Pelo quarto ano consecutivo, as merendeiras das escolas municipais de Feira de Santana participam de capacitação voltada para a criatividade no preparo dos pratos, higiene e cuidados de armazenamento dos alimentos. Em 2015, a formação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, aconteceu em parceria com o instituto Tomie Ohtake, já em 2016, a capacitação que vai até esta quinta-feira, 16, acontece em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Com aulas práticas e teóricas, a capacitação é oferecida pelos estudantes do curso de Engenharia de Alimentos, pelas nutricionistas da Seduc e por uma formadora muito especial, a merendeira do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Eduarda Oliveira França, Jorgeana dos Santos Reis.
“Eu já participei de três formações e para mim é um prazer enorme compartilhar com as minhas colegas tudo que sei. Aprendi a cozinhar desde os oito anos com a minha avó e nunca mais parei. Se a gente fizer o melhor para as crianças, elas serão também pessoas melhores”, explica Jorgeana Reis, conhecida como Gabi.
Com 120 participantes, o conteúdo da capacitação aborda aspectos variados da preparação dos alimentos, como as boas práticas de manipulação dos itens; responsabilidades da merendeira; recebimento de materiais; doenças transmitidas por alimentos; higiene pessoal, dos alimentos, dos equipamentos e utensílios, higiene da cozinha e despensa; preocupação com armazenamento, etc.
A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, esteve na manhã desta quinta-feira na UEFS e conferiu de perto as aulas. “As merendeiras são também educadoras, uma vez que elas atuam diretamente com os estudantes e ensinam, sobretudo, a terem uma alimentação saudável. Formações como está são importantes porque, além de valorizá-las, ajudam no trabalho diário de cada uma e oferecem novas ferramentas para a rotina de preparação dos alimentos”, afirma a secretária, Jayana Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário