Submarino

FEIRA PELA ALFABETIZAÇÃO

FEIRA PELA ALFABETIZAÇÃO
FEIRA PELA ALFABETIZAÇÃO

sábado, 20 de janeiro de 2024

Prefeitura de Feira participa de Blitz Educativa contra importunação sexual no trânsito

 

Ação do Detran/Ba teve o apoio de agentes de trânsito da SMT

Prepostos da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) participaram na manhã de hoje (19) da Blitz Educativa promovida pelo Detran/Ba voltada para a conscientização de motoristas, passageiros e pedestres sobre a importunação sexual no trânsito.

A ação de panfletagem ocorreu na avenida João Durval Carneiro, em frente ao Boulevard Shopping - outras avenidas da cidade também receberão as blitze. O objetivo da campanha é promover a conscientização e educação sobre importunação sexual e violência contra a mulher no trânsito, chamando a atenção para os diversos casos que ocorrem no transporte público, em carros de aplicativo e nas ruas. 
"Ações como esta receberão toda a atenção e prioridade do Governo Municipal através do Núcleo de Educação para o Trânsito, pois trata-se de um tema relevante na sociedade", afirmou Cleudson Almeida, superintendente de Trânsito.

O crime de importunação sexual está previsto no Código Penal desde 2018. Segundo a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, advogada Esmeralda Halana, a importunação sexual é definida como a violação do corpo da mulher, como puxões de cabelo, tapas e 'encoxadas', principalmente no transporte público.
"Nós queremos conscientizar os motoristas e transeuntes para que casos como esse não ocorram mais", destaca Esmeralda Halana. Ela alerta que a denúncia em Delegacias Especializadas da Mulher é a porta de acesso às vítimas em busca de proteção e punição aos agressores.

O secretário de Mobilidade Urbana Sérgio Carneiro pontua que todos os gêneros podem caminhar em uma só direção. "Precisamos buscar juntos uma sociedade justa e igualitária. O prefeito Colbert Filho tem defendido a importância de dar mais espaços e oportunidades para as mulheres na sociedade". 
Em 2021 o gestor público feirense criou a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres, órgão da administração municipal com a finalidade de coordenar o Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em situação de violência e propor medidas para o combate a todas as formas de discriminação contra a mulher.

A motociclista Priscila Novaes elogiou a realização da blitz. "Essa blitz educativa é muito importante para nós mulheres, para nossa proteção e também para a consciência da sociedade. Precisamos que toda a sociedade participe também", elogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário