O prazo de 60 dias
determinado pelo juiz Wagner Mota, titular da 1ª Vara Federal de Feira de
Santana, para a ViaBahia realizar os trabalhos iniciais de recuperação da BR 324
venceu na última quarta-feira (24/01), mas os problemas continuam.
A convite do deputado
estadual Carlos Geilson (PTN), os engenheiros civis Areobaldo Oliveira e
Gerinaldo Costa percorreram a rodovia na manhã desta quinta-feira (26) e
identificaram muitas irregularidades nas pistas, a exemplo de fissuras, falta
de acostamento e má qualidade nos serviços.
Areobaldo Oliveira, especialista em Geotécnica e Pavimentação, afirma que a rodovia ainda está muito irregular, devido aos remendos feitos, e não oferece conforto para o motorista. “A termo de segurança melhorou, mas o resultado não é compatível com as normas internacionais de privatização. Eles atacaram pontos críticos e onde acharam que dava para aguentar deixaram. Há trechos bastante desgastados que precisam de intervenção localizada e ainda falta muito acostamento a ser concluído”, frisou.
Para Gerinaldo Costa, o lamentável é que as condições razoáveis que a BR apresenta agora não devem perdurar muito. Ele afirma que o problema da 324 é estrutural, já que foi projetada para um volume de veículos muito inferior ao atual. “A parte inferior do pavimento precisa ser reestudada, testada e a maioria reconstruída com pavimento de qualidade, para que deforme e volte ao normal e não que rompa como vimos em várias partes. Do jeito que está serão necessários reparos constantes, o que nos preocupa, porque o ideal seria que pudéssemos ter um longo período com a pista sem conserto e pelo visto o período não será tão longo assim”, acrescentou.
O deputado Carlos Geilson, que acompanhou a inspeção dos engenheiros, diz que o objetivo do convite foi observar os avanços e chamar atenção sobre as deficiências no serviço. “A pista está melhor, mas muito aquém do esperado para ser pedagiada. As melhorias feitas, segundo os engenheiros são meramentes paleativas. A preocupação principal é que os problemas retornem nos períodos de chuvas. Por isso, vamos continuar chamando atenção do Governo para que a ANTT intensifique a fiscalização junto a ViaBahia, para que tenhamos rodovias de qualidade”, destaca.
Até sábado (28), a ViaBahia deve enviar relatório para a Justiça sobre cumprimento da ordem. Segundo a Assessoria de Comunicação da concessionária, todas as obras exigidas pela Justiça Federal foram cumpridas e até outubro de 2012 serão finalizados os 280km prioritários das BRs 324 e 116-Sul. Em 2014, também de acordo com a assessoria, todas as obras serão finalizadas.
Areobaldo Oliveira, especialista em Geotécnica e Pavimentação, afirma que a rodovia ainda está muito irregular, devido aos remendos feitos, e não oferece conforto para o motorista. “A termo de segurança melhorou, mas o resultado não é compatível com as normas internacionais de privatização. Eles atacaram pontos críticos e onde acharam que dava para aguentar deixaram. Há trechos bastante desgastados que precisam de intervenção localizada e ainda falta muito acostamento a ser concluído”, frisou.
Para Gerinaldo Costa, o lamentável é que as condições razoáveis que a BR apresenta agora não devem perdurar muito. Ele afirma que o problema da 324 é estrutural, já que foi projetada para um volume de veículos muito inferior ao atual. “A parte inferior do pavimento precisa ser reestudada, testada e a maioria reconstruída com pavimento de qualidade, para que deforme e volte ao normal e não que rompa como vimos em várias partes. Do jeito que está serão necessários reparos constantes, o que nos preocupa, porque o ideal seria que pudéssemos ter um longo período com a pista sem conserto e pelo visto o período não será tão longo assim”, acrescentou.
O deputado Carlos Geilson, que acompanhou a inspeção dos engenheiros, diz que o objetivo do convite foi observar os avanços e chamar atenção sobre as deficiências no serviço. “A pista está melhor, mas muito aquém do esperado para ser pedagiada. As melhorias feitas, segundo os engenheiros são meramentes paleativas. A preocupação principal é que os problemas retornem nos períodos de chuvas. Por isso, vamos continuar chamando atenção do Governo para que a ANTT intensifique a fiscalização junto a ViaBahia, para que tenhamos rodovias de qualidade”, destaca.
Até sábado (28), a ViaBahia deve enviar relatório para a Justiça sobre cumprimento da ordem. Segundo a Assessoria de Comunicação da concessionária, todas as obras exigidas pela Justiça Federal foram cumpridas e até outubro de 2012 serão finalizados os 280km prioritários das BRs 324 e 116-Sul. Em 2014, também de acordo com a assessoria, todas as obras serão finalizadas.
Orisa Gomes Assessoria do
Deputado Carlos Geilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário