O projeto Feira Produtiva está realizando capacitação sobre microfinanças. As oficinas de orientação, a cargo de técnicos do Sebrae, especialmente convidados para esta finalidade, estão sendo ministradas no espaço cultural da Igreja do Avivamento Bíblico na avenida Senhor dos Passos.
“Podem e devem participar todas as pessoa que integram os grupos assistidos e acompanhados de perto pelo Feira Produtiva”, explica Mayana Cardoso Silva, uma das coordenadoras do trabalho.
O objetivo, segundo ela, é familiarizar os empreendedores com os mecanismos usados no programa para o desenvolvimento da economia solidária. Trata-se de alternativas para a obtenção de financiamentos, sem a necessidade do interessado correr riscos recorrendo ao mercado financeiro convencional.
“No sistema de microfinanças solidária, adotado no projeto, a captação de recursos, por exemplo, pode ser feita pagando juros mais baixos em relação as taxas de mercado”, lembra Mayana. No caso de empréstimos uma das recomendações é o adquirente aplicar os recursos na atividade produtiva e assim garantir o retorno, o capital de giro e capacidade de pagamento.
“A destinação correta dos recursos em dinheiro é determinante para o sucesso do negócio”, garantem os técnicos do projeto.
Os mecanismos de apoio aos empreendedores do Feira Produtiva, são o banco comunitário, a moeda social e os fundos rotativos solidários, entre outros importantes instrumentos de apoio financeiro para o desenvolvimento da economia solidária.
Altair Santos, que é florista, aderiu a ideia e diz estar seguro quanto a obtenção de bons resultados. “A parte financeira é sempre a mais complicada para gerir bem o negócio. Essa ajuda do Feira Produtiva e do pessoal do Sebrae está vindo em boa hora”, pontuou Santos.
As oficinas devem durar até o próximo mês de setembro, abrangendo todas as associações do Feira Produtiva na sede e no interior do município.
EXECUÇÃO
O Projeto Feira Produtiva é executado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento de Ação Social - SEDESO, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SETTDEC e a Secretaria da Agricultura – SEAGRI, com recursos financeiros Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário