Com o
salão de eventos da Euterpe Feirense lotado por vendedores ambulantes, na noite
desta terça-feira (25/02), o prefeito José Ronaldo de Carvalho, juntamente com
o secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos
Borges Júnior, apresentou o projeto do shopping popular, proposta para abrigar
os camelôs. A reação foi unânime e imediata: aplausos aprovando a idéia do
governo municipal, que tem como objetivo requalificar o centro comercial sem
prejudicar os representantes do comércio informal.
O projeto
arquitetônico foi apresentado em um telão, com o prefeito explicando nos
mínimos detalhes como vai funcionar o shopping popular, que terá toda estrutura
de um centro de compras convencional. O projeto, com 30 mil metros quadrados de
área construída, na rua Olímpio Vital, em espaço suficiente para abrigar os
camelôs que trabalham no centro da cidade, proporcionando conforto e dignidade
no desempenho de suas atividades.
O
empreendimento é a resposta do Governo Municipal, através do diálogo entre os
diversos segmentos envolvidos, visando a melhoria e requalificação do centro
comercial. Esta é a maior ação do projeto Pacto da Feira, que completa um ano.
A construção envolverá receberá investimentos em torno de R$ 30 milhões
por intermédio de Parceria Público Privada (PPP).
“É um
projeto grandioso e revolucionário”, como observou o prefeito José Ronaldo de
Carvalho durante o evento, que contou com a presença do empresário Elias
Tergilene, da rede UAI – Unidade de Ambulantes Integrados, responsável pela
construção de empreendimentos semelhantes em outras cidades brasileiras. “É um
dos mais bonitos do país, projeto de primeiro mundo para vocês se orgulharem”,
entusiasmou-se o prefeito.
José
Ronaldo observou que as mudanças, geralmente, vêm acompanhadas da insegurança.
Contudo, tranqüilizou os comerciantes para que acreditem nos investimentos que
serão feitos para garantir a infraestrutura necessária para atrair clientes e
eles possam trabalhar sem prejuízos. A reação deles foi de confiança completa e
convicção.
O
empresário Elias Tergilene, ex-camelô do estado de Minas Gerais, agora dono da
Rede UAI, reforçou que esse será um empreendimento para atender clientes de
Feira de Santana e de cidades vizinhas. “É um projeto para o camelô se
transformar num grande empreendedor, o empresário do futuro. Camelô é quem tem
talento para vender e vocês vão encontrar no shopping popular a forma de ganhar
dinheiro. Acreditem”, reforçou.
O
shopping popular vai dispor de 1.800 boxes, distribuídos em três pisos, escadas
rolantes, ampla área de circulação, serviços de estacionamento, praça de
alimentação, segurança, agência bancária e entretenimento. “É um espaço para
geração de emprego e renda, além de oportunizar a estabilidade econômica”,
completou Tergilene.
Ainda
estiveram presentes, os secretários de Planejamento, Carlos Brito, de Governo,
Paulo Aquino, e Comunicação Social, Valdomiro Silva, e o deputado estadual
Carlos Geilson. O presidente da Associação dos Comerciantes do Feiraguai,
Nelson Dias, e o presidente da Associação dos Camelôs, Robson Leite, e gerente
regional do Sebrae, Izailton Reis, o diretor do Sindicato dos Camelôs, Emerson
Mascarenhas também acompanharam as explicações.
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