação, o que dificulta o embarque, mas estamos providenciando solucionar para dar agilidade e inclusive abrir vagas nos abrigos", salientou.

O superintendente municipal de Operações e Manutenção, João Vianey, observou que a SOMA implementou medidas preventivas, como manutenção nas redes de macrodrenagem e microdrenagem e monitoramento de pontos críticos desde terça-feira, quando foi iniciado o período chuvoso. "Intensificando-se com o pico de chuva na sexta-feira. Operações extraordinárias foram realizadas, incluindo monitoramento noturno da cidade", pontuou.

Ele ressalta que problemas localizados foram identificados, como erosões em diversos distritos e ocorrências recorrentes em pontos críticos urbanos. "Os bairros e distritos mais atingidos foram mapeados, problemas em regiões como o distrito de Maria Quitéria, Humildes, na zona urbana a lagoa do Chico Maia, no bairro Parque Ipê, localidades como a Rua Jandaia, Portuguesa de Desportos, bairros Conceição, Santo Antônio dos Prazeres, Rua Nova e Calumbi. A equipe está avaliando o impacto das chuvas, incluindo uma ocorrência mais complexa na região do conjunto Feira VII, zona sul da cidade, que exigirá um estudo específico", apontou Vianey.

O secretário de Serviços Públicos, Eli Ribeiro, observou que as principais demandas foram referentes a quedas de árvores. "Felizmente, nenhum caso com gravidade em relação a acidentes envolvendo pessoas. As equipes estão em campo e seguindo o cronograma para atender a todas as ocorrências", pontuou. A secretária de Saúde, Cristiane Campos, informou que não houve aumento considerável nas demandas de UPAS e policlínicas municipais por conta de alagamentos ou acidentes em decorrência das chuvas.

O superintendente de Trânsito, Cleudson Almeida, salientou que desde a tarde de sexta-feira as equipes de agentes de trânsito estão de prontidão, bem como os técnicos que atuam na manutenção de semáforos. "Não registramos problemas relacionados ao trânsito no centro da cidade", ressaltou.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Adriano Bertolino, revelou que em decorrência das chuvas em Feira de Santana, o órgão realizou seis atendimentos desde o início da semana, sendo quatro somente neste sábado. "Essas ocorrências envolveram alagamentos nos bairros Tomba, Baraúnas e Mangabeira, afetando pessoas, especialmente idosos ou cidadãos com problemas de saúde", declarou.

A coordenadora municipal da Defesa Civil, Ana Karolinna Rebouças, informou que os maiores problemas foram relacionados a alagamentos, sem registros de pontos de deslizamentos no município. "A gente vem orientando as pessoas a deixarem suas residências, onde há alagamentos, para evitar contaminação ou acidentes com rede elétrica. Em algumas situações há resistência por parte dos cidadãos em deixar os imóveis, mas estamos atuando no sentido de garantir a segurança de todos", destacou.

Também participaram da reunião do Comitê de Crise os secretários municipais: Wilson Falcão (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico), Eliene Cerqueira (Habitação), Moacir Lima (Prevenção à Violência), Carlos Brito (Planejamento), Renata Maia (Comunicação Social), além de Luiz Carlos Santana, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos.


 Fotos; Ordachson Gonçalves