Cerca de 60% são moradoras de municípios circunvizinhos
A Casa da Puérpera do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) acolheu mais de 294 mães em 2023. A unidade é mantida pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Hospitalar há 12 anos - custeada com recursos municipais.
A instituição é destinada às mulheres que pariram no Hospital da Mulher e aguardam a alta dos bebê internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) ou Unidade de Cuidados Internediarios Neonatal ( UCINCO). Grande parte do internamento dos recém-nascidos é motivada por prematuridade, por este fator a permanência das mães na Casa da Puérpera é proporcional à dos seus filhos, o que pode levar meses.
De acordo com a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, cerca de 60% das mães hospedadas na unidade são moradoras de municípios circunvizinhos.
"A Casa da Puérpera oferece um importante acolhimento principalmente para as mães que moram distante do hospital. Isso evita o deslocamento e permite que ela acompanhe a evolução do seu bebê até o momento da alta hospitalar", explica.
Além do alojamento, elas recebem três refeições principais e dois lanches por dia. Participam de oficinas de artesanato e rodas de conversa com equipe de enfermagem e psicologia.
Para ficar ainda mais aconchegante, o Governo Municipal promoveu em 2022 uma reforma nas suas instalações, ampliando de 8 para 14 leitos em quartos climatizados. A unidade é composta ainda por cozinha, lavanderia, área de convivência e jardim, "proporcionando assim uma estadia baseada no acolhimento para estas mulheres", declarou Gilberte Lucas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário