Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Secretaria de Saúde recebeu mil doses de BCG e esquema de vacinação continua



Vacina BGC
 A Secretaria de Saúde de Feira de Santana recebeu, nesta sexta-feira, 13, mais mil doses da vacina BGC, que deve ser aplicada em recém-nascido para protege-lo contra a tuberculose. Mesmo assim, a quantidade enviada pelo NRS (Núcleo Regional de Saúde, antiga 2ª Dires), está muito aquém dos repasses anteriores, que passavam de três mil doses.
 A quantidade de vacina, na opinião da chefe da Vigilância Epidemiológica, Francisca Lúcia Oliveira, ameniza, mas não resolve, o problema da falta do imunizante no município, que registra alta demanda do produto.
 
 Para que a vacina seja totalmente aproveitada, a Viep determinou a regionalização da sua aplicação. “Cada frasco tem dez doses, que devem ser aplicadas no prazo de seis horas, a partir da primeira”, disse.
 
 O imunizante está à disposição nas UBSs do Cassa (às segundas e quartas-feiras), no Caseb (às quartas e sextas-feiras), Rua Nova (às terças e quintas-feiras), Serraria Brasil (terças e quintas-feiras) e na Mangabeira (segundas e sextas-feiras).
 
 A causa que levou ao desabastecimento, disse, foi informada pelo Ministério da Saúde. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Epidemiológica) determinou a suspensão da fabricação do imunizante.
 
A vacina era produzida pelo Instituto Ataulpho Paiva, no Rio de Janeiro. “O Ministério da Saúde está tentando comprar o produto no mercado internacional”, explica Francisca Lúcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário