Rastrear e identificar as grávidas que possuem riscos de desenvolver doenças infectocontagiosas
Nesta terça-feira (30), enfermeiros que atuam nas unidades de atenção primária participaram de capacitação sobre triagem pré-natal para monitoramento da saúde da gestante e do feto. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Instituto de Saúde e Ação Social (Isas), ocorreu no auditório Dr. João Batista Cerqueira.
Segundo a coordenadora da atenção primária, Helen Costa, a triagem tem como objetivo rastrear e identificar as grávidas que possuem riscos de desenvolver doenças infectocontagiosas. Além de garantir uma assistência eficaz, os exames feitos durante o pré-natal também auxiliam na prevenção de malformações e danos que possam ser gerados ao bebê.
“A coleta do exame será feita na unidade e enviada para o laboratório que entregará o resultado em seis dias úteis. A mudança traz agilidade ao atendimento, porque antes, com o laboratório antigo, o tempo de entrega era de 30 dias. Serão feitos oito exames: citomegalovírus (IGM e IGG), toxoplasmose (IGM e IGG), HTLV, eletroforese hemoglobina, T-SHIRT e T4” explicou.
“Testagem para sífilis, HIV e hepatite podem ser feitas na própria unidade. Quando é tirado esses exames da oferta do laboratório para incluir outros que só podem ser feitos nesse local, temos a possibilidade de fazer um diagnóstico melhor e mais completo”, argumentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário