Banda Sinfônica
|
O NEOJIBA foi criado em 2007 pelo Governo da Bahia. Ele tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O programa beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia.
Os jovens que fazem parte do programa se apresentam em locais cedidos mediante acordo entre as partes e dessa vez, o local contemplado foi a Biblioteca Municipal. Na ocasião, os músicos que vêm de muitas cidades como Cachoeira, Santo Amaro, Serrinha e Santo Estevão, proporcionaram um encontro entre duas culturas: a leitura e a música. Sua apresentação não deixou margem para queixas. Tocaram músicas de variados ritmos e gostos através dos mais diversos instrumentos, dentre eles os tradicionais trombone, clarinete, flauta, saxofone, aos mais exóticos como fagote e oboé.
No ano em que se comemora os 100 anos do samba, proporcionaram uma viagem ainda mais completa, passando pelo maxixe, ritmo que antecedeu o mais tradicional ritmo brasileiro, e chegando ao maior compositor brasileiro: o baianíssimo Dorival Caymmi. Numa demonstração de pura habilidade, os jovens tocaram juntos e até separados, mas nunca dessincronizados. E a Ana Mara ainda teve a chance de sair da plateia para virar regente da orquestra por alguns minutos.
Joedson Cezar é instrutor de sopro do Núcleo Antônio Gasparini e hoje foi o regente da apresentação. Ele acompanha os jovens desde o início da orquestra, em agosto de 2014. “Eu sou de filarmônica. Tem muita gente vem delas, de igreja, de fanfarra. A gente tem essa integração. São pessoas de vários locais, e a gente mantém sempre um clima amigo. O resultado está sendo cada vez melhor”, afirmou Joedson.
A diretora da Biblioteca Municipal, Telma Melo, afirmou que todo tipo de cultura é sempre bem-vinda na biblioteca. “Este é um lugar que envolve muita coisa: literatura, poesia, peças teatrais. Tudo isso é cultura. Eu sempre procuro trazer todos os segmentos culturais para a Biblioteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário