Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Associação de Floristas é contemplada pelo Feira Produtiva



Feira Produtiva
A Associação Comunitária dos Floristas de Feira de Santana, que funciona no bairro Tomba, recebeu na tarde desta terça-feira, 17, do programa Feira Produtiva, equipamentos para a construção de uma estufa no local. A estrutura será utilizada com o objetivo de proteger as pequenas mudas que sofrem com o calor da época. Mudas de alecrim, arruda, maracujá, são alguns dos exemplos de produtos que estarão sob proteção da ferramenta.

Nesta primeira etapa, 60 ripas de maçaranduba e 150 de madeira agreste foram entregues à Associação. Outros itens necessários para a construção da estufa como a bomba, os canos, telas, entre outros, encontram-se com um processo de licitação ainda aberto. Assim que forem aprovados, os itens serão destinados ao local para dar-se início às próximas fases.

A presidente da Associação, Simone Borges, afirma que a construção dessa estufa será algo que irá ajudar mais ainda essas comunidades. “Muitas das nossas mudas eram jogadas fora por conta da seca e agora poderemos recuperá-las”, afirmou.

A Associação dos Floristas já existe há 5 anos e é iniciativa de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, a de Desenvolvimento Social, atráves do Programa Feira Produtiva e das empresa Belgo Bekaert e Coelba. Ela está situada no que era antes um terreno abandonado. Hoje, ela fornece apoio a diversos agricultores e floristas de várias comunidades do município.
 
Tem como função servir de fonte de reabastecimento para essas pessoas em períodos de grandes perdas por conta da seca e também como uma fonte de economia, já que elas podem colher lá ramas de verduras, por exemplo, que teriam que comprar. E não apenas verduras. Muitos dos floristas também plantam e colhem lá as gérberas, tangos, ásteres brancos, angélicas, entre muitas outras, que vendem em seus estabelecimentos.

O agricultor Francisco de Jesus Rodrigues, conhecido como Dinho do Caroá, afirma que a Associação desempenha um papel muito importante ajudando as comunidades. “Há algum tempo, houve grande perda batatas doces roxas e brancas do povoado de Galhardo por conta da seca, e as que ramas que estavam sendo mantidas na Associação foram doadas para os agricultores de lá. Tem muita gente de Humildes vindo pegar semente de couve seco aqui também”, enfatizou Dinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário